Passou aqui do lado: conheça de perto o asteroide 2014 JO25

imagem do asteroide 2014 JO25 que passou próximo da Terra
Imagens detalhadas revelam que ele era ainda maior do que se pensava

Quem se lembra do asteroide 2014 JO25, que fez sua máxima aproximação com a Terra em 19 de abril de 2017?

Pois bem. A NASA não perdeu a chance de conhecê-lo bem de perto, nos mostrando detalhes fantásticos dessa enorme rocha espacial, e revelando um formato bastante familiar...

O asteroide 2014 JO25 passou a 1,8 milhão de quilômetros da Terra (cerca de 4,6 vezes a distância da Lua) no dia 19 de abril de 2017. Essa foi a maior aproximação de um asteroide maior do que 600 metros desde a aproximação de 4179 Toutatis, um asteroide com quase 8 quilômetros de largura que passou a quatro distâncias lunares da Terra em setembro de 2004. Essa também foi a maior aproximação do asteroide 2014 JO25 com a Terra dos últimos 400 anos.

asteroide 2014 JO25 em detalhes - rotação
Uma série de 30 imagens mostram a rotação do asteroide 2014 JO25.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / GSSR

E como foi dito, a máxima aproximação do asteroide forneceu uma grande oportunidade a diversos telescópios profissionais e amadores de registrar sua breve passagem no céu noturno. É emocionante pensar que agora, essa rocha espacial já está bem distante, rumo ao Sistema Solar exterior.


A NASA também aproveitou para monitorar o asteroide com os observatórios de Goldstone e do Arecibo, tornando possível desvendar sua trajetória nos próximos três anos com um alto grau de precisão, o que é algo raro se considerarmos cerca de 16.000 asteroides próximos da Terra que conhecemos atualmente. As imagens de radar também identificaram que uma rotação do asteroide leva 4,5 horas.




Anteriormente, observações feitas pelo NEOWISE sugeriram que a taxa de refletividade (albedo) do asteroide era aproximadamente duas vezes maior do que a da Lua. Com base nesse albedo, os astrônomos estimaram um diâmetro de 650 metros.


De fato, o asteroide tem cerca de 600 metros de diâmetro em seu eixo mais curto, porém, a parte mais longa do asteroide 2014 JO25 tem exatamente 1 quilômetro de diâmetro - um tamanho bem maior do que o esperado. Apesar do asteroide 2014 JO25 ter passado a uma distância segura, e não representar uma ameaça para a Terra num futuro próximo, essa análise de tamanho do asteroide pode servir como um alerta para as próximas medições...


Detalhes do asteroide 2014 JO25

Através do espectrógrafo instalado no telescópio de 3 metros em Mauna Kea, no Havaí, a NASA pôde estudar as características de absorção do asteroide, e descobriu que 2014 JO25 é um asteroide "rochoso" do tipo S, similar ao asteroide 25143 Itokawa, que foi visitado pela sonda japonesa Hayabusa.




O asteroide tem uma aparência de um "binário de contato", o que foi uma grande surpresa aos pesquisadores, pois se parece bastante com o formato do famoso cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, visitado pela sonda Rosetta recentemente. O cometa 67P/C-G é quatro vezes maior do que o asteroide 2014 JO25, mas sua similaridade, aliada a quantidade de objetos encontrados com esse mesmo formato (como o cometa 45P/HMP, e tantos outros), fez com que os cientistas ficassem com a pulga atrás da orelha. Será que esse estranho formato de "patinho de borracha" é tão comum no Sistema Solar?

Cometa 67P-C-G
O famoso cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko registrado pela sonda Rosetta,
da Agência Espacial Europeia (ESA) em julho de 2015.
Créditos: ESA / Rosetta

Existem algumas teorias que poderiam explicar o formato peculiar dos binários de contato. Uma delas diz que eles se formam após colisões entre dois objetos em baixa velocidade - talvez sejam um exemplo de como ocorrem as formações dos planetas. Outra teoria diz que a região central desses objetos poderia ser distorcida após a uma grande aproximação com um planeta. De fato, 2014 JO25 já passou muito próximo da Terra e também de Mercúrio.




Pois é... esses meros e ínfimos pontos brilhantes no céu, começam agora a ganhar forma e detalhes reais para exploração. Futuras missões à asteroides, como Hayabusa 2 (que deve chegar ao asteroide 162173 Ryugu em julho de 2018), OSIRIS REx (com destino ao asteroide Bennu), e as missões Lucy e Psyche (que devem ser lançadas em 2021 e 2023) irão desvendar ainda mais detalhes e curiosidades dessas enormes rochas espaciais - um novo mundo de possibilidades poderá ser revelado!


Imagens: (capa-NASA/divulgação) / NASA / JPL-Caltech / GSSR / ESA / Rosetta
12/05/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Hum... e eu nem sabendo, esperando o feriado de tiradentes.Ainda bem que passou longe. Um salve aos cientistas e astrônomos que se dedicam a isto.

    ResponderExcluir