Região ativa do Sol emite outro grande flare

(Creditos: NASA/SDO/Goddard)
         O Sol emitiu um grande flare em 22 de Outubro de 2012. O Flare veio de uma região ativa do lado esquerdo do sol que foi nomeado como AR 1598, o qual já tinha sido a fonte de uma série de flares mais fracos. Esta explosão foi classificada como um Flare de classe X1.8.
         "Classe X" denota flare intenso, enquanto o número fornece mais informações sobre a sua força. Um X2 é duas vezes tão intenso comparado a um X1; já um X3 um é três vezes mais intenso. Um flare de classe X desta intensidade pode causar a degradação ou apagões de comunicações de rádio por aproximadamente uma hora.

         Flares solares são poderosas rajadas de radiação. Radiação nociva de um alargamento não pode passar através da atmosfera da Terra e fisicamente afetar os seres humanos na terra, no entanto - quando intensa o suficiente - elas podem perturbar a atmosfera na camada onde os sinais de GPS e de comunicações viajam. Isso pode perturbar os sinais de rádio em qualquer lugar, por minutos ou horas.

Imagens feitas em diferentes comprimentos de ondas (Creditos: NASA/SDO/Goddard)

         O aumento no número de flares são bastante comuns no momento, uma vez que o ciclo do Sol de 11 anos está aumentando em direção ao máximo solar, que é esperado em 2013. Os seres humanos têm monitorado o ciclo solar continuamente desde que foi descoberto, em 1843, e é normal que haja muitos deles por dia durante o pico de atividade do sol. O primeiro flare da classe X do atual ciclo solar ocorreu em 15 de fevereiro de 2011, e ocorreram 15 flares de classe X desde então, incluindo este. O maior flare de classe X neste ciclo foi um X6.9 em 9 de agosto de 2011. 

         Este flare não foi seguido de uma ejeção de massa coronal, que é um outro fenômeno solar que pode enviar partículas solares no espaço e afetar os sistemas eletrônicos de satélites e da Terra.

         O site acompanhará mais notícias sobre as erupções solares, e colocaremos aqui conforme forem disponibilizadas.


Fonte: NASA 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...