É verdade que todos os planetas do Sistema Solar caberiam entre a Terra e a Lua?

Todos os planetas cabem entre a Terra e a Lua
O espaço entre a Lua e o nosso planeta é mesmo tão grande?



Já faz algum tempo que a internet foi bombardeada com um gráfico, mostrando todos os planetas do Sistema Solar no espaço entre a Terra e a Lua. O post foi originalmente publicado no site reddit, pelo usuário CapnTrip.

todos os planetas cabem entre a Terra e a Lua
Gráfico mostra todos os planetas entre a Terra e a Lua
Créditos: CapnTrip / reddit / divulgação

Logo surgiram diversas discussões, e muitas pessoas ficaram na dúvida: será que todos os planetas poderiam realmente se encaixarem no espaço entre o nosso planeta e seu satélite? Será que a Lua fica tão distante assim, e nós nunca nos demos conta disso?




Bom, então vamos aos números! E pra não haver dúvidas, os dados foram colhidos diretamente do site da NASA:

PLANETA                   DIÂMETRO MÉDIO (KM)

Mercúrio                           4.879
Vênus                               12.104
Marte                                6.771
Júpiter                              139.822
Saturno                            116.464
Urano                               50.724
Netuno                             49.244

Total                               380,008


A distância média entre a Terra e a Lua é de 384.400 km, portanto, ainda sobram 4.392 quilômetros! Então a resposta é SIM, todos os planetas do Sistema Solar caberiam no espaço entre a Terra e a Lua!

E o que faríamos com esse espaço vazio de 4.392 quilômetros? Bom, poderíamos colocar o planeta anão Plutão, que segundo a NASA, tem 2.370 km de diâmetro, e ainda sobrariam mais de 2 mil km!

planetas juntos - infantil
Mas calma! Não é tão simples assim. Devemos nos lembrar que estamos falando da distância média entre a Terra e a Lua. Quando a Lua está no perigeu (seu ponto mais próximo do nosso planeta), ela chega a 363.104 km da Terra, então Mercúrio e Vênus ficariam de fora dessa brincadeira... mas claro, se considerarmos o apogeu (ponto mais distante), que é de 405.696, caberiam todos os planetas do Sistema Solar, mais os planetas anões (Plutão, Éris, Haumea, Make-Make e Ceres), e ainda teria espaço de sobra para incluir os maiores asteroides do Sistema Solar...




Com isso, podemos perceber que até mesmo a Lua, que é o objeto celeste mais próximo da Terra, está incrivelmente distante de nós... o que dirá então dos outros planetas, como Júpiter, ou Urano e Netuno? É uma verdadeira imensidão... isso sem considerar outros sistemas estelares... outras galáxias... parece até que o nosso cérebro nunca vai se acostumar com as distâncias do Universo...



Imagens: (capa-ilustração/CapnTrip / reddit / divulgação)
27/08/15 

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. KKK Comigo é o mesmo, Paulo Victor! Não me cabe na cabeça, não consigo concordar com isso, de que a distância entre a Terra e a Lua seja tão grande assim.!!! :o Tipo, pra mim, Júpiter é bem maior que esta distância. Só que, pelo que aqui diz, não é bem assim. '-' Afff... Pra mim, isso é mentira, pesquisas erradas – tanto até porque a gente consegue ver bem a Lua, daqui da Terra, néh?! Nunca a vemos minúscula; sempre média ou um pouco menor. Portanto, não concordo, tbm. U.u

      Excluir
    3. Cara, é só somar o raio de todos os planetas e medir em relação a distância de Lua- Terra. É tão difícil de raciocinar isso? Sério ?

      Excluir
    4. Cara, é só somar o raio de todos os planetas e medir em relação a distância de Lua- Terra. É tão difícil de raciocinar isso? Sério ?

      Excluir
    5. O problema é bem esse: entender esse tipo de imensidão com o nosso cérebro, que se desenvolveu na savana africana apenas buscando comida e evitando predadores. Nosso cérebro e nossos sentidos simplesmente não estão estruturados para que esses conceitos soem familiares e lógicos.

