AO VIVO: Asteroide 3200 Faetonte em sua máxima aproximação com a Terra

transmissão ao vivo - máxima aproximação do astroide 3200 faetonte com a Terra
Asteroide com mais de 5 km de diâmetro está chegando bem perto de nós, e estará brilhante como nunca!


3200 Faetonte (ou 3200 Phaethon em inglês) é a grande rocha espacial responsável pela chuva de meteoros cujo pico ocorre todos os anos entre os dias 13 e 14 de dezembro. E ela é realmente gigante - com mais de 5 quilômetros de diâmetro, poderia causar uma destruição em massa aqui no nosso planeta. A nossa sorte é que Faetonte não oferece riscos para a Terra (pelo menos por enquanto).

Sim, Faetonte é considerado um "Asteroide Potencialmente Perigoso" para as agências espaciais, mas isso se deve ao seu tamanho e ao fato de sua órbita cruzar com a órbita da Terra. Mas podem ficar tranquilos, pois de acordo com estimativas de sua trajetória, ele não possui chances de colisão com o nosso planeta para os próximos 400 anos.



E agora, no dia 16 de dezembro, ele está chegando bem perto do nosso planeta (astronomicamente falando). E como prometido, teremos aqui em nosso site a oportunidade de observar ao vivo a passagem do asteroide 3200 Faetonte através de telescópios profissionais - uma chance imperdível!


Transmissão ao vivo: Máxima aproximação do asteroide 3200 Faetonte com a Terra (cancelada)

Infelizmente, por conta do mau tempo, o Projeto Virtual Telescope cancelou a transmissão ao vivo que iria acompanhar a passagem do asteroide 3200 Faetonte durante sua máxima aproximação com a Terra. Segundo Gianluca Masi, o excesso de nebulosidade local, na Itália, impossibilita a observação com telescópios. Pedimos desculpas pelo imprevisto!


Como observar o asteroide Faetonte do quintal de casa?

Como é de se esperar, apesar de sua grande proximidade e de seu tamanho gigantesco, o asteroide 3200 Faetonte não poderá ser visto a olho nu. Mas a boa notícia é que pequenos telescópios com pelo menos 75mm de abertura já conseguirão resolver esse problema.


Não será difícil distinguir o asteroide Faetonte contra o fundo estrelado do céu, já que ele viaja em alta velocidade e podemos identificar seu movimento... Se você deseja observá-lo através de telescópio, veja nossa matéria especial sobre a máxima aproximação do asteroide Faetonte.




Então nesse sábado estaremos aqui acompanhando imagens ao vivo desse asteroide gigantesco que deu origem a maravilhosa chuva de meteoros Geminidas. E quem sempre teve a curiosidade de observar um asteroide com seu telescópio, mas nunca conseguiu, essa é uma ótima chance.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Gianluca Masi / YouTube / Galeria do Meteorito
15/12/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: