O cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko emerge de trás de Sol







Após seu despertar no dia 20 de janeiro desse ano, a sonda Rosetta retomou sua jornada de uma década para se encontrar com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, que recentemente re-emergiu de trás do Sol quando visto do ponto de vista na Terra.

As imagens abaixo mostram o cometa como visto pelo Very Large Telescope do ESO (VLT ), no Chile, em 28 de fevereiro. A imagem à esquerda mostra o cometa em meio as estrelas de fundo, e a imagem da direita teve os rastros das estrelas retirados e a exposição do cometa aprimorada.

Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko visto pelo VLT, no Chile.
Créditos: ESO / VLT 

Estas são as primeiras observações de 67P/Churyumov-Gerasimenko feitas pelo VLT desde outubro. Desde então, o cometa aumentou seu brilho em cerca de 50%, o que indica que o gelo de sua superfície já pode ter começado a sublimar.

Lançada em março de 2004, Rosetta será a primeira missão a orbitar um cometa e pousar uma sonda em sua superfície. Em maio desse ano a sonda irá se encontrar com o cometa e entrar em órbita em torno dele em agosto. No mês de novembro a sonda Philae deverá pousar na superfície do cometa e realizar observações científicas quando o cometa fizer sua aproximação máxima com o Sol, em agosto de 2015.

Para saber mais sobre a missão, clique aqui.

Fonte: Space
Imagens: ESO / VLT
14/03/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário