Revelados primeiros nomes oficias das regiões de Plutão

nomes oficias de Plutão revelados pela UAI
Conheça os nomes das principais regiões de Plutão, e veja o que ainda vem por aí...


A União Astronômica Internacional (IAU) aprovou oficialmente o nome de 14 características geológicas na superfície de Plutão. Os nomes oficiais só foram possíveis por conta da nave espacial New Horizons ter visitado Plutão em 2015, revelando características que eram completamente desconhecidas até então.

A IAU é o único órgão do mundo que tem a autoridade oficial de nomeação de objetos astronômicos e suas características, o que inclusive. tem gerado alguns desacordos entre os cientistas. Mas ainda assim, nos livros oficias, são os nomes dados pela IAU que são registrados.



Os nomes aprovados de Plutão pertencem a quatro temas anteriormente aceitos pela IAU. Os temas são missões espaciais pioneiras, exploradores históricos que atravessaram novas fronteiras, cientistas e engenheiros que contribuíram para o conhecimento de Plutão e do Cinturão de Kuiper, e a mitologia do submundo - já que os nomes de Plutão e suas cinco luas já estavam naquela categoria.

Sobre o tema "submundo da mitologia" aplicada especialmente para Plutão, o site Curto e Curioso fez uma matéria super interessante - obrigatória para os apaixonados pelo planeta-anão. [saiba mais]

A equipe da missão New Horizons enviou os nomes para a IAU depois de coletar sugestões do público durante uma campanha on-line.




Embora a IAU tenha insistido em manter o esquema de nomeação limitado à lista de temas aprovados, surgiram algumas controvérsias em 2015, quando os pesquisadores começaram a usar nomes informais para as características de Plutão em diferentes comunicações, incluindo trabalhos de pesquisa. Alguns desses nomes, como Cthulhu Regio, Balrog Macula ou Cratera Spock, estavam relacionados à literatura de ficção científica, o que estava claramente fora dos limites dos temas tradicionais da IAU.

A situação ficou um pouco tensa na Assembléia Geral da IAU de 2015 entre Alan Stern, investigador principal da New Horizons, e o grupo da IAU responsável pela nomeação do Sistema Planetário. Finalmente as coisas melhoraram quando o grupo da IAU e a equipe da missão New Horizons chegaram a um acordo, em agosto de 2016.

Conheçam agora os primeiros 14 nomes aprovados de características e regiões de Plutão:

Nomes oficias das regiões de Plutão - revelados pela IAU
Primeiros nomes oficias de regiões e características de Plutão revelados pela União Astronômicas Internacional.
A imagem foi obtida através do encontro que a nave espacial New Horizons teve com Plutão, em 2015.
Créditos: NASA / JHU-APL / SwRI / Ross Beyer / divulgação
Clique na imagem para ampliar

Tombaugh Regio - honra Clyde Tombaugh (1906-1997), o astrônomo dos EUA que descobriu Plutão em 1930, a partir do Observatório Lowell no Arizona.

Cratera de Burney - homenageia Venetia Burney (1918-2009), que sugeriu o nome de "Plutão" para o recém descoberto mundo de Clyde Tombaugh quando ela tinha apenas 11 anos de idade. Mais tarde, ela se tornou professora de matemática e economia.

Sputnik Planitia - uma planície ampla e baixa que homenageia Sputnik 1, o primeiro satélite espacial lançado pela União Soviética em 1957.




Tenzing Montes e Hillary Montes - são cadeias de montanhas em homenagem a Tenzing Norgay (1914-1986) e Sir Edmund Hillary (1919-2008), os alpinistas indiano / nepalês e neozelandês que foram os primeiros a chegar ao topo do Monte Everest e retornar com segurança.

Al-Idrisi Montes - homenagea Ash-Sharif al-Idrisi (1100-1165 ou 1166), um notável mapeador árabe e geógrafo cujo trabalho histórico da geografia medieval às vezes é traduzido como "O Prazer Daquele que Cruza os Longos Horizontes".

Djanggawul Fossae - define uma rede de depressões longas e estreitas, nomeada a partir dos Djanggawuls, que são três seres ancestrais da mitologia indígena australiana, que viajaram entre a ilha dos mortos e a Austrália, criando a paisagem e enchendo-a de vegetação.

Sleipnir Fossa - é nomeada pelo poderoso cavalo de oito patas da mitologia nórdica que levou o deus Odin ao submundo.




Virgil Fossae - honra Virgil, um dos maiores poetas romanos e o guia fictício de Dante sobre o inferno e o purgatório, na Divina Comédia.

Adlivun Cavus - é uma depressão profunda que ganhou o nome de Adlivun, o submundo na mitologia inuit.

Hayabusa Terra - é uma grande área de terra que agora saúda a nave espacial japonesa (2003-2010) que coletou e retornou a primeira amostra de asteroides.

Voyager Terra - honra as naves espaciais gêmeaa da NASA, lançadas em 1977, que realizou a primeira exploração dos quatro planetas gigantes. As sondas Voyager 1 e Voyager 2 estão agora atravessando o limite entre o Sistema Solar e o espaço interestelar.




Tartarus Dorsa - é um cume chamado Tartarus, o poço mais profundo e mais sombrio do submundo na mitologia grega.

Cratera de Elliot - uma homenagem a James Elliot (1943-2011), um pesquisador do MIT que foi pioneiro no uso de ocultações estelares para estudar o Sistema Solar, o que levou a descobertas como os anéis de Urano e a primeira detecção da fina atmosfera de Plutão.

Até agora, não há informações de quando novas regiões de Plutão serão nomeadas oficialmente, mas os aficionados pelo espaço estão ansiosos para a aprovação dos nomes oficiais da lua de Plutão, Caronte.

Como dito anteriormente, Alan Stern e sua equipe tiveram alguns desentendimentos com a União Astronômica Internacional, e agora, o grupo de nomeação da IAU aceitou no início de 2017, temas de personagens de ficção científica associados à exploração espacial. Então fiquem de olho, pois tudo indica que, de forma inédita, poderemos ter crateras e montanhas com nomes oficias do tipo Luke Skywalker, Darth Vader, Yoda, Sulu, Chewbacca, Han Solo... e tantos outros que poderão surgir para aprovação oficial.




E você, o que acha dessa nova modalidade de nomeação? Você concorda com a liberação de temas de ficção científica ou acredita que a forma clássica ainda é a mais recomendada? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários!


Imagens: (capa-NASA) / NASA / JHU-APL / SwRI / Ross Beyer / divulgação
13/09/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Em minha opinião Cratera Spock ficaria muito legal.Aliás o senhor Spock deveria ser homenageado como nome de um planeta inteiro e não só de uma cratera.

    ResponderExcluir