Planeta 10 - outro mundo gigantesco parece estar orbitando o Sol

décimo planeta
Com tamanho similar ao da Terra, um suposto planeta desconhecido está chamando a atenção...

Um objeto do tamanho de um planeta pode estar orbitando o Sol no extremo do Sistema Solar, muito além de Plutão. Mas não é do suposto "Planeta 9" que estamos falando...

Cientistas do Laboratório Lunar e Planetário da Universidade do Arizona (LPL) determinaram que um objeto (ainda invisível) com uma massa igual ou parecida com a da Terra poderia estar à espreita no Cinturão de Kuiper, uma região além de Netuno repleta de asteroides, cometas e planetas anões.

Em janeiro de 2016, um grupo de cientistas previu a existência de um planeta com o tamanho de Netuno orbitando o Sol, muito além de Plutão - cerca de 25 vezes mais distante que Plutão. Este planeta hipotético foi apelidado de "Nono Planeta", portanto, se as previsões estão corretas, um outro planeta estaria nos confins do Sistema Solar: o "Planeta 10".

Orbita do suposto PLANETA 10
Ilustração artística mostra como seria a órbita do "Décimo Planeta".
Créditos: Heather Roper / LPL

O chamado "objeto de massa planetária" descrito pelos cientistas do LPL parece afetar as órbitas de uma população de rochas do espaço gelado no Cinturão de Kuiper. Os objetos distantes que encontram-se nesse cinturão (os KBOs) têm órbitas inclinadas ao redor do Sol. Os planos orbitais inclinados da maioria dos KBOs são tidos como planos invariáveis.


Mas as órbitas dos KBO mais distantes se inclinam para longe do plano invariável em uma média de 8 graus, o que sinaliza a presença de um objeto mais maciço que distorce seu entorno com seu campo gravitacional, disseram pesquisadores em um estudo publicado na revista The Astronomical Journal.




"A explicação mais provável para nossos resultados é que existe algo invisível", disse Kat Volk, pós-doutorado do LPL e autor principal do estudo, em um comunicado. "De acordo com nossos cálculos, algo tão gigantesco como Marte ou Terra seria necessário para causar a turbulência que medimos".

Esses KBOs funcionam muito como piões, segundo Renu Malhotra, professora de ciências planetárias do LPL e co-autora do novo estudo.




"Imagine que você tem muitos piões girando bem rápido, e você dá um toque ligeiro em cada um... Se você tirar uma foto deles, você achará que seus eixos de giro estarão em diferentes posições, mas em média, eles apontarão para o campo gravitacional da Terra", disse ela. "Esperamos que cada ângulo de inclinação orbital dos KBOs esteja em uma orientação diferente, mas no geral, eles estarão apontando de forma perpendicular ao plano determinado pelo Sol e os grandes planetas".


Estamos falando do Planeta 10, e não do Planeta 9

Apesar de parecer bastante com os indícios do suposto "Nono Planeta", os pesquisadores afirmam que esse objeto é muito pequeno, portanto, não é o mesmo. O suposto Nono Planeta situa-se entre 500 e 700 UA (Unidades Astronômicas) da Terra, e sua massa é cerca de 10 vezes maior que a da Terra. Para se ter uma ideia, Plutão não passa de 50 UA do Sol mesmo quando está em seu ponto mais distante. [1 Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol]

"Isso é muito distante para influenciar estes KBOs", disse Volk. "Certamente tem que ser muito mais próximo do que 100 UA para afetar substancialmente esses KBOs que observamos."

planeta 10 - ilustração artística
Ilustração artística do suposto "Planeta 10".
Créditos: Heather Roper / LPL         /         Clique na imagem para ampliar

Embora o suposto "Planeta 10" ainda não tenha sido observado até agora no Cinturão de Kuiper, os pesquisadores estão otimistas que o observatório Large Synoptic Survey Telescope (LSST), que está atualmente em construção no Chile, poderá ajudar a encontrar esses mundos escondidos, tanto o nono quanto o décimo planeta. "Esperamos que o LSST eleve o número de KBOs conhecidos de cerca de 2.000 para 40.000", disse Malhotra.




"Há muito mais KBOs lá fora - nós simplesmente não os vimos ainda", acrescentou Malhotra. "Alguns deles são muito distantes e tênues mesmo para o LSST detectar, mas como ele irá varrer o céu noturno de forma muito mais abrangente - comparada a outros observatórios - ele deve ser capaz de detectar os objetos, se estiverem lá."


Imagens: (capa-ilustração/LPL) / Heather Roper / LPL
26/06/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 comentários:

  1. Se os dois planetas forem confirmados, acho que o Planeta 10 terá que ser o 9 por estar mais perto =).

    ResponderExcluir
  2. Enfim, depois de muita ladainha, parece que teremos a revelação do tão chamado Planeta X que muitos diziam. Claro que a história sobre ele fazer passeios de eras em eras para dentro do nosso sistema deve ser nada mais que fantasia, mas isso vai apimentar e causar alvoroço entre os defensores do planeta genocida.

    Agora o que eu achei mais interessante mesmo, não foi nem a descoberta do possível planeta (não é que isso não seja importante). O que me deixou intrigado foi o alcance do poder gravitacional do sol. A translação de um objeto nessa distância deve ser completada após milhares de anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade como o sol tem poder de atração gravitacional

      Excluir
  3. Mas, eles não conseguem olhar do outro lado do Sol, pois os instrumentos ficam bloqueados, existem mais dois planetas, um na mesma orbita de Vênus girando oposto a ele e outro mais além assim como a lua mostra só um lado para a Terra este planeta Gemeo de Vênus é só perguntar porque o eixo do Sol não se move com a orbita de Vênus, já vai dar para perceber a presença de outro corpo celeste....!!

    ResponderExcluir
  4. EXISTE SIM MAIS UM PLANETA.
    ELE ESTA DO OUTRO LADO DO SOL, E FAZ UM MOVIMENTO BINÁRIO DE FORÇA GRAVITACIONAL COM A TERRA. TEM A MESMA DISTANCIA DA TERRA AO SOL. É POR ISSO QUE NÃO PODEMOS VISUALIZAR COM TELESCÓPIOS. ESTA SEMPRE ESCONDIDO. ELE É IGUAL A TERRA. TEM ÁGUA, VIDA, E E, BREVE TEREMOS A VISITA DE SEUS HABITANTES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu concordo porque logo tudo sera revelado ao olhos dos incrédulos.... acha que só aqui ha seres viventes?

      Excluir
  5. Meus Prezados Amigos

    Sem querer dar uma de Sábio, leiam meus livros editados há anos: Temos 12 planetas no Sistema Sola mais o Sol são 13 ao todo.

    Abraços

    Devagar eles chegarão lá, tenho certeza. abraços dyezzi::. http:yezzi.co,

    ResponderExcluir
  6. Nas ilustrações dos Sumérios, haviam 12 planetas... reveladas pelos Anunnaks onde contaram suas histórias prescritas em tábulas de argila. A seis mil anos atrás ainda havia vida em Marte, pelo que revelaram os Anunnaks, tinham suas bases militares lá também.

    ResponderExcluir
  7. Pois me enganei, o Homem tem 40 mil anos, então Marte provavelmente ainda era um planeta parecido com a Terra, com mares, desertos e florestas. Foi nessas épocas que os Anunnaks tinham bases na Mesopotâmia ( Iraque e Iram [ fora outras localidades no nosso planeta... ] ) e em Marte.

    ResponderExcluir
  8. qualquer planeta que estivesse em oposisao a Terra ou Venus ou Marte, seria facilmente descoberto pelas sondas que monitoram o Sol, pois elas estao em angulos opostos ao nosso planeta, exemplo, se o Sol fosse o centro de um relogio e a terra estivesse na marca de 12h as sondas estariam aproximadamente em nas posicoes 9h e 15h, olhando sempre para o Sol, ou seja qualquer objeto brilhante seria facilmente visto....

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Já tirou o zurketti do sherebeskuetti. Se não, pegue a #Pirokina

      Excluir
  10. Sempre os cientistas afirmam que nao poderia existir um nono planeta pasmen!
    Agora dizem que existe o décimo kkkk

    ResponderExcluir
  11. Enfim....O que será agora dessa vez.

    ResponderExcluir
  12. Somente vamos conseguir mapear com presicao à imensidão do universo, quando conseguir nos teletransportar, mas essa tecnologia ainda nao temos.😦

    ResponderExcluir