AO VIVO: Chuva de meteoros Delta Aquarídeas Austrais 2014 (finalizado)

Como observar essa chuva de meteoros a olho nu?



Na noite do dia 29 de julho, teremos o privilégio de acompanhar uma transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Delta Aquarídeas Austrais, a partir de câmeras instaladas no Centro de Vôo Espacial Marshall da NASA, em Huntsville, no Alabama.




A chuva de meteoros Delta-Aquarídeas Austrais tem seu pico (momento em que mais meteoros podem ser observados) entre os dias 28 e 29 de julho, quando cerca de 15 ou 20 meteoros são vistos a cada hora. Apesar disso, essa chuva ocorre anualmente, entre o dias 14 de julho e 18 de agosto.


A cobertura ao vivo terá início nessa terça-feira, 29 de julho, às 22h30 pelo horário de Brasília (01h30 UTC 30/07), e estará disponível no vídeo abaixo, uma cortesia da NASA. Não perca!

Atualização - 31/07 às 17:00

A transmissão ocorreu com sucesso e já foi finalizada. Para não perder outros eventos como esse, inscreva-se gratuitamente em nosso site, e curta nossas paginas nas redes sociais!

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Broadcast live streaming video on Ustream
A cobertura desse evento depende diretamente de condições climáticas favoráveis.


Como observar a chuva de meteoros Delta Aquarídeas Austrais a olho nu?

Primeiramente, devemos enfatizar que para se observar uma chuva de meteoros não precisamos de equipamentos, como binóculos ou telescópios. Como os meteoros riscam o céu, o melhor é visto a olho nu. Dê preferência para locais longe de cidades grandes e de luminosidades, onde o céu seja bem escuro.

Como o próprio nome diz, a chuva de meteoros Delta Aquarídeas Austrais terá sua radiante (local de onde os meteoros parecem surgir) na constelação de Aquarius.

Radiante da Chuva de Meteoros Delta Aquarídeas Austrais, na constelação de Aquário.
Créditos: STELLARIUM

Repare que, próximo da radiante da chuva, tem uma estrela de brilho bastante intenso, chamada Fomalhaut, que apesar de não pertencer à constelação de Aquário, servirá como uma guia para encontrarmos a radiante, que estará bem próxima dela.

À partir das 20h00 do horário local, já é possível avistar a constelação de Aquário nascendo, próximo do horizonte leste, porém, o melhor horário para se observar essa chuva de meteoros será quando a constelação passar pelo zênite (ponto mais alto do céu) e começar a ir para os lados do oeste, ou seja, após às 03h00 da madrugada. Apesar de ser uma chuva de intensidade fraca, o privilégio de observar um meteoro rasgando o céu faz a experiência valer muito a pena.


Como acontecem as chuvas de meteoros?

Uma chuva de meteoros ocorre quando a Terra passa por detritos espaciais que geralmente têm o tamanho de grãos de areia. Quando esses detritos entram na atmosfera terrestre em alta velocidade, eles encontram a resistência do ar, e queimam criando o rastro luminoso conhecido como meteoro, e popularmente chamado de "estrela cadente". Geralmente, os detritos que geram uma chuvas de meteoros são provenientes de astros conhecidos, como cometas ou asteróides, porém, o astro associado à chuva Delta Aquarídeas Austrais ainda é um mistério.

Créditos: NASA
Imagem: STELLARIUM
28/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

39 comentários:

  1. Respostas
    1. Pessoal, vejam que está lá na matéria o Dia e horário!! Tá muito claro lá!! NOITE DO DIA 29/7 !!!

      Excluir
  2. Esta noite consegui ver, foi muito emocionante... só que foi no meu sonho (kkkkk...) sonhei que estava tendo a chuva de meteoros, foi até emocionante de ver, tinha pego minha câmera fotográfica e fiquei filmando. mas no momento que ia passar os videos pro computador para ver melhor, surpresa: o sonho acabou... imagine ver de verdade?...

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo, a transmissão é amanhã, dia 29 de julho, mas pra quem for observar a olho nu, vale lembrar que o pico começa essa noite, dia 28. Abraços e bons céus à todos !

    ResponderExcluir
  4. Até agora só esses maldito falando.

    ResponderExcluir
  5. Que merda aqui ta moh frio e o céu ta nublado..sera q dá pra ver.. ;/ kkkkkk'

    ResponderExcluir
  6. fiquei la fora uns quarenta minutos e vi uns sete !

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. n vi merda nenhuma acho q vcs estão mentindo kkk

      Excluir
  8. Que horas começa ao vivo? E como vamos ver já que é muito burocrático o sistema operacional. Bons céus.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Aqui em Salvador-Ba céu repleto de nuvens. :-(

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite! Nublado em São Lourenço/MG.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. A NASA informou que está reiniciando a transmissão, e pediu um pouco de paciência. Vamos aguardar que já já deve começar. Um grande abraço, e bons céus!

      Excluir
  12. ENQUANTO ISSO: ASSISTAM A MELHOR WEB NOVELA DO BRASIL! EM VILA DOS MUTANTES UM ASTEROIDE AMEAÇA A VIDA DOS CARIOCAS. A AJTV WEB QUE FEZ A PRODUÇÃO.
    http://viladosmutantes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acessem o site e Assista ao CAPÍTULO 13: http://viladosmutantes.blogspot.com.br/ E UMA NAVE ESPACIAL ASSUSTA MORADORES

      Excluir
  13. Acho que a chuva de meteoros destruiu o satélite deles kkkk

    ResponderExcluir
  14. Galera...é melhor assistir através do site da Nasa: http://www.nasa.gov/watchtheskies/delta-aquarids-ustream-2014.html

    ResponderExcluir
  15. Não estou vendo nada, cadê a transmissão??

    ResponderExcluir
  16. QUE HORAS COMEÇA A TRANSMISSÃO??

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, a transmissão já está acontecendo. Se não estiverem vendo, tentem atualizar a página (F5). Um grande abraço, e bons céus á todos!

    ResponderExcluir
  18. To a 20 minutos assistindo,ate agr nao vi nada.

    ResponderExcluir
  19. São 5.45 da manha do dia 30/07/2014 e continuo vendo meteoros cruzando o espaço

    ResponderExcluir