Descontrolada, queda da Tiangong-1 está sendo monitorada - veja como rastreá-la

queda da estação espacial chinesa
A estação espacial da China se despede de sua órbita e pode a qualquer momento iniciar sua queda vertiginosa


A Agência Espacial Europeia (ESA) postou mais uma nota com a previsão atualizada da reentrada da estação espacial chinesa Tiangong-1, e de acordo com seus cálculos, o laboratório espacial chinês deve cair da Terra (no horário internacional) entre o meio-dia do dia 31 de março e o início da tarde do dia 1 de abril - manhã de 31 de março e meio-dia do dia 1 de abril pelo horário de Brasília. O blog oficial da ESA está divulgando atualizações diárias sobre a reentrada de Tiangong-1.



Outras entidades, como a Corporação Aeroespacial localizada na Califórnia, EUA, também atualizaram suas previsões de reentrada do objeto. Segundo os estadunidenses, Tiangong-1 deve iniciar sua queda descontrolada às 11:00 do dia 1 de abril de 2018 (14h00 UTC), com uma janela de erro que pode variar cerca de 16 horas pra mais ou pra menos.




A Agência Espacial Chinesa também está monitorando seu laboratório espacial e fornecendo informações atualizadas a todo momento, porém não está realizando (ou divulgando) cálculos de previsão de reentrada.

Através do website SatView e do Heavens Above também é possível monitorar a localização exata de Tiangong-1, como vemos na imagem abaixo:

Monitoramento de Tiangong-1 feito pelo site Heavens Above
Monitoramento de Tiangong-1 feito pelo site Heavens Above.
Créditos: Heavens Above




A estação espacial Tiangong-1 pode cair em qualquer área mostrada em verde no mapa abaixo, inclusive no Brasil.

possíveis locais de queda da estação espacial chinesa Tiangong-1
Mapa central mostra os possíveis locais de queda da estação espacial chinesa Tiangong-1.
À esquerda temos o gráfico que mostra a densidade populacional de cada latitude.
À direita temos o gráfico que mostra a probabilidade de impacto de cada latitude.
Créditos: ESA / divulgação


Química tóxica

Apesar da maior parte da estação espacial Tingong-1, de 8,5 toneladas, queimar durante sua reentrada na atmosfera da Terra, algumas peças como seu tanque de combustível, devem resistir ao calor extremo e colidir no solo.

As chances maiores são dos fragmentos residuais caírem sobre o oceano, ou em áreas não populadas. Ainda assim, especialistas afirmam que parte da metil-hidrazina e do tetróxido de nitrogênio, combustíveis usados pela Tinagong-1, devem resistir a entrada e colidir na superfície.




Esses compostos químicos, além de serem altamente tóxicos, são classificados como prováveis cancerígenos humanos pela Agência de proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).


Imagens: (capa-ilustração) / Heavens Above / ESA / divulgação
29/03/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Então o combustível vai resistir à reentrada e explodir na terra ou vazar no mar... Cadê as conspirações sobre míssil orbital? Logo no dia 1o de abril?

    ResponderExcluir