Cometa Panstarrs promete espetáculo no mês de Março

Desde 1997, durante a passagem do Hale-Bopp, não era possível ver um astro com tamanha intensidade nos céus noturnos


O cometa Panstarrs promete um verdadeiro espetáculo no céu noturno neste mês, e seu brilho poderá se manter forte até Abril.  Desde 1997, durante a passagem do Hale-Bopp, não era possível ver um astro com tamanha intensidade nos céus noturnos.

Cálculos de magnitude indicam que o objeto atingiu a magnitude 8, suficiente para ser visto com auxílio de um simples binóculo ou lunetas amadoras. Os astrofotógrafos também já devem se preparar, já que as imagens de longa exposição e ISO elevado poderão revelar detalhes da coma ou cauda, ainda que difusas. 

Atualmente, C/2011 L4 Panstarrs se encontra a 1.09 UA (unidades astronômicas) da Terra, e à medida que se aproxima do Sol terá seu brilho ainda mais intensificado.

 
O título de cometa do século, no entanto, só poderá ser confirmado no final de 2013, depois da visita de Ison (C/2012 S1). Se as previsões estiverem certas, ele será cem vezes mais brilhante que o Panstarrs e poderá ser observado inclusive de dia.

Porém alguns astrônomos apontam que o Panstarrs tem chances reais de entrar nessa disputa. Pois, com a proximidade do Sol, o cometa Ison corre grandes riscos de se desintegrar no espaço antes de passar por aqui.

Catalogado como C/2011 L4 (Panstarrs), o cometa foi observado pela primeira vez em Junho de 2011 a partir do Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System, equipamento localizado no Havaí que garantiu seu apelido – o rearranjo das primeiras letras do telescópio forma Panstarrs.


Esta é a primeira visita do Panstarrs pelo interior do Sistema Solar. Segundo astrônomos, ele se formou há milhares de anos, na região chamada Nuvem de Oort, grande reservatório de objetos gelados no extremo do Sistema Solar.


Cometas são bolas de gelo sujas envolvidas por vapor d"água, amônia e dióxido de carbono. Com a ação do calor, dos ventos e da radiação do Sol, o núcleo se expande e começa a arremessar para longe o material que estava no gelo, basicamente poeira e gases, formando a cauda.


         Localização:





         Onde encontrá-lo?


Muito baixo próximo do horizonte oeste do céu do Hemisfério Sul, após o entardecer, perto da constelação Sculptor (Escultor). Vai se mover para o norte a cada noite durante o mês de Março de 2013, e ele vai passar na frente da constelação de Peixes e em seguida na constelações de Andrômeda. 

Fontes: NASA / AFP
06/03/13

Um comentário:

  1. Ótima matéria! Essa eu nao vou perder! Já estou preparando o Telescópio!

    ResponderExcluir