AO VIVO: Super Lua de 1 de janeiro de 2018 (reprise)

Super Lua de 1 janeiro 2018
Assista ao vivo a maior Lua Cheia do ano e saiba mais sobre esse lindo evento!


O ano mal começou e já temos um belíssimo evento astronômico abrindo o calendário 2018: a Super Lua de Ano Novo! Na verdade estamos em meio a uma série de 3 Super Luas, sendo que a primeira ocorreu em 03 de dezembro de 2017. Agora, a segunda Super Lua da série acontece nesse dia 1° de janeiro (2 de janeiro pelo horário internacional).



É claro que não iríamos deixar essa Super Lua "passar batida", e como de costume, teremos uma transmissão ao vivo aqui em nosso site para que todos tenham a chance de deslumbrar esse lindo evento astronômico, mesmo que os céus estejam nublados em sua cidade.




A Super Lua será visível de todo o globo, não importa onde você esteja! Outro fato curioso sobre essa Super Lua de 1 de janeiro de 2018 é que ela será a maior Lua Cheia do ano. Não dá pra perder né?


Transmissão ao vivo - Super Lua de 1 de janeiro de 2018 (reprise)

ATUALIZAÇÃO - 01h22 BRST: Tivemos duas transmissões ao vivo aqui em nosso site. As reprises já estão disponíveis.

Nossa primeira transmissão ao vivo da Super Lua de 1 de janeiro contou com imagens em tempo real feitas pelo Observatório ROCG, localizado em Campos dos Goytacazes, RJ. Infelizmente o clima não ajudou, e a nebulosidade local não permitiu observações adequadas. A reprise está disponível logo abaixo:


Tivemos ainda uma segunda transmissão ao vivo da Super Lua, diretamente das Ilhas Canárias - uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh. A reprise já está disponível logo abaixo:



O que é uma Super Lua? O que isso significa?

Muitos dizem que Super Luas são sinônimos de catástrofes ou sinais do fim do mundo. Mas não é nada disso. Super Lua nada mais é do que uma Lua Cheia (ou Nova) que acontece próximo de sua máxima aproximação com a Terra. Com isso, a Lua se torna significativamente maior e mais brilhante do que uma Lua Cheia comum.

Diferença de tamanho da Mini Lua e da Super Lua
Diferença de tamanho da Mini Lua e da Super Lua.
Créditos: Ken Lord

As marés altas e baixas dos oceanos podem se intensificar por conta do efeito de maré causado pela Lua, mas não há motivos para temer as belas Super Luas.





Uma série de 3 Super Luas

E não se esqueçam! Essa ainda é a segunda Super Lua da série. No próximo dia 31 de janeiro teremos a 3ª e última Super Lua do ano, e pra ficar ainda mais especial, nessa mesma noite acontecerá um Eclipse Lunar Total - evento popularmente conhecido como Lua de Sangue, por conta do tom avermelhado que nosso satélite ganha.

Séries de Super Luas como essa acontecem em média a cada 14 meses lunares - o equivalente a 1 ano, 1 mês e 18 dias. A próxima série de Super Luas acontecerá em 2019.




Nada melhor do que começar o ano de 2018 com o pé direito, contemplando um lindo evento astronômico.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / divulgação / Ken Lord
31/12/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário