Plutão pode ter vida escondida abaixo da crosta congelada

PLUTÃO PODE TER VIDA

Durante sua formação, Plutão "criou" um oceano interno, que hoje pode ter água em temperaturas amenas para o surgimento e manutenção da vida


Quando pensamos em Plutão, logo temos uma cena em nossa mente: um lugar frio, distante, pequeno, e inóspito. Correto?! Bom, isso pode estar com seus dias contados. O novo estudo, publicado na revista Nature Geoscience revela evidências de um oceano de água líquida, escondido abaixo da crosta gelada de Plutão, com temperaturas amenas para o surgimento e manutenção da vida.


O estudo liderado por David Rothery, professor de geociência planetária da Universidade The Open,  diz ainda que tais características podem ser encontradas, talvez, em outros planetas anões.


Ao analisar mapas topográficos de Plutão, produzidos pela missão New Horizons, que visitou Plutão em 2016, os cientistas encontraram evidências de fraturas de extensão, que geralmente são produzidas pelo congelamento superficial de oceanos, sugerindo um oceano de água líquida entre a crosta e o núcleo.

CAMADAS INTERNAS DE PLUTÃO - OCEANO ESCONDIDO
Ilustração artística mostra oceano abaixo da crosta de Plutão.
Créditos: Pam Engebretson / Physics Org / The Conversation


Como Plutão pode ter um oceano?!

Europa (lua de Júpiter) e Encélado (lua de Saturno) também possuem oceanos de água líquida escondidos abaixo da crosta de gelo, porém, a força gravitacional de seus planetas gigantes gasosos é capaz de aquecer seu interior, permitindo que a água se mantenha em estado líquido.


No caso de Plutão, o calor teria sido fornecido inicialmente por impactos (durante sua formação) e posteriormente, mantido por material radioativo em seu núcleo. A crosta, que de acordo com o estudo teria cerca de 180 km de espessura, agiria como uma atmosfera, protegendo o oceano líquido e mantendo o calor preso abaixo dela.


A chance de vida em oceanos escondidos (desde Europa à Plutão) é empolgante pois abre um leque de possibilidades. Saímos da bolha "zona-habitável" e expandimos nossos horizontes quando o assunto é busca por vida extraterrestre.

Se realmente a vida existe em Plutão, ela não poderia depender da luz solar. Mas de uma coisa os cientistas não têm dúvida: se ainda existe um oceano aquecido, a vida tem chance de prosperar!



Imagens: (capa-NASA) / Pam Engebretson / Physics Org / The Conversation
13/07/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

10 comentários:

  1. Anônimo decerto irá dizer, que o que ele chama indevidamente de PLUTÃO, é habitado por Pluto.

    ResponderExcluir
  2. A vida é igual praga, espalhada por todo o universo, está claro que é um fenômeno bioquímico tão comum como a molécula de H2O, nos achamos tão especiais!! Igual um maluco deste site que se acha o escolhido, SQN!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo; Escolhido fui mesmo dentre todos de religiões-ainda-a-desestagnar e ciências-ainda-a-avançar do 3° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, para tirar inclusive tu, da IDADE DA PEDRA CIENTÍFICA.

    Tu não achas que TERRA que apenas é uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, seja erradamente PLANETA?

    Tu não chamas o nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, como os antigos costumavam chamar, de SISTEMA SOLAR?

    Tu como Tonho-Da-Lua, não chamas o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, lunaticamente de LUA?

    Portanto fui de facto escolhido, para dizer para vocês que o que vocês chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, UM MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO é, não interligado por primitivos sistemas de fios, e sim através pulsos eletromagnéticos energizadores emitidos.

    Ou seja, escolhido de facto fui, para tirá-los totalmente inclusive os da NASA, ROSCOSMOS e OUTRAS: do PROFUNDO POÇO DA IGNORÂNCIA CIENTÍFICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, poderia me responder, por favor qual é o elemento 5 que vc citou acima? EC? Gostaria muito de saber. Desde já agradeço.

      Excluir
    2. Unknown; Explico gratuitamente no meu blogger, DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

      Excluir
  4. Eu gosto também é de ver as tretas nos comentários kkkkkk.

    ResponderExcluir
  5. Robin; O Batman, perde sempre para o Maior De Todos os super-heróis o MEGA-MEM o MEGA-MEMÓRIA, procriado por mim.

    ResponderExcluir
  6. como diria meu avô, não passa de um monte de achismos sem a menor chance de comprovação, pelo menos até o próximo século...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo; Trata-se na verdade de DESCOBERTAS CIENTÍFICAS tão avançadas, que se espaço-tempo-i houvesse, por esses das ciências-ainda-a-avançar, nem há 2.000 anos futuros, seriam compreendidas.

    ResponderExcluir