Tudo sobre o Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018

saiba tudo sobre o eclipse solar de 15 de fevereiro de 2018
Parte do sul do Brasil poderá observar esse belíssimo evento astronômico!


Nessa quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018, acontece um Eclipse Solar Parcial - momento em que parte do Sol será ocultada pelo disco lunar. Mas você sabe qual será o melhor local de observação?

Por incrível que pareça, os pinguins serão os mais privilegiados, já que dois terços da Antártica serão varridos pela sombra penumbral da Lua.



Mas calma! Os humanos também terão a chance de observar esse belíssimo evento astronômico. Parte do Chile, Paraguai e Argentina poderão presenciar o evento, assim como todo o Uruguai. As Ilhas Malvinas também verão a Lua ocultar o disco solar. No Brasil, apenas uma pequena parte da região sul poderá ver o evento.

Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas poderão presenciar o evento por viverem dentro da zona de visibilidade. A animação abaixo nos mostra o horário (UTC) que o eclipse começa e termina. Podemos também ver a região de visibilidade:

visibilidade do eclipse solar parcial de 15 de fevereiro de 2018

No Brasil, o Eclipse Parcial de 15 de fevereiro de 2018 poderá ser visto apenas do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, ele começará exatamente às 19h47, sendo que seu pico será visto ás 20h09 pelo horário local. A partir do ponto de vista do Brasil, apenas 4,2% do disco solar será encoberto pela Lua - isso significa que você precisará prestar muita atenção para perceber o fenômeno.




E lembre-se SEMPRE: nunca olhe para o Sol sem uma proteção adequada. Observar o Sol pode trazer danos irreversíveis à sua visão. Utilize óculos especiais para observação solar, ou óculos de soldador. Se for observar o Sol através de telescópios ou binóculos, o cuidado deve ser redobrado, pois os danos ao globo ocular podem ser ainda mais severos. Utilize apenas telescópios ou binóculos com filtro solar acoplado na saída do equipamento, e nunca na ocular.
como observar um eclipse solar de forma segura


Por que acontecem os eclipses solares?

Para que ocorra um eclipse solar, é necessário que a Lua Nova esteja perfeitamente alinhada com a terra e o Sol, fazendo assim com que nossa estrela seja parcial ou totalmente encoberta pelo seu disco. Mas esse alinhamento não acontece todos os meses, em todas as fases lunares.

Em 2018, por exemplo, teremos 12 Luas Novas, mas apenas três Eclipses Solares (15 de fevereiro, 13 de julho e 11 de agosto), sendo que todos eles serão parciais.




Durante o Eclipse Solar Parcial de 15 de fevereiro de 2018, a Lua Nova estará alinhada com a Terra, mas não o suficiente para encobrir completamente o disco solar. Dessa forma, apenas uma parte do Sol é encoberta pela Lua - a parte sul - portanto, a região do extremo sul do planeta poderá presenciar o evento.


Imagens: (capa-divulgação) / A. T. Sinclair / Galeria do Meteorito
15/02/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Se o Eclipse foi dia 15 de fevereiro, porque só mandaram a notícia no dia 16?

    ResponderExcluir