O buraco negro mais poderoso do Universo?

Um quatrilhão de vezes a massa do Sol


Astrônomos usaram o Observatório de Raios-X Chandra da NASA e um  conjunto de outros telescópios para revelar um dos mais  poderosos buracos negros conhecidos. O buraco negro tem criado  enormes estruturas de gás quente ao seu redor, impedindo a  formação de trilhões de estrelas. Este monstro está em um  aglomerado de galáxias chamado RX J1532.9 3021, localizado a  cerca de 3,9 bilhões de anos-luz da Terra. O aglomerado é muito  brilhante nas ondas de raios-X, o que implica que é extremamente  grande, com uma massa de cerca de um quatrilhão de vezes a massa  do nosso Sol. No centro do aglomerado há uma grande galáxia  elíptica, que contém o buraco negro supermassivo.

O que está impedindo a formação de um grande número de estrelas  em RX J1532 ? As imagens do Observatório de Raios-X Chandra e  Karl G. Jansky Very Large Array do NSF (VLA) têm fornecido uma  resposta para esta pergunta. A imagem de raios-X mostra duas  grandes cavidades no gás quente em ambos os lados da galáxia  central. A imagem do Chandra foi especialmente processada para  enfatizar essas cavidades. Ambas as cavidades estão alinhadas  com jatos observados em imagens de rádio do VLA. A localização  do buraco negro supermassivo entre as cavidades é uma forte  evidência de que os jatos supersônicos gerados pelo buraco negro  perfuram o gás quente e o empurra para os lados, formando as  cavidades.

As 'frentes de choque' (semelhantes aos estrondos sônicos)  provocadas pelas cavidades em expansão e pela liberação de  energia por ondas sonoras que reverberam através do gás quente  fornecem uma fonte de calor que impede que a maior parte do gás  forme novas estrelas.

As cavidades têm aproximadamente 100.000 anos-luz de diâmetro,  igual à largura da Via Láctea. A cavidade mais distante também é  vista em um ângulo diferente em relação aos jatos, ao longo de  uma direção norte-sul. Esta cavidade foi provavelmente produzida  por um jato de uma explosão mais antiga do que o próprio buraco negro.

Fonte: Dailygalaxy 
25/01/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 comentários:

  1. Maior buraco negro do universo nem a pau mas sim o maior que ja descobrimos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maior buraco negro do universo nem a pau mas sim o maior que ja descobrimos

      Excluir
  2. Nada ver, maior do universo, cientistas nem sabem o que falam meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cala boca, você que não sabe de nada, se dependêssemos de pessoas como você estaríamos na idade da pedra, não tente discutir algo que você não possui conhecimento.

      Excluir
    2. Na verdade, ele está correto. Você deveria respeitar os outros antes de falar besteira, você sim não sabe do que está falando. Com "maior do universo" ele quis dizer que a ciência não tem noção do tamanho do universo para afirmar isso, e, em alguns casos, a ciência é sim um equivoco.

      Excluir
    3. Talvez a ciência não tenha se equivocado, mas o site, a mídia e outros "informantes" (principalmente os boca-a-boca).

      Excluir
    4. Mas a matéria mesmo fala que é o maior já conhecido

      Excluir
  3. ...o maior buraco negro é onde esta se expandindo o universo, esses outros são filhotinhos....

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. kkkkkkkkk Nada haver cara. Não se compara uma grande perfeição da natureza com um monte de merda política. Se um cara dos Estados Unidos lesse esse artigo ele iria comentar "Esse buraco negro é realmente grande, mas os problemas dos nossos partidos políticos são menores." ?

      Excluir
  5. O Universo mesmo que seja finito. em nossa concepção é infinito, pois como poderemos calcular na prática "Um quatrilhão de vezes" a massa do Sol. E tem gente que acha que isso veio do nada. Pode até ter havido o Big Bang, mas eu faço uma pergunta que até hoje ninguém fez: Se era o nada, se era a energia contida em algo do tamanho da cabeça de um alfinete, então quem criou o Espaço Físico que Contempla O Universo que continua a se expandir? Já em nosso pequeno Universo(Brasil), concordo com o Maicom temos um imenso Buraco Negro chamado PT. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não vai ser nessa vida que saberemos a resposta.Mas posso te dizer que vivemos num grande buraco negro chamado Brasil

      Excluir
    2. algo sem resposta lógica.. alguns metidos a conhecedores da ciência aqui na internet vomitam novas descobertas em que cientistas conseguiram criar materia a partir do nada, do vacuo, mas para que esta reação fosse possível foi preciso a ação por meio dos experimentos dos cientistas, mas se nao havia nada antes, apenas vacuo o que causou a ação que desencadeou a reação da criação de toda materia conhecida?

      Excluir
    3. Eu creio no Eterno poder no Espírito Santo Eterno,o Já, Agora, que chamamos Deus o Eu Sou , que quando bem quis criou tudo pela palavra, aja , materialize-se, forme matéria escura e matéria brilhante que chamou luz ou alta vibração, e matéria escura que são os buracos negros as grandes fontes de matéria escura para dar equilíbrio no vácuo, e para Ele o grande Eu Sou tanto a luz quantos as trevas são a mesma coisa, nada era do tamanho de uma cabeça de alfinete, ele materializou tudo no tempo espaço criado por ele, o espaço tempo já existe no eterno passado.

      Excluir
  6. elza fátima loureiro26 de janeiro de 2014 às 01:35

    Só para me identificar. O comentário anterior foi elaborado por mim(postei como anônimo), pois não sabia como postar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade e possivel calcular SIM, gaças a uma coisinha chamdada MATEMATICAA

      Excluir
    2. Eu creio no Eterno poder no Espírito Santo Eterno,o Já, Agora, que chamamos Deus o Eu Sou , que quando bem quis criou tudo pela palavra, aja , materialize-se, forme matéria escura e matéria brilhante que chamou luz ou alta vibração, e matéria escura que são os buracos negros as grandes fontes de matéria escura para dar equilíbrio no vácuo, e para Ele o grande Eu Sou tanto a luz quantos as trevas são a mesma coisa, nada era do tamanho de uma cabeça de alfinete, ele materializou tudo no tempo espaço criado por ele, o espaço tempo já existe no eterno passado.

      Excluir
  7. não sei pra que tanta massa. o universwo vai engordar .na verdade disseram que ele esta expandindo mesmo

    ResponderExcluir
  8. Olha cada comentario que a gente vê que é foda ! Ninguém falou que esse é o maior ou mais poderoso buraco negro do universo , o nome da noticia é : O buraco negro mais poderoso do universo ? . Com ponto de interrogação , ou seja , não esta afirmando , esta indagando . Antes de falar mal da ciência , essas pessoas deveriam ter mais interpretação de texto ! Só acho .

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. A massa pode ser calculada pela força gravitacional exercida pelo astro, o material pode ser identificado pela luz emitida pelo mesmo, a singularidade e confirmada pelo grande caldeirão de fusão nuclear necessário para a formação de elementos com numero atómico acima de 12, pois o nosso sol só consegue fabricar hélio do hidrogênio. A dificuldade de agregação destes gazes para a formação de estrelas menores é justificável pelo tamanho do horizonte de eventos, algo semelhante acontece com Júpter, a força gravitacional atrapalha a formação de um novo planeta entre Marte e Jupter, que sem a agregação da matéria formou-se um cinturão de asteroide, que de vez em quanto algum nos visita, e muda toda a história. O universo não é infinito, e sim finito, pois matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço, e o universo é feito de massa que conhecemos e algo mais que a ciência ainda quebra a cabeça para descobrir, pois de acordo com os movimentos das galáxias seria necessários muito mais massa do que foi identificado. Agora o homem, coitado..... "sabe nada inocente!!!!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio no Eterno poder no Espírito Santo Eterno,o Já, Agora, que chamamos Deus o Eu Sou , que quando bem quis criou tudo pela palavra, aja , materialize-se, forme matéria escura e matéria brilhante que chamou luz ou alta vibração, e matéria escura que são os buracos negros as grandes fontes de matéria escura para dar equilíbrio no vácuo, e para Ele o grande Eu Sou tanto a luz quantos as trevas são a mesma coisa, nada era do tamanho de uma cabeça de alfinete, ele materializou tudo no tempo espaço criado por ele, o espaço tempo já existe no eterno passado.

      Excluir
  11. o PTzão é o culpado por toda a corrupção do Universo. .. os buracos negros são mecanismos que o lulinha criou para se dar bem e sugar a grana dos brasileiros. .. ele tá mandando tudo para um universo paralelo onde a ptzada fica de boa. .. para acabar com isso os santos deputados dos outros partidos prometem alterar a Lei da Gravidade e fazer com que a grana roubada do pt seja devolvida por outro buraco negro. .. na real um buraco branco e cheio de dimdim. .. huáshuashuas. ..

    ResponderExcluir
  12. Respeitem a ciência, através dela muitos estão vivos,quase todos no mundo dependem dela,seja na qualidade de vida,informações e conhecimentos e conforto. Não dêem razão a demagogia,sejam justos e coerente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo esse pessoal só ta ai para fazer brigas,pois são um bando de burros desculpe o termo mas...

      Excluir
  13. Gosto de ler os comentários! É muito ilário!

    ResponderExcluir