Outro formato "Pac Man" encontrado no sistema de Saturno


         Essa imagem parece familiar? Cientistas da missão Cassini da NASA avistaram um curioso e bem conhecido formato de um jogo de video-game dos anos 80 no sistema de Saturno, mais especificamente em Mimas e Tétis (satélites de Saturno). O primeiro foi encontrado em Mimas no ano 2010, e agora, o famoso formato "Pac Man" também foi encontrado em Tétis, e ele aparece em dados térmicos obtidos pelo espectrômetro da Cassini que é composto de infravermelhos, com áreas mais quentes tomando esse formato.
         "Encontrar um segundo Pac-Man no sistema de Saturno nos diz que os processos de criação são mais comuns do que se pensava anteriormente", disse Carly Howett, o autor principal de um artigo recentemente publicado na revista online Icarus. "O sistema de Saturno - e até mesmo o sistema de Júpiter - poderia vir a ser uma verdadeira galeria de personagens."        Os cientistas teorizam que a forma de Pac-Man térmica nas luas de Saturno ocorrem por causa da maneira que elétrons altamente energizados bombardeiam as latitudes baixas no lado da lua que está voltado para Saturno enquanto a mesma orbita o planeta. O bombardeamento transforma uma parte da superfície macia em gelo compactado. Como resultado, a superfície modificada não aquece tão rapidamente na luz do Sol e também não resfria rapidamente durante a noite como o restante da superfície. Encontrar outro formato "Pac-Man", agora em Tétis confirma que os elétrons de alta energia podem alterar drasticamente a superfície de uma lua gelada. Também, porque a região alterada em Tétis, ao contrário de Mimas, também é bombardeada por partículas de gelo de Encélado.         "Estudos em comprimentos de onda infravermelhos nos dão uma quantidade enorme de informações sobre os processos que atuam no formato dos planetas e luas", disse Mike Flasar, investigador principal do espectrômetro da NASA Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Md. "Um resultado como este ressalta o quão poderosas são essas observações".         Os cientistas viram o novo Pac-Man em Tétis em dados obtidos no dia 14 de Setembro de 2011, onde as temperaturas durante o dia dentro da boca do Pac-Man se mostraram mais frias do que seus arredores por 15 graus Kelvin. A temperatura mais quente registrada foi de menos 90 graus Kelvin, que na verdade é um pouco mais frio do que a temperatura mais quente em Mimas (cerca de menos 95 graus Kelvin). No Tétis, ao contrário de Mimas, o padrão Pac-Man também pode ser visto em comprimentos de onda próximos da luz visível, na superfície, como uma região mais escura. Esta variação de brilho foi observado pela primeira vez pela sonda Voyager da NASA em 1980.

         "Encontrar um novo Pac-Man demonstra a diversidade de processos no sistema de Saturno", disse Linda Spilker, cientista do projecto Cassini no Jet Propulsion Laboratory da NASA, Pasadena, Califórnia "Observações futuras de Cassini podem revelar outros novos fenômenos que nos surpreendam, e nos ajudar a compreender melhor a evolução das luas no sistema de Saturno, e até mesmo, compreender além disso".         A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da Nasa, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. Jet Propulsion Laboratory da NASA, em Pasadena, na Califórnia, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, administra a missão para a NASA Science Mission Directorate, Washington, DC. A Cassini foi projetado, desenvolvida e montada no Jet Propulsion Laboratory. A equipe do espectrômetro infravermelho está instalada na NASA Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland, onde o instrumento foi construído.

Fontes: ESA / NASA Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário