Planetas Anões

todos os planetas anões

Um planeta anão (também chamado de planetóide ou plutóide) é um corpo semelhante a um planeta (porém menor) , que deve orbitar uma estrela, que possua gravidade suficiente para assumir uma forma aproximadamente esférica (equilíbrio hidrostático), mas que não tenha 'limpado' a sua órbita.




É muito dificil a classificação dos planetas-anões. Segundo a UAI (União Astronômica Internacional), planeta anão é um objeto que orbita o Sol, com uma forma redonda e que está junto com outros objetos em uma região. Porém, observando corpos frios e que estão distantes do nosso sistema, conseguimos obter seu brilho com precisão, mas é difícil precisar o seu formato. Tal fato pode nos mostrar como é delicada a classificação das classes de objetos no nosso Sistema Solar.

Atualmente temos 5 Planetas Anões no Sistema Solar, sendo eles: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Com exceção de Ceres, todos os outros Planetas Anões têem suas órbitas localizadas além da órbita de Plutão. Note também, (na figura acima), que Planetas Anões também possuem satélites naturais (luas).

Detalhes sobre os Planetas Anões

  • Ceres 
planeta anão Ceres
Créditos: Sonda Dawn

Ceres tem um diâmetro de cerca de 974 km e é o corpo mais maciço do Cinturão de Asteroides, localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, a uma distância de 2,766 UA (unidades astronômicas). Ceres contém cerca de 1/3 da massa total do cinturão (9.5 × 1020 kg).

Quando descoberto, foi classificado como Planeta, porém, após ser constatado que naquela região haviam vários outros corpos, ele passou a ser considerado como Asteroide por mais de 150 anos. Hoje, Ceres é reconhecido pela UAI como Planeta Anão, inclusive, o mais próximo da Terra. Sua temperatura de superfície varia entre -106 e -34°C. Sua superfície possui crateras e diversos pointos luminosos que ainda não foram completam,ente compreendidos pelos especialistas. 



  • Plutão 
planeta anão Plutão
Créditos: New Horizons

Considerado como o décimo objeto mais massivo a orbitar o Sol, Plutão foi por muito tempo (até 2006) classificado como Planeta. Ele perdeu o posto após a descoberta de outros planetóides, e da alteração na classificação da UAI, porém, ele é atualmente o maior corpo do Cinturão de Kuiper .

Plutão é composto primariamente de gelo de água, contendo também nitrogênio congelado em sua superfície e um núcleo rochoso. Sua temperatura média é de -229 ºC, e é relativamente pequeno, contendo cerca de 1/5 da massa da Lua e 1/3 de seu volume. Sua órbita é altamente inclinada e excêntrica, fazendo com que a sua distância do Sol altere de 30 UA no perihélio a 49 UA no afélio. Curiosamente, quando no periélio, Plutão pode se encontrar mais próximo do Sol do que Netuno. 


Plutão e sua maior lua, Caronte, são às vezes considerados como planeta binário, isso porque o baricentro de suas órbitas não se encontra em nenhum dos corpos. É possível que a UAI ainda faça uma definição de planeta binário, que provavelmente classificará Plutão e Caronte como um Planeta Anão Binário. Plutão também tem quatro outras luas menores, Nix, Hidra, Cérbero e Estige.



  • Haumea

Haumea possui dois pequenos satélites naturais, Hiʻiaka e Namaka, que, acredita-se, sejam destroços que se separaram de Haumea devido a uma antiga colisão. Haumea é um plutóide com características pouco comuns, tais como a rápida rotação, elongação extrema e albedo elevado devido a gelo de água cristalina na superfície. A sua distância é de 43,335 UA.


Haumea foi descoberto em Dezembro de 2004, porém, somente em 18 de Setembro de 2008 é que foi confirmada a sua classificação como Planeta Anão, recebendo então o nome da deusa havaiana do nascimento e fertilidade.




  • Makemake
Makemake e sua lua MK 2

É o terceiro maior Planeta Anão do Sistema Solar e o segundo maior objeto do cinturão de Kuiper. A sua órbita chega a 45,791 UA, e sua massa é de ~3×1021 kg. Makemake foi descoberto em 31 de Março de 2005 por uma equipe liderada por Michael Brown, e anunciado em 29 de Julho de 2005. Recebeu o nome do deus rapanui Makemake. Em 11 de Junho de 2008, a UAI incluiu-o em sua lista de candidatos potenciais à classificação de plutoide. Makemake foi formalmente classificado como Planeta Anão em Julho de 2008.

Em abril de 2016, através de observações feitas pelo Telescópio Espacial Hubble, o cientista planetário Alex Parker, Mark Buie e sua equipe confirmaram a existência de uma lua de Makemake, apelidada de MK 2.



  • Eris

Éris, conhecido oficialmente como 136199 Eris, é um Planeta Anão localizado em uma região conhecida como disco disperso, a uma distância média de 67,668 UA. Sua temperatura, de acordo com estudos recentes (2015) foi estimada em -238°C na parte iluminada pelo Sol. Acreditava-se que Éris era o maior Planeta Anão do Sistema Solar, mas em 2015 seu diâmetro foi calculado em 2.326 km, o que o coloca praticamente com o mesmo tamanho de Plutão. Quando foi descoberto, ficou informalmente conhecido como o "décimo planeta", porque na época seu diâmetro estimado era maior do que o diâmetro do ex-planeta Plutão. Seu perídodo orbital é de cerca de 560 anos, e assim como Plutão, sua órbita é bastante excêntrica, fazendo com que sua distância no periélio chegue a 35 UA e no afélio a 97 UA.


Erís é tão afastado do Sol, que se um observador estivesse na mesma distância que ele se encontra, veria o Sol apenas como uma estrela brilhante. 


Éris possui uma lua chamada Disnomia. Ela  foi descoberta no dia 10 de Setembro de 2005. Estima-se que Disnomia seja oito vezes menor e sessenta vezes menos brilhante que Éris, e que seu período orbital seja de cerca de 14 dias.