Corra enquanto é tempo: Urano e Netuno ainda podem ser vistos no céu noturno

Um deles pode até ser visto a olho nu! Você sabe como encontrá-los?

Se você nunca teve a oportunidade de vislumbrar os planetas mais distantes do Sistema Solar, não perca essa grande chance! E pra que sua exploração noturna não se torne uma tarefa muito complicada, preparamos essa matéria com algumas dicas para facilitar a sua jornada!

O planeta Urano está visível na constelação de Peixes, e podemos encontrá-lo logo ao anoitecer. Por volta das 20h30, Urano se encontra a uma grande altura no céu na direção Norte (acima de 60° de altitude), e seu brilho está com magnitude aparente de 6,09, ou seja, no limite da visão humana, o que significa que precisamos de um céu muito escuro, longe de poluição luminosa.

urano visível a olho nu
Localização do planeta Urano no céu noturno entre novembro e dezembro de 2014, por volta das 20:30.
Créditos: STELLARIUM

Urano esteve no perigeu (ponto mais próximo da Terra) no último dia 07 de outubro, conforme consta no calendário de efemérides astronômicas, ou seja, pouco a pouco ele está se afastando e ficando visualmente mais fraco no céu noturno. Se você não conseguir observá-lo por conta de seu brilho muito fraco (o que fica ainda mais difícil na maioria das cidades por causa da poluição luminosa), pequenos binóculos resolverão o seu problema facilmente. A melhor dica é utilizar a carta celeste acima (ou adquirir uma carta celeste específica pra sua cidade), pra comparar a posição das estrelas com a localização de Urano, que se mostra como uma estrela de fraco brilho no céu noturno.




E se você quiser ir ainda mais longe, um outro planeta também está visível no céu noturno: Netuno. O mais longínquo planeta do Sistema Solar esteve em seu perigeu (ponto mais próximo da Terra) no último dia 28 de agosto, ou seja, ele ainda está visível no céu noturno, mas por pouco tempo. Dentro de algumas semanas ele estará em conjunção solar. Corra enquanto é tempo!

Assim como Urano, Netuno também se encontra no céu noturno logo após o anoitecer. Por volta das 20h30 ele está no céu oeste, a cerca de 60° de altitude.

Localização do planeta Netuno no céu noturno entre novembro e dezembro de 2014, por volta das 20:30.
Créditos: STELLARIUM


Netuno está com magnitude aparente de 7,72, e não é possível observá-lo a olho nu, porém, com pequenos binóculos ou telescópios já é possível vê-lo como um pequeno ponto brilhante no céu. A carta celeste acima pode ajudar muito na hora de encontrar Netuno, que está na constelação de Aquário. A posição da Lua não deve ser considerada, pois ela não será a mesma todos os dias.

Outro planeta que também está visível a oeste é Marte, mas diferente de Urano e Netuno, seu brilho é facilmente perceptível. Se você não possui nenhum telescópio ou binóculos, aí está uma ótima oportunidade de observar um planeta no céu noturno.

Desejamos boa sorte à todos, e boas observações!

Imagens: STELLARIUM
27/11/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Nem assim eu consigo achar esses dois gigantes distantes.

    ResponderExcluir
  2. Nunca imaginei que seria possível, que pena só ver essa matéria em 2015...

    ResponderExcluir
  3. Nunca imaginei que seria possível, que pena só ver essa matéria em 2015...

    ResponderExcluir