Dia 21 de Dezembro de 2012 já está aí



20/12/12 - Aproveitando essa data, estamos disponibilizando a nossa matéria com explicações sobre o iminente "fim do mundo". E você, já sabe de toda a verdade sobre essa estória?
 



Vamos por partes...
 

          * O famoso "Calendário Maia"



         Os Maias eram uma civilização indígena, que habitavam a região da América Central, onde hoje localizam-se o México, Guatemala, Honduras e El Salvador. Eles formaram a civilização Maia, uma das mais cultas da História, com grande destaque na Arquitetura, Cerâmica, Esculturas e Astronomia (sim, eles eram excelentes astrônomos). Eles se estabeleceram principalmente onde hoje é localizado o sul do México, por volta do ano 1.000 a.C.
         O calendário Maia, ou calendário de conta longa, é um dos sistema temporais utilizados pelos Maias, que tem início em 11 de Agosto de 3.114 a.C. , assim como o nosso calendário começa no primeiro dia da era Cristã, que marca o suposto momento do nascimento de Jesus. O calendário Maia é organizado em unidades temporais crescentes. Cada 20 dias em seu calendário corresponderia a um ‘mês’, ou um "uinal". 18 uinals (mêses com 20 dias) constituem um tun ou um ‘ano’ ocidental. Por sua vez, 20 tuns (anos) formam um katun, enquanto 400 tuns configuram o baktun. Veja a tabela abaixo:

Dias  Período de contagem longa  Período de contagem longa  Nº anos solares (aprox.)
1
 = 1 K'in
20  = 20 K'in  = 1 Winal  1/18
360  = 18 Winal  = 1 Tun  1
7,200  = 20 Tun  = 1 K'atun  20
144,000  = 20 K'atun  = 1 B'ak'tun  395


         O nosso calendário ocidental é infinito, mas o calendário maia tem uma duração limitada de 5.200 anos. Assim, ele teria seu fim em 13.0.0.0.0, o que corresponde para o nosso calendário, 21 de dezembro de 2012. Alguns estudiosos crêem, portanto, que o final do calendário maia, seja o início de um novo ciclo para este povo, assim como o último dia do ano ocidental dá lugar ao começo de um novo ano. Ou seja, isso não significa que será o fim do mundo, mas sim, o fim de um ciclo do calendário Maia, assim como no nosso calendário, que tem seu final de ciclo no dia 31 de Dezembro de cada ano.

         * O Ciclo Solar

          O Sol tem um ciclo de atividade de aproximadamente 11 anos. A nossa estrela, quando está em seu "mínimo solar" (período em que a sua atividade é mais fraca) leva cerca de 5 anos e meio para alcançar o "máximo solar" (período em que o sol apresenta a sua maior atividade dentro do ciclo).

         Acompanhe a atividade solar aqui.

         Uma das maneiras de acompanhar o ciclo solar é estudando as suas manchas. Quando está prestes a alcançar o "máximo solar", a quantidade dessas manchas aumentam na superfície do astro, o que gera inúmeras ejeções de massa coronal, que são grandes erupções de gás ionizado a altas temperaturas, provenientes da coroa solar. O gás expelido constitui parte do vento solar e, quando atinge o campo magnético terrestre, pode causar tempestades geomagnéticas, prejudicando os meios de comunicações, satélites e estações elétricas. O próximo pico solar (máximo solar) está previsto para o início de 2013.  Essa previsão até coincide um pouco com a famosa data do "Fim do Mundo", mas como foi dito anteriormente, o máximo solar ocorre a cada 11 anos aproximadamente, ou seja, isso não é algo "novo"... já vem acontecendo há muito, muito tempo.
         No ano de 2003, entre os dias 25 de Outubro e 7 de Novembro, o Sol bombardeou a Terra com ejeções de massa coronal (EMC) causando tempestades geomagnéticas por vários dias. O resultado desse evento foi de 28 satélites danificados, sendo 2 com perda total, além de uma sonda danificada na órbita de Marte, um apagão na Suécia, auroras boreais foram facilmente vistas no sul da Flórida, entre outros efeitos. Por conta da coincidência com a data do Halloween, o evento ficou conhecido como Halloween Storm. 


         Devemos lembrar ainda que em 1859, no evento nomeado Carrington, auroras foram vistas até em Cuba. O próximo pico solar previsto para 2013 pode gerar muitas tempestades geomagnéticas e causar transtrornos no nosso sistema de comunicação, de energia, entre outros, tais sistemas crescem a cada dia, oque maximiza a possibilidade de danos diversos, mas isso não é o fim da vida na Terra.

