Robô flutuante com Inteligência Artificial será novo companheiro de astronautas no espaço

CIMON - Estação Espacial Internacional
Assim como no filme "Passageiros", novo robô promete tornar as temporadas no espaço mais agradáveis...


A tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) logo receberá um novo membro, impresso em 3D de metal e plástico, e descrito por seus criadores como "um cérebro voador".



Seu nome oficial é CIMON, abreviação de "Crew Interactive Mobile Companion" ou "Companheiro Móvel Interativo de Tripulação". Construído pela empresa aeroespacial Airbus em uma parceria com a IBM, o CIMON possui IA (Inteligência Artificial) em um corpo autônomo e esférico. Seu modo de locomoção é a "flutuação", o que facilita manobras no ambiente de microgravidade da Estação Espacial. O robô possui ainda uma tela que exibe um rosto amigável na maior parte do tempo, mas pode também servir como amostra de dados para os astronautas. E acredite: ele também fala.

A função principal do robô de 5 quilos será de auxiliar e apoiar os astronautas da ISS como faria um assistente humano. CIMON será a primeira missão baseada em IA na Estação Espacial, disseram representantes da Airbus.




CIMON deverá ajudar a equipe da ISS a resolver problemas do cotidiano, processando e exibindo dados e diagnósticos. Além disso, o sistema informático de CIMON é como uma rede neural, ou seja, funciona como um cérebro humano, e isso possibilita que o robô flutuante se torne "amigo" dos astronautas, ajudando-os inclusive em dilemas pessoais.

Se você já assistiu ao filme Passageiros, é impossível não relacionar CIMON com o android Arthur, que ajudava os passageiros com tarefas e até mesmo com problemas emocionais. CIMON, apesar de não ter uma aparência humana, promete surpreender na interatividade.

arthur - bartender - robo - androide- Passageiros filme

O astronauta Alexander Gerst, que representou a Agência Espacial Europeia (ESA) na ISS entre maio e novembro de 2014 já está treinando CIMON. Alexander deverá retornar à ISS entre junho e outubro de 2018, e levará consigo o robô, que iniciará seus trabalhos no espaço.




Desde 2016, uma equipe de 50 técnicos vem trabalhando na IA (Inteligência Artificial) do robô para sua viagem ao espaço, alimentando dados da ISS e garantindo que o robô possa se orientar e se mover livremente. Ao mesmo tempo em que CIMON estava "conhecendo" os corredores da ISS, ele também estava se familiarizando com seu colega astronauta Alexander Gerst através de fotos e amostras de voz.

Uma das tarfeas de CIMON na ISS será resolver um cubo Rubik
Uma das tarefas de CIMON na ISS será resolver um cubo Rubik.
Créditos: Airbus

Uma vez estando no espaço, os astronautas terão várias tarefas para concluir junto com CIMON, que vão desde a resolução de um cubo Rubik até experiências médicas em que CIMON servirá como uma câmera interativa.




E você? O que acha de conviver diariamente enclausurado ao lado de uma Inteligência Artificial? Se sentiria mais seguro ou feliz?


Imagens: (capa-divulgação/Airbus) / Airbus
06/03/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Se for igual ao TARS, vai valer muito a pena haha

    ResponderExcluir
  2. porque nao deixa os planetas em paz todos nos estamos acabando com a terra com a poluição quer acaba com outros planetas também e são bandos de mentirosos falam que a terra vai acabar varias vesses e cade se nos ir pra outro plantas eas historias vao ser as mesmas

    ResponderExcluir