      Excluir
  2. Beleza. Simpático artigo. Tenho uma idéia: Publiquem mais destes artigos curiosos sobre grandezas comparativas no Universo. Como seria o Sol próximo a Betelgeuse ou VX Canis majoris? E nossa V. Láctea próxima a Andrômeda? Existe alguma galáxia maior que Andrômeda? Qual? Comparem também linhas-do-tempo, distâncias, áreas e volumes; massas,gravidades e tudo aquilo que os iniciantes em Astronomia começam a assimilar em seus vocabulários. Expliquem parsec... e por aí vai. Um dicionário de Astronomia dividido em vários artigos, como fizeram com a Astronomia indígena, seria nota 100! O que acham. Abraço uraniano e até...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma boa ideia! De tempos em tempos lançamos essas matérias explicativas e curiosas, pois realmente nos ajudam a entender as dimensões desse vasto Universo. Para vê-las, vá na seção NOTÍCIAS, e depois clique em MATÉRIAS. Obrigado pela dica "fora o ar". Um grande abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Existem galaxia muito maiores que Andromeda, que deve ser 50% ou 2 vezes maior que a via lactea, procure por galaxias lenticulares e galaxias gigantes na internet. :)

      Excluir
    4. Se não me falhe a memória, andromeda e dua ou três vezes maior que a nossa.

      Excluir
  3. Gosto dessas comparações. Elas ajudam a entender as proporções e dimensões dos corpos do sistema solar. Algo dificil de imaginar apenas conhecendo os diametros.
    Existe um vídeo muito legal feito pela agência espacial russa mostrando como seria olhar para o nosso céu caso outros planetas ocupassem o lugar da nossa Lua. Segue o link: https://youtu.be/l4p96YvU2ks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vídeo é excelente Milton! Obrigado por postar! Um grande abraço!

      Excluir
    2. Muito interessante! :D e.e Incrível! Obrigado! :)

      Excluir
  4. Então ficaria fora a historia de que o homem foi realmente a Lua, se ja fomos la porque tanta tecnologia em Sondas e Satelites para chegar a planetas como Marte? Se ja chegamos na Lua antigamente com tecnologias abaixo da que temos hoje não duvido que possamos chegar até Plutão, seria a coisa mais facil possivel, Absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marte é muito mais longe da terra que a Lua, e por esse e outros fatores é mais complicado ir pra lá, imagina pra planetas mais longes ainda, como plutão(ainda mais com a puta parede de asteroides envolta de parte do sistema solar que separa a terra de Jupiter, saturno, Netuno e Plutão), mas contudo, já estão querendo ir colonizar marte no futuro.

      Excluir
    2. João Pedro não entendeu a matéria.
      A distância entre Terra e Lua cabe, os planetas todos, mas para chegar até eles é outra distância.

      Excluir
    3. Tbm não consigo conceber essa idéia...

      Excluir
    4. João Pedro, chegar a plutão meu amigo, ta fora de cogitação, pelo menos por um bom tempo,nao há tecnologia suficiente nem pra chegar em marte com segurança quem dirá depois do nosso vizinho vermelho...

      Excluir
  5. Unknown, o cinturão de asteroides fica entre Marte e Jupiter, mas o espaço entre eles é tão grande que da superficie de um o mais proximo dele seria visto como um pontinho de luz, alguns deles viajam em grupos, distantes uns dos outros. Dá pra passar com muita folga um monte de naves/sondas entre eles, não é igual ao que a gente vê em documentarios e filmes como Guerra nas estrelas em que eles tão todos bem proximos. :)

    ResponderExcluir
  6. Entre 363.104 perigeu(ponto mais próximoda terra e o apogeu 405.696 (ponto mais longeda terra), há uma diferença de 48.295km. Se eu tiver certo disso,são quase 50.000 km, como que a lua pode deslocar para frente e para trás tanto assim???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A órbita da lua não é um círculo perfeito, ela apresenta, assim como todos os planetas, uma órbita elíptica.

      Excluir
  7. Entre 363.104 perigeu(ponto mais próximoda terra e o apogeu 405.696 (ponto mais longeda terra), há uma diferença de 48.295km. Se eu tiver certo disso,são quase 50.000 km, como que a lua pode deslocar para frente e para trás tanto assim???

    ResponderExcluir
  8. Entrr 363.104 perigeu(ponto mais próximo é o apogeu 405.696(ponto mais longe, há uma diferença de ,48.295km. quase 50.000 km se eu estiver certo, como que a lua pode deslocar pra frente e pra trás tanto assi?

    ResponderExcluir
  9. claro q isso não seria possível devido a lei da física, ja pensou jupoter perto da terra não sobraria nadica ele puxaria o planeta terra na maior facilidade

    ResponderExcluir