Tempestades gigantes estão se formando no planeta Urano

A tempestade cresceu de maneira descontrolada em apenas um dia



Utilizando o Observatório Keck, no Havaí, cientistas observaram uma série de tempestades se desenvolvendo no planeta Urano. Um registro feito no dia 05 de agosto mostra alguns pontos brilhantes em infravermelho, que representam as tempestades na atmosfera do planeta. Já outra imagem do dia 06 de agosto, revela pontos ainda mais brilhantes.


A tempestade atinge altitudes elevadas na atmosfera do planeta, de acordo com os pesquisadores.




A nova tempestade é um resquício de um fenômeno conhecido como "Berg", que desapareceu em 2009, mas que poderia ter sido observado pela sonda Voyager desde o longínquo ano de 1986. O nome Berg foi sugerido porque a tempestade de Urano se parecia com um iceberg se desprendendo de uma plataforma de gelo. Berg tornou-se muito brilhante em 2004, e começou a se mover em direção ao equador do planeta em 2005.

Cientistas observaram as tempestades em urano nos dias 05 e 06 de agosto de 2014.
Créditos: UC Berkeley / Observatório Keck


A nova tempestade vista pelo Observatório Keck é ainda mais brilhante do que a Berg, e de acordo com os cientistas, um vórtex mais profundo na atmosfera de Urano pode estar associado aos pontos brilhantes. Pesquisadores vão analisar os dados para medir exatamente onde ele está localizado dentro da atmosfera do planeta.

Tempestades gigantescas existem em todo o Sistema Solar. A Grande Mancha Vermelha de Júpiter, por exemplo, já chegou a ter o tamanho de três Terras. Existe também uma grande tempestade no pólo norte de Saturno.

Astrônomos amadores também podem observar o planeta Urano através de binóculos e telescópios durante os próximos meses. Urano nasce no final da noite e pode ser visto na constelação de Peixes, próximo do horizonte leste.

Fonte: Space
Imagens: (manchete - ilustração, Richard Cardial) /  CELESTIA / Observatório Keck / UC Berkeley
13/08/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário