Possível impacto em Júpiter é registrado por astrônomo amador

impacto em Júpiter 7 agosto 2019
O texano Ethan Chappel teve uma bela surpresa ao detectar uma provável colisão com o maior planeta do Sistema Solar


Enquanto o astrônomo amador do Texas, Ethan Chappel, observava o céu em busca de meteoros da chuva Perseidas no início de agosto, mal sabia ele que seu telescópio estava registrando um possível impacto de um asteroide ou cometa em Júpiter. Chappel detectou o flash de luz no Cinturão Equatorial Sul (SEB) do planeta. Os sinais revelam claramente o possível impacto.



O flash de luz surgiu na borda sul do SEB na mesma face do planeta onde se encontra a Grande Mancha Vermelha. Por conta dos ventos e da mudança contínua da atmosfera jupiteriana, qualquer "cicatriz" deixada pelo impacto estaria se deslocando para oeste. O flash durou cerca de 1 segundo, ou pouco mais.


impacto em Júpiter agosto 2019
Imagem processada do impacto em Júpiter em 7 de agosto de 2019 ás 04:07 UTC.
Créditos: Ethan Chappel / divulgação

Vários observadores ao saberem do possível impacto, observaram Júpiter com seus telescópios dos mais variados modelos, porém nenhuma cicatriz foi identificada.




Se confirmado, este seria o 7º impacto registrado em Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, desde julho de 1994, quando 21 fragmentos do cometa Levy-Shoemaker 9 se chocaram sucessivamente com o planeta criando flashes de luz visíveis em telescópios amadores. Este com certeza se trata do evento de colisão com Júpiter mais observado e falado de todos os tempos. Impactos adicionais por asteroides ou cometas foram observados em 2009, 2010, 2016 e 2017 (clique aqui para saber mais).

O mais interessante é que astrônomos amadores podem auxiliar nessa detecção. Um programa chamado DeTeCt criado por Marc Delcroix foi feito especificamente para procurar por flashes de impacto. Você pode baixar uma cópia acessando sua página (clique aqui), e muitos astrônomos amadores estão monitorando Jupiter e Saturno por impactos como esse. Quem sabe você não seja a próxima pessoa a registrar um impacto de um asteroide ou cometa num dos planetas gigantes do Sistema Solar.




Saiba mais informações sobre impactos em Júpiter no fórum Impact on Jupiter on Cloudynights (clique aqui), e em nossa live que acontece hoje, 21 de agosto a partir das 22h00 no Youtube (também disponível logo abaixo).

Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.



Imagens: (capa-Ethan Chappel) / Ethan Chappel / divulgação
21/08/19



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário