A vida pode existir sem água? Lua de Saturno Titã pode provar que sim

A vida pode existir sem água
A afirmação de que "só existe vida se houver água" pode estar com seus dias contados...


Pesquisadores da NASA confirmaram a existência de cianeto de vinila na atmosfera de Titã, a maior lua de Saturno. Esse composto orgânico poderia potencialmente fornecer as membranas celulares para a formação de vida microbiana nos vastos oceanos de metano de Titã. Se isso for realmente verdade, essa seria a primeira demonstração de que a vida pode existir sem água.

Quando pensamos em vida, automaticamente pensamos em água. Toda a vida na Terra se baseia no H2O, e fica até difícil imaginar que alguma forma de vida consiga sobreviver sem esse composto.



As membranas celulares terrestres são feitas de fosfolipídeos, tornando-se flexíveis em água. Já a vida baseada no metano, por exemplo, precisaria de uma alternativa aos fosfolipídeos, mas se isso é realmente possível, então abriríamos a possibilidade de vida para milhares ou milhões de planetas e luas abrigarem vida extraterrestre. E uma alternativa possível, segundo os cientistas, é o cianeto de vinila.

Maureen Palmer, pesquisadora do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA, e autora principal do estudo publicado na revista Science Advances, coletou dados do Observatório ALMA e identificou a presença de cianeto de vinila na alta atmosfera de Titã, em altitudes superiores a 200 quilômetros, com as maiores concentrações em áreas acima do pólo sul do satélite.




As membranas celulares na Terra possuem fósforo e oxigênio, que não existem nos oceanos de metano em Titã. Desse modo, qualquer membrana celular deve se basear em nitrogênio, hidrogênio e carbono - todos abundantes em Titã. E de acordo com modelagens e estudos moleculares, os cientistas perceberam que o cianeto de vinila era a molécula mais provável de formar uma membrana estável e flexível, que atua exatamente como as membranas da Terra porém, sob as condições de Titã.

Lagos de metano em Titã - NASA
Lagos de metano no polo norte de Titã, lua de Saturno. Essas imagens de radar foram feitas pela sonda Cassini.
Créditos: NASA / ESA / Cassini

Titã possui temperaturas que podem chegar a -179°C. Isso é baixo o suficiente para que suas moléculas orgânicas formem gotas na atmosfera, produzindo chuva que enche os lagos de metano em um ciclo meteorológico parecido com o nosso ciclo de água na Terra. Assim, seria possível a existência de formas de vida simples e microscópicas. Para entender qual seria essa probabilidade, o grupo de estudos liderado por Maureen realizou modelagens e descobriu que no lago Ligeia Mare, no norte de Titã, existe cianeto de vinila suficiente para formar cerca de 10 milhões de células por centímetro cúbico - aproximadamente 10 vezes mais do que as bactérias nos oceanos da Terra.




Ainda não foi comprovado que o cianeto de vinila produz vida, mas um estudo anterior feito por pesquisadores da Universidade de Cornell, liderados pela professora de engenharia Química e Biológica Paulette Clancy, também publicado na revista Science Advances, mostrou algo intrigante. Eles descobriram que as moléculas existentes em Titã podem formar membranas celulares chamadas azotosomes, - nome dado ás membranas celulares que podem se formar nos lagos de metano líquido de Titã.

A nave Cassini foi a primeira a detectar cianeto de vinila em Titã com seu espectrômetro de massa, mas foi o Observatório ALMA, no  Chile, que pôde finalmente confirmar sua presença e abundância.

"Se as membranas puderem ser feitas em um laboratório que simula as condições do oceano de Titã, isso nos tornaria mais otimistas sobre a possibilidade da formação de vida em Titã", disse Maureen.




Será mesmo que a vida poderia se basear em outros compostos diferentes do (até agora) imprescindível  H2O? Se isso for realmente verdade, então as chances de vida extraterrestre serão multiplicadas de forma absurda!


Imagens: (capa-ilustração/NASA) / NASA / ESA / Cassini
02/02/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Concerteza.devemos mudar este conceito de que vida só existe onde tem água.acredito que a vida se adapta acada tipo de ambiente!!!ex excelen e animadora matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo Kai! De fato essa matéria é animadora e traz fatos realmente interessantes. Como diz no artigo, se a vida realmente puder existir na base de outros compostos que não a água, isso vai abrir um leque infindável de possibilidades...

      Abraços e bons céus!

      Excluir
  2. QUE EXISTE VIDA FORA DA TERRA,ISSO É SIMPLES DE SABER QUE SIM, ALGO Óbvio para qualquer cérebro saber, pois OS Universos são Infinitos.O Nosso E outros,Sim existe vida com certeza Simples E ÓBVIA de saber. É Só ver o infinito Pelo HUBBLE,....Saturno, e sua luas,até Aparições nitidas gravadas pela NASA de Naves voando Perto da Lua, Muita Vida existe por aí e Muitas delas mais inteligentes que a nossa com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Outro dia li uma matéria e após assisti um vídeo dizendo quase a mesma coisa, coincidentemente ambos falavam na possível existência de um segundo planeta (Terra 2) numa mesma órbita que a nossa, porém numa posição oposta. Achei impressionante esta possibilidade, pois se caso isto existisse, jamais poderíamos saber, a não ser que enviássemos algum satélite/aparelho para ver "atrás" do Sol. Daí imaginei se isso existisse, poderíamos estar fazendo o mesmo que a população dessa "Terra 2" (caso fosse provado sua existência). Procurando vida em outros lugares. Isso pode estar acontecendo em outros Mundos. Como o Universo é colossal... Ou mais que isso, e alguma civilização (mesmo que mais avançada que nós) que ainda não domine a técnica de viagem interestelar poderiam, obviamente, estar na mesma situação que nós. Somos tão pequenos, temos tão pouco tempo para entender sobre tudo, pôr em prática coisas que nos dê possibilidade de viajar na velocidade da luz, ou entender e talvez utilizar a energia escura, matéria escura, buracos negros, e muitos outros mistérios fascinantes desse Universo encantador. Vocês do Galeria do Meteorito sempre me encantam com tantas matérias maravilhosas. Parabéns a vocês e muito obrigada por compartilhar conosco tanto conhecimento. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tal Terra 2 não poderia existir pois estaria no ponto de Lagrange L3, cuja órbita é instável. Ou seja, o planeta já teria saído dessa posição perfeitamente simétrica com o nosso e seria detectável.

      Excluir
  4. Como a água no planeta terra e abundante, é logico que a vida existente nesse planeta será composta de água, e terra também maior necessidade a ela.
    Se em titã e abundante o metano a vida caso exista lá, será em sua maior parte composta e terá maior dependência de metano, certamente a vida se adapta a condições que cada astro possui.

    ResponderExcluir
  5. Saturno se mostrando cada vez mais habitável à vidas extraterrestres, não é atoa que é o meu planeta favorito, amei a matéria!!

    ResponderExcluir
  6. Eu já desconfiava disso mas não tinha certeza.

    ResponderExcluir
  7. Tudo no Universo é surpreendente . Somos crianças recém-chegadas que ficamos olhando da janela e fazendo suposições . Sabemos quase nada das possibilidades do Universo . Com certeza , o futuro nos obrigará a mudar nossos conceitos , nos fazer parar de colocar rótulos nas coisas . Aí sim, teremos dado um dos maiores passos em direção ao amadurecimento.

    ResponderExcluir