Tudo sobre a chuva de meteoros Geminidas 2017

chuva de meteoros Geminidas  - dezembro de 2017
Está chegando a última grande chuva de meteoros do ano - vem aí a Geminidas 2017 (e seu asteroide também!)


A chuva de meteoros Geminidas, ou Geminídeas, acontece todos os anos, entre os dias 09 e 19 de dezembro, quando a Terra passa pelo rastro de detritos deixado pelo asteroide 3200 Faetonte. Mas é nos dias 13 e 14 de dezembro que ocorre seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada a cada hora!

E olha que a taxa esperada não é baixa: normalmente, a chuva de meteoros Geminidas produz (em média) cerca de 80 meteoros por hora durante as noites de pico. Nesse ano, podemos esperar algo grandioso, pois a Lua estará praticamente na fase Nova, ou seja, o céu estará bem escuro, ressaltando até mesmo o brilho tênue dos meteoros menores. Em alguns anos, a chuva de meteoros Geminidas chega a produzir até >120 meteoros por hora!



Diferente de algumas chuvas que produzem meteoros tímidos e difíceis de serem avistados, a chuva de meteoros Geminidas costuma não decepcionar os apaixonados pela observação do céu. Além de ser a última grande chuva de meteoros do ano, ela é uma das mais esperadas.

Meteoro geminideos
Meteoro geminídeos.
Créditos: Henry Shaw / SummersMagic Photography


Como observar a chuva de meteoros Geminidas 2017?

Não é necessário qualquer equipamento astronômico, como binóculos ou telescópios. Por cruzarem o céu de forma rápida, o melhor é visto a olho nu.




O pico acontece na madrugada entre os dias 13 e 14 de dezembro, mas nas noites anterior e posterior também temos uma grande chance de observá-los com uma taxa parecida com a do pico, ou seja, algo em torno de 80 meteoros por hora.

Radiante chuva de meteoros Geminidas
Radiante chuva de meteoros Geminidas na direção norte por volta das 02h00 do horário local.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Olhe na direção da constelação de Gêmeos, pois é lá que encontra-se o radiante da chuva (daí a origem do nome Geminidas). Você não precisa olhar diretamente para essa constelação, mas sim para sua direção.

Nessa época do ano, a constelação de Gêmeos nasce a leste por volta das 21h00 no seu horário local, mas é após a meia-noite que ela ganha altura no céu. O melhor horário para observar essa chuva é por volta das 02h00 da madrugada no seu horário local (não importa em qual país você esteja, pois sempre será às 02h00 do seu horário). Nesse horário, a constelação de Gêmeos já estará na direção norte, rumo a região oeste do firmamento.




Para aproveitar ao máximo a chuva de meteoros Geminidas, vamos deixar aqui o link pra nossa matéria com as 10 dicas mais importantes para se observar uma chuva de meteoros (clique aqui).


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Geminidas 2017

Mesmo que o tempo ficar nublado, você ainda poderá observar a chuva de meteoros Geminidas 2017. Como de costume, teremos aqui em nosso site uma transmissão ao vivo. Siga-nos nas redes sociais e cadastre seu e-mail gratuitamente para receber nossas notificações, assim você não perde nada que acontece no céu e no espaço.



Asteroide 3200 Faetonte - o responsável pela chuva Geminidas está chegando

Como mencionamos no início da matéria, a chuva de meteoros Geminidas ocorre todos os anos quando a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo asteroide 3200 Faetonte. E por incrível que pareça, esse asteroide fará sua máxima aproximação com a Terra justamente 2 dias após o pico da chuva Geminidas desse ano, no dia 16 de dezembro de 2017.

órbita do asteroide Faetonte
Órbita do asteroide 3200 Faetonte.
Créditos: divulgação

Especialistas em observação de asteroides já estão monitorando essa gigantesca rocha espacial que mede 5 quilômetros de diâmetro. Para saber mais sobre a máxima aproximação do asteroide Faetonte, clique aqui.




Publicamos um vídeo falando sobre a chuva de meteoros Geminidas. Aproveitem e se inscrevam em nosso canal no YouTube.


Portanto, o mês de dezembro de 2017 é o mês do asteroide Faetonte, afinal de contas, acontece uma chuva de meteoros causada por ele, e ainda teremos sua visita, que é a mais próxima dos últimos anos. Vamos aproveitá-lo ao máximo!

Desejamos a todos excelentes observações e céus limpos!


Imagens: (capa-divulgação) / Henry Shaw / SummersMagic Photography / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / divulgação
08/12/17


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Parabéns pela matéria; e pelo vídeo! Muito bom !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos!!! Fico muito feliz que tenha gostado :D

      Excluir
  2. Quantos minutos vai durar cada sessão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira transmissão durou 2 horas... as outras devem ser por volta disso! Seja bem vinda!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Priscila, é a mesma coisa... as informações são as mesmas para todo o Brasil.. a única coisa diferente é que norte e nordeste do país verão mais meteoros... quanto mais ao norte estiver o observador, melhor será... mas poderá ser vista de todo o globo.

      Um grande abraço e bons céus!

      Excluir
  4. Que horas começa a transmissão ao vivo e como posso vê-la ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhorita Viegas, não sei quem é mais belo, o meteor showers, ou a senhorita. 🙋

      Excluir
  5. De ontem para hoje da 00:20 até às 01:30 consegui avistar 21 riscos. Mesmo estando praticamente no centro da cidade, fui para o quintal, fixei os olhos e foi lindo. Por volta de 01:30 o céu fechou. Mas de qualquer forma foi incrível. Hoje tentarei mais avistamentos. Também estou tentando fotografar com temporizador, foz 123 cliques, porém até então não obtive sucesso, tomara que hoje seja melhor, bons ventos a todos, e parabéns a redação, eu recomendo para todos meus amigos que são "apaixonados pelo céu".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Observador! E olha que hoje (14) teremos mais hein! Apesar de não ser o pico, muitos meteoros deverão riscar o céu! Teremos live no canal novamente também!

      Obrigado pelo apoio! Isso é realmente gratificante! Boa sorte e bons céus! Um grande abraço!

      Excluir
  6. Amigo quero programar de levar os filhos para ver nessa madrugada aqui no site diz o pico ser às 2hs mas de acordo com o Calendário de Chuvas de Meteoros da Organização Meteorológica Internacional, o pico da geminídeas será às 4h30 desta quinta-feira, pelo horário de Brasília.

    Qual horário seria o melhor???
    pergunto visto que as crianças nao aguentam ficar muito tempo acordadas para ver por isso queria saber o melhor horario...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Galileu, boa tarde!

      O melhor horário nessa noite do dia 14 pra 15 de dezembro é entre as 23h00 até por volta de 04h00 da madrugada. vamos ter transmissão ao vivo também no canal.

      Espero que vocês consigam ver muitos meteoros nessa noite! Um grande abraço e bons céus!

      Excluir