Os 7 Maiores Cataclismos na Terra - 4° lugar

Já tivemos o , e lugar no ranking dos "7 Maiores Cataclismos na Terra", porém o nosso 4° lugar na lista foi tão devastador que acabou com os gigantes que viviam aqui.


4° lugar: A Extinção do Ordoviciano

Desde que a vida proliferou na Terra até os dias atuais, 99% dos seres-vivos já não existem mais, principalmente por 5 eventos de extinção em massa. O primeiro, foi durante o período Ordoviciano que ocorreu 450 milhões de anos atrás.

No período Ordoviciano, a Terra era coberta por 3 enormes oceanos, e 4 continentes. Nos oceanos, a vida já havia florido. Já existiam corais e as primeiras espécies de peixes, mas após a Extinção do Ordoviciano, 60% da vida na Terra desapareceu. 

Por muitos anos, acreditava-se que tal extinção em massa teria ocorrido por conta de uma era glacial, mas recentemente estudos formaram teorias de que o grande causador de tamanho desastre veio do cosmos, como uma explosão de raios gama, uma das maiores do Universo.

A explosão de raios gama são eventos que ocorrem em estrelas. Dois feixes de luz, direcionados para lados opostos são ejetados de uma estrela com partículas energéticas em alta velocidade, e com muita, muita radiação, e esses gigantes feixes de luz atravessam o espaço cósmico, como um laser mortal. Uma explosão como essa pode durar desde alguns segundos até vários minutos. A explosão de raios gama pode facilmente queimar 1/3 da camada de ozônio da Terra, e qualquer ser-vivo que esteja do lado exposto da Terra, sofreria uma grande descarga de radiação letal. 


Uma exposição letal como esta, pode também ter alterado com grande parte das moléculas de nitrogênio e de oxigênio da atmosfera terrestre, produzindo dióxido de nitrogênio, que bloqueiam a luz do Sol, causando um desastre secundário, uma "Era Glacial".

Pesquisas apontam que não só a camada superficial da Terra teve a vida dizimada, como também a do fundo dos oceanos, o que denota uma exposição à raios ultra-violeta. Uma explosão de raios gama seria, no momento, a teoria mais paupável de tamanha aniquilação da vida na Terra. Há outra teoria que diz que essa exposição aconteceu pelo fenômeno conhecido como "choque em arco".


Imagem meramente ilustrativa


Um choque em arco ocorre quando há compressão de matéria contra um objeto, por exemplo, quando um navio está viajando no oceano. Na frente do navio, a quilha, por conta da pressão da água e do movimento dele, causa um "choque em arco", formando ondas. No caso de planetas, o choque em arco acontece da seguinte maneira. A nossa Galáxia viaja no espaço a uma altíssima velocidade. O lado da galáxia que está virado para frente, comprime o gás inter-galático, e muita pressão é formada, criando energia e raios cósmicos. A galáxia possui a sua proteção magnética, portanto ela corta esses raios cósmicos, assim como a aerodinâmica de um carro de fórmula 1 corta o vento quando ele está em alta velocidade. Mas se a galáxia possui proteção contra os raios cósmicos, como a Terra poderia ter sido atingida?

A posição do Sistema Solar oscila dentro da Galáxia, passando por cima e por baixo do disco a cada 64 milhões de anos. A maior parte do tempo, o Sistema Solar está protegido dentro do campo magnético da Galáxia, porém, quando está na parte mais exterior, ele fica vulnerável à exposição de raios cósmicos, da mesma maneira que ficamos exposto ao vento quando colocamos a mão pra fora da janela com o carro em movimento.

Pesquisas indicaram que fósseis espalhados por todo o globo terrestre indicam uma grande variação da biodiversidade terrestre a cada 64 milhões de anos, que coincidem com a exposição do nosso Sistema Solar aos raios cósmicos e ao choque em arco. 

A Extinção do Ordoviciano foi realmente um grande cataclismo, mas a 3° maior catástrofe ainda é pior... 


Está gostando da nossa série? Então
Curta nossa página no Facebook
e conheça muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Isso foi demonstrado no programa da Ana Paula Padrão (quando estava np SBT - http://yet-clerk.blogspot.com.br/2007/04/o-sol-e-o-aquecimento-global.html)!

    ResponderExcluir
  2. oi meu nome e emilly e eu nao estava procurando essa resposta

    ResponderExcluir