Essas ondulações nos anéis de Saturno vão te deixar de boca aberta

ondulações nos anéis de Saturno
Conhecimento científico + senso artístico: uma combinação perfeita que pode nos levar a outros mundos!







Misturando a astronomia com seu lado artístico, Kevin Gill criou algumas imagens que mostram a lua de Saturno Daphnis, e o efeito que ela exerce sobre a divisão de Keeler nos anéis de Saturno.

Através das imagens intituladas "Daphnis na divisão de Keeler" e "Daphnis e as ondas ao longo da divisão de Keeler" podemos ter um vislumbre artístico de como as luas de Saturno interagem com seu belíssimo sistema de anéis.

Medindo apenas 8 quilômetros de diâmetro, Daphnis é uma das menores luas de Saturno, e sua existência havia sido notada anteriormente por conta das ondulações gravitacionais observadas na borda externa da divisão de Keeler. A divisão de Keeler, por sua vez, se encontra a aproximadamente 250 km da borda externa do Anel A, sendo um espaço vazio com 42 km de largura, e é mantido graças a órbita de Daphnis ao redor do planeta.

Daphnis e as ondulações na divisão de Keeler - Kevin Gill
Ilustração artística da lua Daphnis e as ondulações na divisão de Keeler.
Créditos: Kevin Gill

Em 2005, a sonda espacial Cassini finalmente confirmou a existência desta pequena lua. Depois de analisar imagens fornecidas pela sonda, a Equipe de Ciência e de Imagens da sonda Cassini concluiu que a órbita de Daphnis induz um padrão ondulado na borda da divisão. Estas ondas chegam a uma distância de 1,5 km acima do anel, devido a lua estar ligeiramente inclinada ao plano do anel.

Daphnis vista em 2005 pela sonda Cassini
Daphnis e as ondulações registradas em 2005 pela sonda Cassini.
Créditos: NASA / JPL / Space Science Institute

Apesar de termos conhecimento sobre tais ondulações, todas as imagens captadas pela sonda Cassini mostraram esse efeito a partir de uma grande distância. Portanto, a fim de ajudar as pessoas a apreciar esse fenômeno em close-up, Kevin Gill decidiu criar as imagens que você vê aqui, unindo a Astronomia com a Arte.

Daphnis na divisão de Keeler - Kevin Gill
Ilustração artística da lua Daphnis na divisão de Keeler.
Créditos: Kevin Gill

Em suas imagens, criadas coma a ajuda dos programas de edição Autodesk Maya e Adobe Photoshop, podemos ver Daphnis em sua trajetória ao redor de Saturno, assim como as ondulações provocadas pelo seu poder gravitacional. Além disso, podemos ver que Daphnis está ligeiramente inclinada acima do plano do anel, fazendo com que as ondas ganhem "altura".




"Estas imagens são inspiradas nas interações entre as luas e os anéis, e também nas imagens de Daphnis feitas pela sonda Cassini", disse Kevin. "Este é um dos muitos aspectos do sistema de Saturno que eu imagino que seria de tirar o fôlego se você pudesse vê-lo bem de perto, na vida real."



Imagens: (capa-ilustração/Kevin Gill) / Kevin Gill / NASA / JPL / Space Science Institute
22/08/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Analizando as ondulações registradas em 2005 pela sonda Cassini nas bordas da divisão de Keeler (como ondas deixadas pelo casco de uma embarcação), percebi que os anéis giram em sentidos opostos onde os anéis internos giram em sentido horário e os externos em sentido anti-horário.

    ResponderExcluir
  2. Nas imagens fornecidas pela sonda as ondulações ocorrem apenas após a passagem da borda pela lua, antes da passagem as bordas não apresentam perturbação, e as ondulações estão em sentidos opostos sugerindo que os anéis giram dessa forma.

    ResponderExcluir