Observado o nascimento de planetas ao redor de uma estrela distante




Análises sugerem que os planetas estão de fato se formando em torno da UX Tauri A, apesar da estrela ser bem jovem.






         Os cientistas usaram o telescópio Subaru, no Havaí para captar a imagem do disco de poeira e gás ao redor UX Tauri A, uma estrela jovem que está a cerca de 450 anos-luz da Terra, na constelação de Taurus (Touro). A análise da imagem mostrou grandes partículas de poeira não esféricas, que é um sinal de que os grãos estão se aglutinando em um processo que resultará na formação de planetas.

         UX Tauri A é uma estrela parecida com o Sol, e já existe há cerca de 1 milhão de anos, sendo parte de um sistema estelar binário. Em 2007, o Telescópio Espacial Spitzer descobriu uma falha no disco protoplanetário em torno UX Tauri A, sugerindo que um ou mais planetas poderiam estar se formando por lá.

         Essa falha é enorme, estendendo-se de 0,2 a 56 unidades astronômicas do UX Tauri A. Se esta falha fosse transportada para o nosso sistema solar, ela tomaria espaço desde Mercúrio até Plutão, informaram os pesquisadores.


         Os novos resultados sugerem que os planetas estão de fato se formando em torno da UX Tauri A, apesar da estrela ser bem jovem.

         A equipe examinou de perto a UX Tauri A em comprimentos de onda próximos do infravermelho, medindo como o disco de poeira dispersa partículas e reflete a luz. Eles determinaram que as partículas têm cerca de 30 microns de largura, sendo 300 vezes maior do que as partículas que flutuam pelo espaço interestelar.

         "Somente as partículas com uma forma não esférica e um tamanho de 30 microns, podem explicar as características da nossa observação," disse o co-autor Yoichi Itoh, de Universidade de Hyogo, no Japão, em um comunicado.

         O estudo fará parte das publicações do Observatório Astronômico do Japão, em Dezembro.


Fonte: NASA Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. um dia que a terra estiver quente e nao der para morar mais aqui esses planetas que estao se formando pode ser nosso proximo lar

    ResponderExcluir
  2. acho mais fácil seres humano criar uma capsula ou capturar um meteorito e inserir nela bactérias resistente substancias geneticamente modificada que ao contato com a temperatura certa no ambiente certo...e lançar em um novo sistema solar em um planeta especifico e que possa ser habitável... estas bactérias estas substancia entrando em contato com oceano de outro planeta ela poderia povoar este novo planeta e criar seres talvez ate igual seres humanos...

    seria enviar semente de vida para outra galaxia em um planeta que tenha chance de ser habitável
    acho que seria 10000 vezez mais possivel enviar semente de vida para outro planeta... que nos seres humano criar foguetes e ir a outro sistema solar em velocidade proxima da luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. possivelmente nós já sejamos resultado disso. .. ;)

      Excluir