Terra

Planeta Terra

A Terra é um planeta rochoso (ou telúrico), e está relativamente próxima do Sol – cerca de 150 milhões de quilômetros. Aparentemente é um planeta ondulado, porém possui forma elipsoidal, ou seja, possui os polos achatados por causa do movimento que realiza em torno de si mesmo. Também é irregular e matematicamente complexo. Possui aproximadamente ¾ de sua superfície formada por água. Químicamente, é dividido em crosta, manto e núcleo.

Crosta, manto e núcleo da Terra

O núcleo, a parte mais interna do planeta, é dividido em núcleo sólido e líquido. O núcleo sólido é composto predominantemente por ferro e níquel e possui elevada temperatura em função do seu campo magnético. O núcleo líquido é composto pelos mesmos componentes do núcleo sólido, porém em estado líquido. A essa parte do núcleo é que se atribui a formação do campo magnético.

Campo magnético da Terra

O manto, a parte que se encontra entre o núcleo e a crosta, é formado por silício, ferro e magnésio em estado pastoso. Apesar de ser encontrado em estado sólido, acredita-se que permanece no estado pastoso em função das altas temperaturas, 3.400ºC.

A crosta, também chamada de litosfera, é a parte externa do planeta que se forma a partir de oxigênio, silício, alumínio, magnésio e ferro. Possui placas tectônicas ou litosféricas que se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto. Tais movimentações ocorrem por causa das pressões que o manto exerce sobre a crosta, o que acarreta deformações na crosta. Também sofre o rompimento de suas camadas rochosas resultantes da pressão do manto, provocando o vulcanismo (que se dá principalmente em regiões onde existe o encontro de placas tectônicas) e os terremotos (que são vibrações induzidas pelos movimentos das placas litosféricas).

A Terra apresenta uma inclinação axial de 23,5 graus, a contar da perpendicular ao plano Terra-Sol. O período de rotação (tempo que o planeta leva a completar uma volta em torno de seu próprio eixo) é de 24 horas. Já o período de translação (tempo em que o planeta leva para completar uma órbita completa ao redor do Sol) é de  365,25 dias, por isso, temos a cada  anos, o famoso ano bissexto, onde acrescenta-se 1 dia para compensar 1/4 de dia perdido em cada ano. A velocidade orbital da Terra é de cerca de 30 Km/s (quilometros por segundo). Nessa velocidade, a Terra percorre uma distância igual entre a Terra e a Lua em cerca de 6 horas!




Até o momento só é possível comprovar que há vida em nosso planeta, porém, cientistas em todo o mundo buscam evidências de que a vida tenha surgido em outros planetas, ou satélites. Em uma galáxia há cerca de 100 bilhões de estrelas... ou seja, bilhões de sistemas estelares com seus respectivos planetas... nos estamos descobrindo a cada dia mais e mais sobre esse imenso sistema se galáxias e estrelas, e quem sabe um dia, talvez não tão distante assim, teremos descoberto vida fora da Terra?