Meteoro no norte do Brasil - o que foi aquela grande bola de fogo?

meteoro super brilhante observado em plena luz do dia no Acre
Moradores filmaram o fenômeno que ocorreu em plena luz do dia - as imagens são realmente impressionantes!


Na noite de sábado (27), testemunhas presenciaram algo estranho nos céus do Acre, Rondônia e até mesmo no nosso vizinho, Peru. Mas o que era aquilo afinal?

Após muitas pesquisas, a origem do meteoro super brilhante foi finalmente revelada. Não, não foi um asteroide, mas sim, a reentrada de um objeto espacial - mais precisamente dos restos de um satélite, que riscaram os céus do Acre, Rondônia e Peru.



O levantamento das informações foi feito pela equipe do Exoss (Rede colaborativa de monitoramento de meteoros e bólidos em território nacional), sobretudo dos pesquisadores Julio Lobo, Amanda Martins, Tiago Torres e Eduardo Santiago, que rapidamente fizeram uma coleta de dados e revelaram a origem do objeto. Os vídeos são realmente impressionantes:


Inicialmente o objeto foi tratado como OVNI (objeto voador não identificado), porém, graças aos esforços da equipe do Exoss, que foi a primeira a estudar o fenômeno, foi possível identificar sua origem. Em breve, a trajetória precisa do objeto será divulgada.

Observadores do Peru também registraram o fenômeno:




Participe do nosso sorteio que será realizado
no dia 31 de janeiro de 2018 - saiba mais





De acordo com o levantamento feito pelo Exoss, o satélite SL-23 R/B fez sua reentrada no dia 27 de janeiro às 23:32 pelo horário internacional, sobre a região que compreende o Acre e Rondônia no Brasil e o extremo leste do Peru. Os dados são dos sites Satflare e Aerospace.

Se você presenciou a reentrada desse objeto nos céus de sua cidade, clique aqui e deixe seu relato. Além de registrar seu avistamento, você estará contribuindo com a ciência no Brasil.




SL-23 R/B é uma parte do satélite principal AngoSat1, lançado a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. Tratava-se de um satélite de telecomunicações e transmissões de televisão para o continente africano.


Imagens: (capa-divulgação/YouTube) / Exoss / YouTube / divulgação
28/01/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: