Estrela prestes a explodir em uma supernova é registrada pelo Hubble

O Telescópio Espacial Hubble registrou essa belíssima imagem, que antecede o final violento de uma estrela



O Telescópio Espacial Hubble capturou uma nova foto impressionante de uma estrela condenada, que está prestes a explodir em uma supernova.

Imagem composta de supernova 1987A. Dados do ALMA (em vermelho)
mostram o centro remanescente. HST (em verde) e Chandra (em azul)
mostram a onda de choque em expansão. Créditos: R. Indebetouw et. al,
A. Angelich (NRAO/AUI/NSF); NASA/STScI/CfA/R. Kirshner;
NASA/CXC/SAO/PSU/D.

A estrela, conhecida como SBW2007 1 (ou SBW1), está rodeada pelo seu próprio gás expelido, e no momento, essa estrutura magnífica é chamada de Nebulosa Planetária. "Um 'olho-roxo' olhando para nós através do espaço", comentaram os funcionários da NASA em uma descrição da imagem acima. SBW1 está localizada a mais de 20 mil anos-luz de distância da Terra.

"A estrela tinha, originalmente, 20 vezes a massa do nosso Sol, e agora está envolta em um anel de gás", escreveram os oficiais da NASA. "Mas essa não é uma estrela qualquer; ela está predestinada a se tornar uma supernova".

Os cientistas suspeitam que a estrela SBW1 terá um final violento como uma supernova, isso por conta de sua semelhança com a famosa supernova SN 1987A, uma estrela que explodiu em 1987. Ambas as estrelas estavam viajando a velocidades parecidas​​, tinham o mesmo brilho, e possuíam anéis muito semelhantes, do mesmo tamanho e da mesma idade.

"A uma distância de mais de 20.000 anos-luz, será seguro observar essa bela explosão", escreveram os oficiais da NASA. "Se tivermos muita sorte, pode acontecer enquanto ainda estivermos vivos".



Fonte: Space / NASA / ESA
Imagens: NASA / ESA / ALMA / HST / Chandra
14/01/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Ainda dentro do assunto.

    http://gizmodo.uol.com.br/recriar-parte-estrela-terra/

    ResponderExcluir
  2. Acredito mais que ela entre em ignição,mas como é muito grande e as forças são gigantescas ela pode se desintegrar,,,palpite!

    ResponderExcluir
  3. Depois ela vai se dispersar e sobra só uma estrela de Neutrons ou um Buraco Negro.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi num site (não lembro se é esse)Que uma Super gigante Massiva Estrela iria entra em colapso a mais ou menos 200.000 anos e seria mais visível que a lua a noite.Se eu tiver errado me corrijam por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tem a Betelgeuse [Alpha Orionis (α Orionis)], que se localiza na constelação de Órion. Ela é uma estrela supergigante vermelha. "Cerca de 1.180 vezes maior do que o nosso Sol e a uma distância de cerca de 650 anos-luz, ela ainda aparece como um pequeno ponto laranja no céu"-Royal Astronomical Society, Reino Unido. Cientistas preveem que ela possa vir explodir em uma supernova em cerca de 100.000 anos. Uns dizem que ela pode chegar ao brilho da Lua crescente, outros dizem que ela possa chegar ao brilho de uma Lua cheia e que claramente poderá ser vista durante os dias por alguns meses. Na verdade, ninguém sabe ao certo ç-ç
      Fontes: Wikipédia;
      Revistagalileu.globo;
      Universoracionalista;
      Thoth3126.

      Excluir
    2. Tem a Eta Carinae também. Que pode se tornar uma Hipernova, com o brilho maior que o da Lua.

      Excluir
  5. Certa madrugada estava olhando para as estrelas e uma lançou outras "estrelas" (como fogos de artifício) pra todos os lados. Três foram lançadas bem longe. Mas hoje acredito que foi um meteorito que pode ter explodido.

    ResponderExcluir
  6. Certa madrugada estava olhando para as estrelas e uma lançou outras "estrelas" (como fogos de artifício) pra todos os lados. Três foram lançadas bem longe. Mas hoje acredito que foi um meteorito que pode ter explodido.

    ResponderExcluir