O que eram essas luzes brilhantes que tomaram conta dos céus nos EUA? Descubra!

luzes brilhantes - NASA
Elas foram vistas de toda a costa leste dos EUA...

No último dia 29 de junho, por volta das 04:25 da manhã, o astrofotógrafo Christopher Becke registrou algo bizarro nos céus da Virgínia, nos EUA. As luzes brilhantes podiam ser vistas desde Nova York até a Carolina do Norte, e claro, atraiu a atenção de muita gente! Mas o que era aquilo afinal?

Nuvens brilhantes - foguete - experiencia da NASA
Nuvens brilhantes fotografadas por Christopher Becke, em 29 de junho, na Virgínia, EUA.
Créditos: Christopher Becke

O brilho no céu dos EUA que atraiu a atenção de tanta gente foi criado por nós mesmos. Sim! Após vários cancelamentos, o lançamento do foguete suborbital Terrier-Improved Malemute ocorreu com sucesso a partir da instalação da NASA Wallops Flight, nas primeiras horas do dia 29 de junho.




"Eu estava a mais de 130 quilômetros do local de lançamento, mas não tive problemas para ver o foguete ou as nuvens", disse Christopher Becke.



Nuvens coloridas

Durante os 8 minutos de voo, o foguete liberou 10 latas a mais de 160 km de altitude. As latas distribuíram bário, estrôncio e óxido de cobre, que interagiram para formar vapores azuis, verdes e vermelhos. As luzes foram vistas em grande parte da costa leste dos EUA. Tais nuvens permitem os cientistas em terra acompanhem visualmente os movimentos das partículas que estão na borda da atmosfera, quase no espaço, ajudando a melhorar nosso conhecimento sobre a dinâmica da ionosfera da Terra.


A NASA recebeu mais de 2.000 fotografias da nuvens brilhantes feitas em diversos estados norte-americanos, e claro, muita gente confundiu a "experiência das nuvens brilhantes" com uma possível visita alienígena...




De acordo com a NASA, os produtos químicos não representam perigo para os residentes ao longo da costa do Atlântico... ao invés disso, proporcionam uma oportunidade única de estudar o movimento de partículas na ionosfera da Terra, e claro, um verdadeiro espetáculo visual!


Imagens: (capa-NASA) / Christopher Becke / NASA / divulgação
03/07/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: