Alerta de terremoto intenso na falha de San Andreas

alerta de terremoto na falha de san andreas
Um terremoto de magnitude maior que 7.0 na escala Richter pode ocorrer a qualquer momento na costa oeste dos EUA, segundo autoridades e especialistas


Um comunicado emitido pelo Serviço de Emergência do Governo da Califórnia, nos EUA, alerta todos os moradores do sul da Califórnia para um possível terremoto intenso que pode acontecer até o dia 05 de outubro, na famosa falha de San Andreas.


O alerta foi dado após a detecção de diversos tremores em Bombay Beach, na zona sísmica de Brawley, no sul da falha tectônica de San Andreas. A região possui um famoso lago salgado, abaixo do nível do mar, chamado Salton Sea, onde seria o epicentro dos tremores.

Salton Sea, lago de água salgada na região sul da costa oeste dos EUA, onde grande parte dos tremores foram detectados.
Créditos: Google Maps / Wikimedia Commons         Clique na imagem para ampliar

As chances são reais e a probabilidade de um terremoto intenso, de magnitude 7.0 ou superior, aumentou nas últimas horas. Essa intensidade de terremoto é forte o suficiente para destruir prédios, casas e causar danos graves em regiões que estejam a centenas de quilômetros do epicentro. Quando acontece em uma área populosa (como é o caso da costa oeste dos EUA), terremotos com tamanha intensidade teriam um poder arrasador.




Alertas de terremotos ocorrem com uma frequência média de um ou dois por ano, e esse último foi emitido após a detecção de 142 pequenos tremores de magnitude 1.4 a 4.3. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), as chances de ocorrer um terremoto intenso até o dia 05 de outubro é de até 1%, e caso aconteça, poderia ser catastrófico para toda a região.

Para se ter uma ideia, em um dia comum, a falha de San Andreas tem chance de 1 em 6.000 de gerar um terremoto acima da magnitude 7.0, portanto, com o drástico aumento da probabilidade para 1 em 100, o Serviço Geológico dos Estados Unidos decidiu emitir um alerta para toda a região.




Outro alerta para um terremoto acima da magnitude 7.0 na falha de San Andreas, foi emitido pelo Conselho de Avaliação e Previsão de Terremotos da Califórnia (CEPEC). De acordo com esse comitê de especialistas, as chances são ainda maiores, chegando a 1,2%.

As cidades de Mexicali e Michoacan de Ocampo, no extremo noroeste do México, também estão em estado de alerta, pois encontram-se numa região que também é cortada pela falha de San Andreas.




Terremotos intensos na falha de San Andreas ocorrem em média a cada 300 anos, segundo Morgan Page, especialista em geofísica da USGS, mas a parte sul da falha não tem gerado tremores significativos desde 1690...






Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Google Maps / Wikimedia Commons
02/10/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Só não sei porque o Galeria do Meteorito tá anunciando isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque é importante meu caro Thiago.

      Excluir
    2. Importante? Só tem 1% de chance de acontecer!
      Imagine vc em um hospital com apenas 1% de chance de sobrevivencia!

      Excluir
    3. Importante? Só tem 1% de chance de acontecer!
      Imagine vc em um hospital com apenas 1% de chance de sobrevivencia!

      Excluir
  2. tomara que não ocorra nenhum desastre de proporções catastróficas nessa região, que seja somente um alarme falso.

    ResponderExcluir
  3. Tentei equacionar o gráfico sísmico caso ele aconteça, segundo os dados deste site:
    y=e^(rnd(0.08) x 0.7 x t) - 0.87. Qualquer plotador serve. Boa simulação.

    ResponderExcluir
  4. Isso foi profetizado em abril de 1965, por William Marrion Branham, é só pesquisar na internet, verdadeiramente irá acontecer!

    ResponderExcluir