Asteróide passará a 5,8 milhões de quilômetros da Terra

... o objeto já está sendo observado, e ontem foi feita uma descoberta fantástica! O asteróide 1998 QE2 possui uma lua, que de acordo com as observações tem um diâmetro aproximado de 600 metros!


Um asteroide de 2,7 quilômetros de diâmetro se aproximará da Terra na sexta-feira sem trazer riscos, pois passará a 5,8 milhões de quilômetros do planeta ou cerca de 15 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua, informou a Nasa. O pico desta aproximação ocorrerá no dia 31 de Maio (sexta-feira), porém, o objeto já está sendo observado, e ontem foi feita uma descoberta fantástica! O asteróide 1998 QE2 possui uma lua, que de acordo com as observações tem um diâmetro aproximado de 600 metros!

Embora este asteroide, denominado 1998 QE2, não represente interesse para os cientistas que estudam os objetos que potencialmente ameaçam a Terra, também será examinado pelos astrônomos, que tentam descobrir os segredos destes visitantes celestes.

"O asteroide 1998 QE2 é um objeto de grande interesse para o radiotelescópio de Goldstone, na Califórnia, e o telescópio de Arecibo em Porto Rico, porque esperamos conseguir imagens de alta resolução que podem revelar muitas características de sua superfície", disse o astrônomo Lance Benner, principal encarregado científico do radar Goldstone no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena (Califórnia).

As imagens deste telescópio permitem ver claramente uma porção de 3,75 metros de comprimento a uma distância de quase seis milhões de quilômetros.

"Cada vez que um asteroide se aproxima da Terra, proporciona uma oportunidade científica importante para estudá-lo em detalhe para compreender seu tamanho, forma, rotação e as características de sua superfície, e tudo o que nos permite esclarecer suas origens", disse.

"Também vamos usar as novas medidas para reavaliar sua distância da Terra e sua velocidade, o que permite melhorar os cálculos de sua órbita e trajetória no futuro", acrescentou o astrônomo.

O asteroide estará mais perto da Terra em 31 de maio às 20H59 GMT (17h59 de Brasília), disse a Nasa. Este será sua seu sobrevoo mais próximo em mais de dois séculos.

O asteroide 1998 QE2 foi descoberto em 19 de agosto de 1998 por astrônomos do programa de pesquisas de asteroides próximos à Terra no MIT (Massachusetts Institute of Technology), perto de Socorro, Novo México (sudoeste dos EUA).

A Nasa, que considera a busca por asteroides uma alta prioridade, já identificou e indexou mais de 98% dos maiores asteroides, de mais de um quilômetro de diâmetro, que estão nas proximidades da Terra.

Os astrônomos detectaram e catalogaram 9.500 objetos celestes de todos os tamanhos que cruzam perto da Terra, provavelmente um décimo do total.




30/05/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário