13 formações bizarras e tenebrosas que encontramos no espaço

formações e estruturas bizarras no Universo - Nebulosa Cabeça da Bruxa
Essas estruturas são impressionantes, e algumas chegam a ser fantasmagóricas!


O Universo é cheio de surpresas. Galáxias, nebulosas, estrelas, planetas, buracos negros.. enfim, são tantas estruturas e objetos nessa vasta imensidão que é difícil não se maravilhar com tanta beleza.

Mas além de belos, alguns lugares do Universo são um tanto bizarros, pelo menos para nós humanos. Vai dizer que uma nebulosa com cara de Bruxa não é de assustar?! Pelo menos para nós, terráqueos, é (no mínimo) bastante curioso! O engraçado é pensar que, se existem de fato civilizações extraterrestres, dificilmente elas veriam as mesmas "feições" que nós vemos, a não ser que na cultura deles também existam bruxas e vampiros... vai saber né?!



Muito se deve ao fenômeno chamado "pareidolia", muito bem explicado pelo site Curto e Curioso. Por conta disso, é comum vermos rostos e formas estranhas, como aqueles encontradas em Marte...

Mas pra não deixar essa matéria muito longa, vamos direto ao assunto! Conheçam agora as 13 nebulosas e estruturas mais bizarras, estranhas e até mesmo "assustadoras" que estão por aí, espalhadas pelo Universo observável...


1 - Nebulosa Cabeça da Bruxa
1 - Nebulosa Cabeça da Bruxa - WISE - NASA
Nebulosa Cabeça da Bruxa.
Créditos: WISE / NASA

De fato se parece muito com uma bruxa dando aquela gargalhada maldosa! Essa nebulosa de reflexão encontra-se na constelação do rio Eridanus, ao lado de Orion, e está a cerca de 1.000 anos-luz de distância.


2 - Nebulosa do Véu
2 - Nebulosa do Véu - Fred Herrmann
Nebulosa do Véu.
Créditos: Fred Herrmann

Ela é um enorme remanescente de supernova, e foi descoberta em 1784, por William Herschel. Ela está a 1.470 anos-luz da Terra, na constelação de Cygnus. Suas cores e formatos dão um ar fantasmagórico, que para a maioria das pessoas se parece com uma decoração de Halloween.


3 - Aglomerado de galáxias de Perseu
3 - Aglomerado de galáxias de Perseu - A. Fabian - NASA
Aglomerado de galáxias de Perseu.
Créditos: A. Fabian / NASA

Nem precisa falar nada sobre essa imagem. Parece que ela foi desenhada propositalmente para se parecer com uma caveira bem assustadora! E na verdade, ela não é uma nebulosa, mas sim um aglomerado de galáxias de Perseu, fotografado pelo Observatório de raios-X Chandra


4 - Fomalhaut
4 - Fomalhaut - NASA - ESA
Fomalhaut.
Créditos: NASA / ESA

A estrela Fomalhaut, da constelação do Peixe Austral, encontra-se a apenas 25 anos-luz da Terra. Quando observada no infravermelho, se parece muito com o "Olho de Sauron".





5 - SH2-136
5 - SH2-136 - Adam Block - NOAO - AURA - NSF
SH2-136.
Créditos: Adam Block / NOAO / AURA / NSF

Mais conhecida como Ghost Nebula em inglês, ou Nebulosa Fantasma em português, ela é uma nebulosa escura, e encontra-se na constelação de Cepheus, a 1.200 anos-luz de distância.


6 - PSR B1509-58
6 - PSR B1509-58 - NASA - CXC - SAO - P.Slane, et al.
PSR B1509-58.
Créditos: NASA / CXC / SAO / P. Slane, et al.

Conhecida também como "Mão de Deus" ou "Mão Azul", essa estrutura curiosa é o resultado da energia emitida por uma nebulosa do pulsar PSR B1509-58, localizado a cerca de 17.000 anos-luz, na pequena constelação de Circinus (Compasso).


7 - NGC 6751
7 - NGC 6751 - HST - NASA - ESA
NGC 6751.
Créditos: HST / NASA / ESA

Ela é uma nebulosa planetária, mais conhecida como "Glowing Eye" em inglês (Olho Brilhante), e encontra-se na constelação de Aquila.


8 - NGC 2080
8 - NGC 2080 - ESA - NASA - Mohammad Heydari-Malayeri - Observatoire de Paris
NGC 2080.
Créditos: ESA / NASA / Mohammad Heydari-Malayeri / Observatoire de Paris

É uma nebulosa na constelação de Dorado, e em inglês ela é conhecida como "Ghost Head" (Cabeça de Fantasma). Trata-se de um local onde as estrelas estão "nascendo", e o curioso é que encontra-se na nossa galáxia vizinha, a Grande Nuvem de Magalhães.





9 - Nebulosa Olho de Gato
9 - Nebulosa Olho de Gato - J.P. Harrington - K.J
Nebulosa Olho de Gato.
Créditos: J.P. Harrington / K.J.

NGC 6543 é uma nebulosa planetária, ou seja, o resultado da explosão de uma estrela parecida com o nosso Sol. Ela encontra-se na constelação de Dragão, mas se parece mesmo é com o olho de um gato, daí seu apelido. Mas ela está bem longe, a cerca de 3.300 anos-luz.


10 - IRAS 05437+2502
10 - IRAS 05437+2502 - NASA - ESA - Hubble - R
IRAS 05437+2502.
Créditos: NASA / ESA / Hubble

Essa é uma nebulosa com uma pequena região de formação de estrelas envolta por uma poeira negra.


11 - Nebulosa da Coruja
11 - Nebulosa da Coruja - Émilie Storer - Collège Charlemagne -  André-Nicolas Chené  - HIA - NRC - Travis Rector - Univ
Nebulosa da Coruja.
Créditos: Émilie Storer / Collège Charlemagne / André-Nicolas Chené / HIA / NRC / Travis Rector

Mais conhecida como M97, essa é uma nebulosa planetária localizada na constelação da Ursa Major, a cerca de 2.700 anos-luz da Terra.


12 - Nebulosa da Tarântula
12 - Nebulosa da Tarântula - ESO - M.-R
Nebulosa da Tarântula.
Créditos: ESO

Também conhecida como NGC 2070, ela encontra-se na direção da constelação de Dorado, mas habita a galáxia vizinha, a Grande Nuvem de Magalhães. Trata-se de uma densa região de formação estelar, e tem um diâmetro de 200 parsecs (650 anos-luz).





13 - NGC 246
13 - NGC 246 - Gemini South GMOS - Travis Rector - U
NGC 246.
Créditos: Gemini South GMOS / Travis Rector

Essa é uma nebulosa planetária que encontra-se na direção da constelação de Cetus. Ela é de fato bem fantasmagórica!





BÔNUS - SH2-68
BÔNUS - SH2-68 -  T.A. Rector  - University of Alaska Anchorage - H.
SH2-68.
Créditos: T.A. Rector / University of Alaska Anchorage

As nebulosas planetárias geralmente são, além de belíssimas, um tanto simétricas. No caso da nebulosa SH2-68, sua estrela está viajando pelo espaço numa velocidade altíssima, fazendo com que seu material ejetado crie um rastro fantasmagórico. Quem gosta do "Motoqueiro Fantasma" provavelmente vai se identificar com ela!


Imagens: (capa-WISE-NASA) / WISE / NASA / Fred Herrmann / A. Fabian / ESA / Adam Block / NOAO / AURA / NSF / CXC / SAO / P. Slane, et al. / HST / Mohammad Heydari-Malayeri / Observatoire de Paris / J.P. Harrington / K.J. / Émilie Storer / Collège Charlemagne / André-Nicolas Chené / HIA / NRC / Travis Rector / ESO / Gemini South GMOS / Travis Rector / T.A. Rector / University of Alaska Anchorage
31/10/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. E tem tapado que ainda acha que só existe vida aqui neste mundinho Sujo,até cego sabe que tem vida em todo universo...Aqui cheio de ladrões assassinos, pedófilos, racistas, machistas..lá fora tem vidas que merecem realmente existir .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, é sério, para. Isso é MUITO vergonhoso

      Excluir
  2. Todas incríveis!! A Nebulosa cabeça da bruxa mais parece um cachorro. Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. o lugar mais estranho do universo ainda é a Terra hehehe 😀

    ResponderExcluir