AO VIVO: Máxima aproximação e oposição de Saturno (reprise)

Saturno - máxima aproximação e oposição
Que tal aproveitar o feriadão pra observar Saturno em seu ponto mais próximo com a Terra?

Nessa quinta-feira, 15 de junho, o majestoso planeta Saturno - um dos planetas mais fascinantes do Sistema Solar - estará em oposição, ou seja, oposto ao Sol, o que significa que ele nasce exatamente quando o Sol se põe, e permanece no céu durante toda a noite até o amanhecer. E é nesse momento que Saturno faz sua máxima aproximação com a Terra (perigeu) em 2017!

Saturno é facilmente visível a olho nu, mas se observado através de telescópios, é um verdadeiro espetáculo! E pra você não perder esse momento único, teremos aqui em nosso site uma transmissão ao vivo com imagens em tempo real de Saturno, feitas através de telescópios controlados remotamente. Essa transmissão ao vivo é uma cortesia do Observatório Slooh, que tem o site Galeria do Meteorito como seu parceiro exclusivo no Brasil.


Transmissão ao vivo - Saturno na máxima aproximação com a Terra e oposição (reprise)

A transmissão ao vivo de Saturno durante sua máxima aproximação e oposição ocorreu com sucesso. Não perca a chance de observá-lo do quintal de sua casa, através de telescópios ou até mesmo de binóculos!

A reprise da transmissão ao vivo já está disponível logo abaixo:

Curta nossa página no Facebook
e fique sabendo sobre tudo que acontece
no céu e no espaço!



A transmissão ao vivo terá narração (em inglês) dos astrônomos Bob Berman e Paul Cox. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.

Não se esqueça de chamar seus amigos e familiares, afinal, as belezas do Universo são ainda mais especiais quando compartilhadas com aqueles que amamos!



Como observar Saturno no céu?

Durante sua oposição, Saturno percorre o céu noturno de leste a oeste, e estará presente no firmamento enquanto o céu estiver escuro. Por volta da meia-noite ele atinge seu ponto mais alto no céu, e se observado a olho nu, é facilmente confundido com uma estrela amarelada de brilho intenso.




Portanto, no início da noite, Saturno estará à leste; por volta da meia-noite, ele estará bem no alto do céu; já durante a madrugada, antes do amanhecer, saturno estará na região oeste do céu.

Saturno no céu em 15 de junho de 2017 - oposição e perigeu
Posição de Saturno no céu noturno em 15 de junho de 2017 às 18h30, logo após o pôr do Sol.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar

Veja que assim que o Sol se pôr, Saturno nascerá à leste e a estrela Antares com a constelação de Escorpião estará bem acima. Após a meia-noite, Saturno é que estará acima de Escorpião. Atualmente, Saturno está na constelação de Ophiucus.

Ao observarmos Saturno através de telescópios, veremos seus espetaculares anéis com a maior nitidez possível, graças ao efeito Seeliger, também conhecido como "efeito de oposição". Os anéis de Saturno projetam uma sombra no planeta, mas durante a oposição, essa sombra diminui, já que a luz do Sol fica mais direta. Por conta desse efeito, Saturno ganha nitidez e se torna muito mais brilhante.


Saturno atinge a oposição com relação à Terra a cada 378 dias, e leva 29.5 anos para completar uma volta ao redor do Sol. No momento, Saturno está a sul do equador celeste, e assim permanecerá até 2026, ou seja, o hemisfério sul terá quase uma década de privilégio para observar o planeta Saturno, que ganha muito mais altura no céu. Isso não significa que no hemisfério norte ele não poderá ser observado, mas sim que, lá na América do Norte e na Europa, por exemplo, Saturno não ganhará uma altura considerável no céu noturno.




Durante a oposição dessa quinta-feira, Saturno chegará a 9,04 UA da Terra (1 Unidade Astronômica é equivalente a distância média entre a Terra e o Sol), atingindo um brilho intenso de magnitude aparente de apenas 0,2.

Exatamente às 23h00 plo horário Brasília, Saturno estará a nordeste, bem alto no céu, e se você observá-lo através de telescópio, irá vê-lo com esse posicionamento:

Saturno - posição e configuração no dia 15 de junho de 2017 às 23h00 BRT
Posição e configuração de Saturno no dia 15 de junho de 2017 às 23h00 BRT.
Créditos: STELLARIUM         /         Clique na imagem para ampliar

Repare que a inclinação dos anéis de Saturno está perfeita para observações. Em 2009, seus anéis estavam de perfil (quase invisíveis). Neste momento, a inclinação dos anéis de Saturno está em 26 graus, mas em outubro eles atingirão a inclinação máxima a partir da perspectiva da Terra, chegando a 27 graus.




Portanto, não deixe de observar Saturno aqui em nosso site e se possível, através de telescópios ou até mesmo com binóculos, no quintal de sua casa! Trata-se do melhor momento para apreciar o magnífico Senhor dos Anéis, e conferir detalhes que só nessa época podem ser observados!

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-HST/NASA) / Slooh / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
15/06/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Ah eu vi hoje aqui da minha casa, incrível! Estou apaixonada kkkk
    Obrigada ao site por fazer essa postagem

    ResponderExcluir