Homenagens de outro mundo: Eles deram a vida pela exploração espacial

homenagens astronautas
Assim como os veteranos de guerra são homenageados, os exploradores do espaço também são lembrados por seus feitos

Assim como os veteranos de guerra são homenageados por morrerem em combate, homens e mulheres também são homenageados por suas explorações espaciais. Memoriais que nos lembram de seus sacrifícios podem ser encontrados em todo o mundo, e também no espaço. Conheça alguns memoriais marcantes para aqueles que viram a Terra através de um outro ponto de vista, e morreram por isso:


O Astronauta CaídoThe Fallen Astronaut - homenagem na Lua
No dia 01 de agosto de 1971, os astronautas da missão Apollo 15, David R. Scott e James Irwin B., colocaram essa pequena placa e uma pequena estatueta de alumínio sobre a superfície da Lua. A placa contém quatorze nomes (de astronautas e cosmonautas) que morreram na busca da exploração espacial.

Os homenageados são listados em ordem alfabética: Charles A. Bassett II, Pavel I. Belyayev, Roger B. Chaffee, Georgi Dobrovolsky, Theodore C. Freeman, Yuri Gagarin A., Edward G. Givens Jr., Virgil I. Grissom, Vladimir Komarov, Viktor Patsayev, Elliot M. Veja Jr., Vladislav Volkov, Edward H. White II, e Clifton C. Williams Jr.


Space Mirror Memorial
Space Mirror Memorial
Localizado no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, EUA, o Space Mirror Memorial (Memorial do Espelho Espacial em tradução livre), homenageia 24 astronautas estadunidenses que morreram cumprindo suas missões. Seus nomes estão localizados na grande superfície de granito de 12 metros de altura por 15 de largura.

A superfície espelhada reflete o céu, fazendo com que os nomes pareçam flutuar. O memorial foi dedicado em 1991, e pago por residentes da Flórida que compraram placas de automóveis comemorativas da Missão Challenger, de acordo com o site do Centro espacial Kennedy.


Laika
Laika - homenagem primeiro ser vivo no espaço
Laika não foi apenas o primeiro cão a conhecer o espaço, mas sim o primeiro ser vivo a alcançar tal façanha. Lançada para o espaço no dia 03 de novembro de 1957, no Sputnik II, a cadela acabou tendo um destino fatal, já que o programa espacial russo ainda não tinha aperfeiçoado suas técnicas.

O tempo que Laika passou viva em órbita tem sido um assunto polêmico há décadas. Alegações iniciais diziam que ela teria sobrevivido por vários dias, porém, um relatório recente sugeriu que ela teria sobrevivido apenas por algumas horas.

Apesar de ter sido usada como cobaia, a cachorrinha Laika ficou famosa por ter sido o primeiro ser vivo a conhecer o espaço e orbitar a Terra, e é vista como uma verdadeira guerreira por alcançar o grande feito. Uma estátua foi construída em sua honra, em Moscou, na Rússia.


Monumento a Yuri Gagarin
Monumento homenagem a Yuri Gagarin
O Cosmonauta Yuri Gagarin foi o primeiro homem a visitar o espaço, em 1961. Ele é visto como um grande herói não só pelos os russos, mas por diversos amantes do espaço ao redor do mundo. Gagarin faleceu em um acidente de avião em 1968. Em sua homenagem, foi erguida uma estátua em 1980, e está em exposição no Yuri Gagarin Square, em Moscou, na Rússia.


Memorial de Marte
Columbia homenagem Marte
Quando o a sonda Spirit aterrissou no Planeta vermelho em 2004, os oficiais da NASA chamaram o local de Columbia Hills, como uma homenagem à exploração espacial.

"Durante este momento de grande alegria para a NASA, a equipe da missão e toda a família NASA fez uma pausa para lembrar dos nossos colegas perdidos a partir da missão Columbia", disse o administrador da NASA Sean O'Keefe, através de um comunicado de imprensa.

Columbia Hills era uma das regiões que o robô Spirit iria explorar. O local possui algumas colinas, que foram nomeadas em homenagem aos envolvidos. Existem 7 colinas, que ganharam os nomes de:

Anderson Hill - homenagem a Michael P. Anderson
Brown Hill - homenagem a David M. Brown
Chawla Hill - homenagem a Kalpana Chawla
Clark Hill - homenagem a Laurel Clark
Husband Hill - homenagem a Richard Husband
McCool Hill -homenagem a William C. McCool
Ramon Hill - homenagem a Ilan Ramon

A nave espacial Columbia explodiu pouco antes do pouso, no dia 03 de fevereiro de 2003. Todos os 7 astronautas que estavam a bordo morreram. Apesar dessa e de outras catástrofes, os nomes daqueles que morreram durante a exploração espacial serão eternamente lembrados por nós... ao menos, enquanto existirmos...






Fonte: DSpace / NASA
Imagens: Divulgação
01/10/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Excelente matéria. Homenagem para grandes ícones da exploração espacial, que acima de tudo arriscam suas vidas por suas paixões!

    ResponderExcluir
  2. Vale lembrar que a cadelinha não teve opção de escolha.

    ResponderExcluir
  3. Joaquim Manuel Valeiros e Ramalhos, o primeiro astronauta português a tentar pousar no Sol à noite. Foi lançada uma placa com seu nome na superfície do Sol e os gajos não sabem se a placa ainda está lá. E quando Marcos Pontes bater as botas vamos colocá-lo seu nome em uma cratera... na Terra. A maior cratera brasileira fica na BR 101 entre São Paulo e Rio. Comemorais com vinho verde e bacalhau, ora pois. Ewww

    ResponderExcluir
  4. "Au Au Au Au Au Au... Au Au Au Au Au Au... Au Au Au Au Au Au... Au Au Au Au Au Au..." (mensagem psicografada da Laika no Brasil... por um husky siberiano)

    ResponderExcluir