AO VIVO: Despedida de Cassini e seu mergulho em Saturno (finalizado)

O Grand Finale de Cassini
Observe Saturno ao vivo através de telescópios enquanto a sonda Cassini se prepara para seu 'Grand Finale'


Lançada em 1994, a sonda espacial Cassini chegou em Saturno em 2004, e desde então, tem feito descobertas sensacionais!

As descobertas de Cassini sobre o sistema de Saturno são incontáveis! Ela revelou as vastas tempestades polares do gigante de gás; encontrou a fonte de energia para a vida em Encélado, e também descobriu que a vida como conhecemos pode prosperar em algumas de suas luas...




Infelizmente, as células de combustível da sonda agora estão quase vazias, e a espaçonave está começando a mostrar sua idade. Para evitar uma colisão acidental com uma das luas de Saturno que podem abrigar formas de vida, como Titã ou Encélado, Cassini será propositalmente lançada em Saturno, caindo de cabeça no gigante de anéis em 15 de setembro.



A sonda continuará registrando imagens e coletando dados durante sua descida pelas espessas nuvens de Saturno, mapeando seus campos magnéticos e estudando a composição da atmosfera superior... mas seu final já está com as horas contadas...

O mergulho da sonda Cassini em Saturno
Ilustração artística mostra a visão que a sonda Cassini terá durante seu mergulho em Saturno.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

O nosso parceiro, Observatório Slooh, irá apontar seus telescópios para Saturno, enquanto nos preparamos para o mergulho final da sonda Cassin. E você poderá assistir AO VIVO, aqui em nosso site. Não perca! Essa será a última vez que iremos observar Saturno ao vivo enquanto a sonda Cassini ainda está "viva" ao lado do Senhor dos Anéis!


Transmissão ao vivo - A Despedida de Cassini (finalizado)

A transmissão ao vivo ocorreu com sucesso hoje, 14 de setembro de 2017, às 17h00 pelo horário de Brasília (20:00 UTC). O evento está finalizado.

Você perdeu a transmissão ao vivo?
Curta nossa página no Facebook
para não perder as próximas!


Conheça também o site oficial do Observatório Slooh. A transmissão teve narração (em inglês) de especialistas e astrônomos que discutiram o legado da sonda Cassini e suas enormes contribuições para o conhecimento científico.

Para saber mais sobre a missão Cassini e suas incríveis descobertas, clique aqui.




É emocionante participar do fim de uma missão tão épica. Cassini deixará saudades, mas seu legado jamais será esquecido. Obrigado Cassini!


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / NASA / JPL-Caltech
14/09/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Pôxa! Nao teria como disponibilizar o vídeo para a gente que perdeu a transmissao?

    ResponderExcluir
  2. Poxa, acho um pouco triste ver que perderemos a Cassini. Pois ela foi uma ferramenta de grande proporção aos estudos de Saturno e seus Satelites.
    Mas tudo bem, com ela coletamos bastante informações importantes e preciosas.
    Mas vai deixar muitas saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não foi perdida - a missão dela foi concluida. Ela estava quase sem combustível, e a NASA conseguiu coletar informações sobre a atmosfera e o campo magnético de Saturno por causa do mergulho dela no planeta.

      Excluir
  3. Não teria como disponibilizar a gravação?

    ResponderExcluir
  4. Queria entender por que a Nasa não consegue disponibilizar imagens do planeta, como ele é "por dentro", ver como é o solo de lá, a paisagem.... o q tem lá de verdade! Por que não é possível disponibilizar essas imagens com mais detalhamento do terreno????..... Ou não querem......????

    ResponderExcluir