Mancha solar solitária está de frente com a Terra

mancha solar AR 2664 de frente com a Terra
Astrofotógrafo registra uma imagem surpreendente da mancha AR 2664

Uma grande mancha solar, intitulada AR 2664, está crescendo solitária no meio do disco solar, e vem atraindo a atenção de muitos observadores ao redor do mundo.

Vale lembrar pessoal: para observar o Sol e suas manchas solares, é imprescindível o uso de filtros especiais, que são acoplados ao telescópio. Nunca olhe diretamente para o Sol, pois essa prática causa danos irreversíveis à visão.

O astrofotógrafo Bernard Durand, de Serbannes, na França, conseguiu uma imagem fantástica da mancha solar AR 2664, mostrando seu núcleo primário (que tem o tamanho aproximado do nosso planeta). A foto foi feita com uma câmera acoplada ao seu telescópio:

Mancha solar AR 2664 - Bernard Durand
Mancha solar AR 2664 fotografada por Bernard Durand, na França.
Créditos: Bernard Durand / divulgação

"Eu usei um combo de filtros para fazer essa fotografia", disse Bernard. É possível ver o brilho avermelhado do hidrogênio solar fervendo ao redor da mancha.




Conforme essa mancha solar crescia, ela desenvolveu um campo magnético beta-gama instável, que abriga energia suficiente para produzir explosões solares de classe M (moderadas). Se alguma explosão solar ocorrer nessa terça-feira, ela atinge a Terra em cheio, já que a mancha está de frente com o nosso planeta.




Por sorte, as chances de explosões solares são muito baixas para as próximas 48 horas - menor do que 1%, segundo a NOAA. A Terra também está acabando de passar por uma esteira de vento solar, e percorrerá uma região de calmaria até quarta-feira, dia 28 de junho. Já na quinta-feira, dia 29 de junho, a Terra entrará em uma nova corrente de vento solar, o que pode perturbar ligeiramente o campo magnético do nosso planeta, criando auroras polares que provavelmente serão visíveis em fotografias ou em filmagens, mas não a olho nu.

Portanto, se você estiver próximo do polo norte, ou do polo sul, não se esqueça de deixar sua câmera preparada, pois mesmo que o céu aparente estar normal, suas fotos poderão surpreender!






Imagens: (capa-NASA/HMI) / Bernard Durand / divulgação
27/06/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário