AO VIVO: Chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais 2017 (finalizado)

chuva de meteoros delta aquaridas austrais
Chegou a chuva de meteoros Delta Aquaridas! Você sabe tudo sobre ela e como observá-la?





A chuva de meteoros Delta Aquaridas (Delta Aquarídeas ou Delta Aquarídeos) acontece todos os anos, sempre entre os dias 14 de julho e 18 de agosto, mas é na madrugada entre os dias 28 e 29 de julho que ocorre seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros podem ser observados.

Nessa sexta-feira, reserve um tempo para observar o céu noturno. Fique atento em nossas dicas e se prepare para presenciar um belíssimo evento cósmico que acontece todos os anos, sempre na mesma data.



E mesmo que o céu estiver nublado em sua cidade, teremos aqui uma transmissão ao vivo para que você não perca esse belíssimo evento cósmico! A transmissão ao vivo estará disponível aqui mesmo em nosso site, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh.


Transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Delta Aquaridas Austrais 2017 (finalizado)

A transmissão ao vivo da chuva Delta Aquaridas Austrais ocorreu com sucesso nessa sexta-feira, 28 de julho, e teve duração de 4 horas!

Você perder a transmissão ao vivo?
Curta nossa página no Facebook
para não perder as próximas!


A transmissão ao vivo teve narração (em inglês) dos astrônomos Bob Berman, Carl Cox, e de convidados especiais. E você, gostaria de operar um telescópio via internet? Conheça o site oficial do Observatório Slooh.


Como observar a chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais a olho nu?

Se o tempo permitir, você poderá ter o privilégio de ver os meteoros da chuva Delta Aquaridas. Não é necessário qualquer equipamento, como binóculos ou telescópios, já que os meteoros são muito rápidos e riscam uma grande parte do céu em questão de poucos segundos. O melhor é visto a olho nu, simplesmente olhando para o céu...

Dê preferência para locais longe de cidades grandes e de qualquer iluminação forte que pode ofuscar o brilho tênue dos meteoros (postes de luz, por exemplo). Quanto mais escuro for o céu, mais meteoros você verá.




Essa chuva de meteoros é melhor observável no hemisfério sul, por isso o nome "Austrais". E como o próprio nome diz, a "Delta Aquarídeas Austrais" tem seu radiante (local onde os meteoros parecem se originar) localizado na constelação de Aquário, próximo da estrela Delta Aquarii.

Radiante da chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais
Radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Delta Aquaridas Austrais.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Repare que próximo da constelação de Aquário vemos uma estrela de brilho intenso, chamada Fomalhaut, que apesar de não pertencer a constelação de Aquário, servirá como guia para encontrarmos o local exato do radiante. Mesmo assim, fique atento em outras direções, pois os meteoros podem (e irão) riscar qualquer outra região do céu, mas sempre vindo da direção da constelação de Aquário.




A partir das 20h00 do seu horário local, já é possível avistar a constelação de Aquário conforme ela começa a subir no horizonte leste, porém, o melhor horário para observar essa chuva de meteoros é quando a constelação de Aquário estiver próxima ao zênite (ponto mais alto do céu) e começar a rumar para os lados do oeste, o que acontecerá por volta das 03h00 da madrugada.

Mesmo sendo considerada uma chuva de meteoros de intensidade fraca, a Delta Aquaridas é diferente de todas as outras, pois produz meteoros lentos que deixam longos riscos no céu: uma maravilha à parte!




A taxa estimada de meteoros da chuva Delta Aquaridas fica entre 15 e 20 meteoros por hora, durante seu pico.


Origem misteriosa

A causa da chuva de meteoros Delta Aquáridas ainda é um grande mistério. Alguns astrônomos e especialistas suspeitam que eles se originam de detritos do cometa periódico 96P/Macholtz, descoberto em 1986. O curioso é que existem relatos dessa chuva de meteoros desde 1870.

No dia 28 de julho, a Lua estará quase chegando na fase crescente, portanto o céu estará completamente escuro após a meia-noite, que para a alergia de todos, é justamente o melhor horário para observar a chuva.




E não se esqueçam que agora, na primeira quinzena de agosto ocorre uma das maiores chuvas de meteoros do ano - a Perseidas. Então fiquem atentos e comecem a praticar a observação dos meteoros, uma atividade que requer dedicação e que recompensa os mais pacientes. Reserve um tempo para contemplar o céu noturno. Você com certeza não vai se arrepender!

Desejamos bons céus e boas observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / Slooh / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
28/07/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

32 comentários:

  1. Será que do sul de Minas será possível observar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nautillus, será possível observar perfeitamente em todo o hemisfério sul!

      Boas observações! ;)

      Excluir
    2. Lembrando também que o pico (momento em que a maior quantidade de meteoros poderá ser observada) acontece nessa madrugada, do dia 28 para o dia 29 de julho, gerando até 20 meteoros por hora, porém, a chuva de meteoros continua nas próximas noites, apesar de sua taxa ir diminuindo a cada dia que passa.

      Então vale muito a pena observar também na madrugada entre sábado e domingo (29 para 30 de julho)!

      Um grande abraço a todos, e bons céus!

      Excluir
  2. o horário de pico eh as 3h de sábado ?

    ResponderExcluir
  3. O pico ocorre entre hoje e amanhã (28 e 29 de julho). O melhor horário para observar é por volta das 03h00 da madrugada de seu horário local.

    A transmissão ao vivo terá duração de 4 horas.

    Um grande abraço a todos, bons céus e excelentes observações!

    ResponderExcluir
  4. aqui em Sc ceu limpo e nd ate agora

    ResponderExcluir
  5. Aqui no extremo sul da Bahia tem uma hora estimada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 03h00 da madrugada no horário local, seja na Bahia, no Rio Grande do Sul ou em outro país.

      Boas observações!!!

      Excluir
  6. sera q de vitoria -PE da pra ver ?
    tou triste quase caia um na terra minha mao tao jelada :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível ver de todo o hemisfério sul, isso se o céu não estiver nublado!

      Boas observações!

      Excluir
  7. minha irmã disse q viu , agora noite por volta das 21:00h com a sensação de ter passado bem perto, foi de surpresa , não estava esperado, (ela não sabia do evento) disse ela(EM Borborema/SP)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantástico Rafael!

      De madrugada será ainda mais favorável!

      Um grande abraço, e boas observações!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Dá pra ver sim, mas a taxa de meteoros cai se você estiver dentro da capital, isso porque a poluição luminosa é alta. Já no interior de São Paulo, longe de grandes cidades, as condições são favoráveis para ver uma quantidade bem maior!

      Boas observações Barbara!

      Excluir
  10. Aqui em casa em JF/MG também deu para ver! E para ver alguns riscos no céus apenas! Mais pelo menos da para ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De madrugada será ainda melhor Júlia!

      Boa sorte! Um grande abraço!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Estou na Zona Oeste de São Paulo, e mal posso ver a constelação de Aquário. Uma pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a taxa de meteoros dessa chuva chega a 15 ou 20 meteoros por hora, em cidades grandes como São Paulo, veremos no máximo 10 meteoros por hora... isso com sorte... infelizmente a poluição luminosa ofusca o brilho tênue das estrelas e também dos meteoros.

      Você percebe que a poluição luminosa é alta quando o céu ganha um tom alaranjado (efeito causado pelo brilho da cidade).

      De qualquer forma, desejamos boas observações a todos!

      Excluir
    2. Nossa, estou impressionado.
      Vi cerca de 10 meteoros em menos de 30 minutos, com certeza compensou o tempo que esperei

      Excluir
  13. Pessoal, repetindo: essa chuva de meteoros poderá ser vista de todo o hemisfério norte, e obviamente, de todo o Brasil!

    Agora já passou da meia-noite (já é dia 29 de julho), e o melhor horário para observar será por volta das 03h00 da manhã, ou seja, daqui a pouco.

    Pra quem não consegue ver e tem dificuldades, é altamente recomendável conferir essas dicas: http://www.galeriadometeorito.com/2016/04/10-dicas-para-observar-uma-chuva-de-meteoros.html

    Uma dica: por volta das 03h00 da madrugada, deite numa posição confortável e olhe para o céu... espere algum tempo até sua vista se acostumar com o escuro, o que deve levar por volta de 20 minutos.

    Boas observações a todos!

    ResponderExcluir
  14. Moro na zona leste de São Paulo,e aqui já conseguimos observar ��

    ResponderExcluir
  15. Estou em Cuiabá, será possível a observação?

    ResponderExcluir
  16. Maravilhoso. Já vi uns 10. E qdo foi 01:02 passou um que fez um risco imenso. Estou maravilhada isto pq to na cidade mas ta valendo a pena sim💗

    ResponderExcluir
  17. Zona oeste do Rio de Janeiro... Será que consigo??? Ahhh to ansiosa!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Aqui em Ibiúna interior de São Paulo está dando para observar bem... Pena só o frio estar atrapalhando... Vi so um pouco ja corri para minha cama novamente... Kkkkkk Mas é lindo e encantador... Já vi outras vezes e sempre é a maior ansiedade... Boa noite à todos! 😍😍😍😘😘😘⭐⭐⭐⭐⭐⭐🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠🌠⭐⭐⭐⭐⭐⭐🌠🌠🌠🌠🌠🌠

    ResponderExcluir
  19. Hoje ainda tem a chuva? Por volta de que horas? Não sei identificar muito bem as constelações, será que vou conseguir ver? Rs, Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Em minas gerais tera possibilidade de avista a chuva de meteoros

    ResponderExcluir
  21. Oi...é ctz que terá chuva de meteoros na madrugada de 29 a 30 tambem?

    ResponderExcluir