         * O alinhamento Galáctico




         Coincidindo como o fim do calendário Maia, com o pico solar, entre outros, temos também o tal "Alinhamento Galáctico", que ocorreria em 21 de Dezembro de 2012. Contestando os místicos que acreditam piamente em tal evento como sendo algo que causaria o fim do nosso planeta, esse alinhamento (ou quase alinhamento na verdade) acontece todo ano. Isso mesmo, todo dia 21 de Dezembro (data do inicio do verão no hemisfério sul) ocorre o alinhamento Terra - Sol - Centro da Via Láctea. Como se não bastasse, ocorre um outro quase alinhamento todo dia 21 de Junho (entrada do Inverno no hemisfério sul) sendo Sol - Terra -Centro da Via Láctea. Ou seja, esse alinhamento acontece 2 vezes por ano, e não é novidade nenhuma. Já com relação aos outros planetas do Sistema Solar, não haverá nenhum alinhamento previsto, como mostra a figura abaixo.



         * A Inversão dos Pólos Magnéticos



         Outro agravante para o fim do mundo, segundo alguns místicos, seria a inversão dos pólos magnéticos da Terra. Alguns dizem até que eles se inverterão abruptamente, mais exatamente no dia 21 de Dezembro de 2012.
         Segundo estudos, essa inversão de polaridade sempre aconteceu, desde que a Terra existe. Essa informação foi obtida após a análise dos minerais ferromagnéticos contidos nas rochas, que mostraram que essas inversões ocorrem em intervalos não regulares de cerca de 250 mil anos. No entanto, não existe nenhuma comprovaçãocientífica de que isso ocorra abruptamente. Segundo os geofísicos, inversões ocorrem o tempo todo. Neste exato instante, estamos passando por uma inversão dos pólos magnéticos, ou seja, dentro de aproximadamente 250 mil anos, os pólos magnéticos terrestres provavelmente estarão em lugares opostos aos que conhecemos. Outro fato importante a ressaltar, é que não há nenhuma comprovação científica que os pólos magnéticos serão invertidos no dia 21 de Dezembro de 2012. Muito pelo contrário.

 
         Alguns ainda dizem sobre a mudança no eixo da Terra. Devemos lembrar que a inclinação do eixo terrestre é responsável pelas estações do ano, e que sua posição atual não foi alterada por milhões e milhões de anos. Essa inclinação foi determinada por colisões de corpos enormes contra o nosso planeta no ínico do Sistema Solar, e para que a sua posição atual mude, seria necessário um impacto de um grande corpo celeste contra a Terra, e não há conhecimento algum de qualquer corpo que possa se chocar com o nosso planeta. 
         Até mesmo sobre o famoso Nibiru, ou Hercólobus, não há comprovação científica de que ele exista. Nibiru seria um planeta, segundo o autor Zecharia Sitchin, descoberto pelos Sumérios há mais de 5.500 anos, com período orbital de aproximadamente 3.600 anos, e que estaria em rota de colisão com a Terra no ano de 2003. Como nada ocorreu, a data foi alterada ara 2012. Disseram ainda que no ano de 2009 ele já poderia ser visto  olho nu, mas nenhum astrônomo, profissional ou amador, registrou tal avistamento até agora. 

         Conclusão final



         Para aqueles que tinham algumas dúvidas sobre o assunto, esperamos ter esclarecido um pouco sobre essa questão, que embora pareça brincadeira, tem assustado muitas pessoas em todo o mundo. Recentemente a NASA se pronunciou com relação ao assunto. Veja a notícia NASA desmente fim do mundo.

         Eventos com poder de acabar com a vida na Terra, ou pelo menos, de ameaça-la, já aconteceram diversas vezes, como vimos na série de matérias sobre Os 7 Maiores Cataclismos na Terra, mas não há nenhuma comprovação científica de que no dia 21 de Dezembro de 2012 algo catastrófico ocorrerá com o nosso planeta. Vamos ficar tranquilos e programar o nosso fim de ano, e com certeza, essa famosa data será lembrada por muito tempo...

9 comentários:

  1. Excelente matéria. Como sempre, vemos o conhecimento metódico e científico nos livrando das crenças costumeiras que nos são propostas como verdades absolutas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode parar, Demervaldo. Não tem nada a ver com religião isso. O negócio de 21 de dezembro foi um grande hoax, não crença.

      Excluir
  2. Essa data estava relacionada ao mundo espiritual também, entenderam ? Foi o início da data do "fim do mundo mau", e do início da Nova Era, onde o falso rei foi deposto, e entrou agora em seu legítimo trono por direito, o Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele está entre nós. Ainda leva um tempo, uma cara, pra colocar tudo no lugar.... foi muito tempo de maldades... agora é uma nova consciência, a de Deus Pai (Não padastro) dentro de nós. Quem tem fé, para crer, acredite... quem não tem, que um dia venha a ver com os próprios olhos, e assim crer, e ser Feliz.

    ResponderExcluir
  3. Cara estou em 2014 e merda nenhuma deu.

    ResponderExcluir
  4. Cara, estou em 2015 e o PT destruiu o Brasil.

    ResponderExcluir