A maior mancha solar de 2017 causa blecautes de rádio e falhas na comunicação

mancha solar AR 2665
Ela tinha duas vezes o tamanho da Terra, agora já está do tamanho de Júpiter!

A mancha solar AR 2665 cresceu muito desde a primeira vez que a mostramos aqui. Agora ela já está com o tamanho do planeta Júpiter! E parece que ela não pára de crescer...


Com mais de 125.000 km de uma ponta à outra, e contendo dezenas de núcleos, a região ativa pode ser facilmente detectada em fotografias ou através de observações com telescópios (devidamente equipados com filtros solares, cuidado!). O astrônomo amador Peter Desypris registrou a mancha solar no último dia 9 de julho, na ilha de Ciros, Grécia:

AR 2665 - Peter Desypris - Grécia
Mancha solar AR 2665 registrada no dia 9 de julho de 2017, em Ciros, na Grécia.
Créditos: Peter Desypris

"Essa é a maior mancha solar de 2017 até agora", disse Peter. "Eu fotografei usando um telescópio de 200 mm de abertura, com um filtro solar seguro."




Nesse domingo, dia 9 de julho, a mancha solar produziu uma explosão de classe M 1.3 (moderada). Telescópios a bordo do Observatório Solar Dynamics, da NASA, registraram o momento da explosão através do ultravioleta extremo:

AR 2665 - explosão - 9 de juhlo de 2017
Imagem da explosão solar produzida pela mancha AR 2665 em 9 de julho de 207.
Créditos: NASA / SDO / AIA 131

Um pulso de UV e de raio-X, proveniente dessa explosão solar, ionizou o topo da atmosfera terrestre, o que alterou a propagação normal das ondas de rádio, que tiveram interrupções de transmissão no lado diurno do nosso planeta. Um mapa da NOAA nos mostra as regiões afetadas (basicamente a Austrália e o leste da Ásia):

Mapa das regiões afetadas pela explosão solar do dia 9 de julho de 2017
Mapa das regiões afetadas pela explosão solar do dia 9 de julho de 2017. As regiões escuras não foram afetadas.
Créditos: NOAA

Várias pessoas relataram o blecaute de rádio e irregularidades em outras transmissões, principalmente aviadores, marinheiros e operadores de rádio.




Considerando seu tamanho gigantesco. a mancha solar AR 2665 está relativamente calma, mas é claro que explosões solares e Ejeções de Massa Coronal intensas não estão descartadas, e ainda podem ocorrer conforme a mancha solar segue se alinhando de frente com a Terra.

Fiquem ligados para mais informações a qualquer momento!



Imagens: (capa-NASA/SDO) / Peter Desypris / NASA / SDO / AIA 131
10/07/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Olá, usando um óculos de sol polarizado e mais um vidro de mascara de solda número 14 consegui ver a mancha solar. Da pra ver um pontinho preto na parte superior da nossa estrela mãe. Não estou dizendo paraa ninguém fazer isso, estou apenas relatando como fiz, não sei se é seguro!

    ResponderExcluir