Suposto meteorito cai no interior de Pernambuco

"Eu estava trabalhando quando ouvi o estrondo. Fiquei com medo... Só pode ter caído do céu. Ainda estava quente" 

Um suposto meteorito caiu no Povoado de Borracha, em Pernambuco. O objeto teria caído do céu na tarde do dia 23 de Setembro de 2013. O morador que encontrou o material não resistiu e guardou a "pedra queimada" de 1,2 quilo em casa.


A informação foi confirmada na noite de quinta-feira (26) pelo prefeito de Vicência, Paulo Tadeu, que já adiantou que também enviará um geólogo para analisar o material encontrado.

Há uma especulação de que este suposto meteorito teria alguma relação com a chuva de meteoros Orionídeas, que terá o seu ápice no dia 21 de Outubro. A chuva de meteoros Orionídeas ocorre quando o planeta Terra atravessa uma região de poeira cósmica deixada pelo cometa 1P/ Halley. 

         Veja a tabela das chuvas de meteoros

A pedra caiu a poucos metros de um morador conhecido como Adeíldo Marceneiro, que guardou o fragmento como lembrança. "Eu estava trabalhando quando ouvi o estrondo. Fiquei com medo. Procurei para ver se achava quem tinha jogado, mas não tinha ninguém. Foi um barulho muito grande. Só pode ter caído do céu. Ainda estava quente", detalhou. A tranquilidade do marceneiro não é generalizada. Muitos moradores estão preocupados com o perigo que a misteriosa pedra pode conter. "Ninguém sabe se tem risco de contaminação. Pode ser algo radioativo. Caiu no meio da rua e furou o calçamento. Alguém tem que fazer alguma coisa", desabafou o agricultor José Cavalcanti Lucena.

Sr. Adeíldo exibe o suposto meteorito

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco é o responsável pelas análises de supostos meteoritos, mas ainda não foi acionado. A Universidade Federal de Pernambuco também colabora com o controle através do Departamento de Energia Nuclear.

Este é mesmo um meteorito? 

Para que seja confirmada a origem extraterrestre, o suposto meteorito deve passar por análises laboratoriais. Grandes colecionadores de meteoritos, assim como caçadores de meteoritos, conseguem muitas vezes identificar um meteorito pessoalmente, tocando-o e sentindo o peso (o que não é 100% confiável), porém, através de fotos podemos dizer que é impossível dizer se um objeto é ou não um meteorito. Na maior parte dos casos, os meteoritos são mais pesados so que uma outra pedra do mesmo tamanho, isso porque eles são mais densos, e em sua maioria, contém ferro. Até mesmo os meteoritos rochosos (que se parecem muito com pedras terrestres) podem conter ferro em seu interior. Realmente é necessário aguardar análises laboratoriais, para que seja comprovado se realmente trata-se de um meteorito.



Fonte: Diário de Pernambuco
28/09/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário