Vídeo - Meteorito Cheliabinsk de 570 quilos é retirado de lago na Rússia

Retirado o enorme fragmento encontrado no lago Chebarkul. De tão pesado, nem mesmo a balança suportou




Mergulhadores russos resgataram na última quarta-feira, do fundo de um lago um fragmento com cerca de 570 quilos do meteorito que caiu em Fevereiro, próximo da cidade de Chelyabinsk, na região dos Montes Urais, na Rússia.

A TV local chamada Vesti 24 mostrou ao vivo a retirada da rocha de dentro do lago. Logo após terem retirado o fragmento da água, ele se partiu em três pedaços. A balança que foi utilizada quebrou ao atingir os 570 quilos, e não foi possível obter o seu peso exato. 


"Trata-se do maior fragmento deste meteorito, e é provável que figure entre os dez maiores meteoritos já encontrados", diz Sergei Zamozdra, da Universidade Estadual de Chelyabinks. O pesquisador informou ainda que o peso do fragmento irá ajudar os cientistas a determinarem o tamanho do próprio meteorito.


A rocha foi tirada do fundo do lago Chebarkul durante condições meteorológicas adversas. Ainda é necessário que analises laboratoriais sejam feitas para verificar a composição do fragmento, e confirmar se realmente trata-se de um meteorito.


Logo abaixo veja o video feito pela BBC que mostra a retirada do meteorito do lago russo:



Até agora, 12 rochas foram retiradas do lago, cinco das quais foram identificadas como destroços do meteorito. Segundo as autoridades locais, o maior fragmento resgatado pesava pouco mais de 4 quilos.

O estudo dos meteoritos é essencial para a compreensão dos períodos iniciais do Sistema Solar, assim como sua composição, uma vez que eles possuem os mesmos componentes que formaram os planetas.

O meteorito atingiu a Rússia em Fevereiro de 2013, e feriu mais de 1.00 pessoas, sendo 319 crianças.





Fonte: BBC / AFP / EFE/ The Guardian

19/10/13

Um comentário:

  1. agora vão encontrar uma substancia estranha dentro dele que vai causar rápida evolução de organismos, baseado em outro elemento diferente do carbono, em semanas primatas vão surgir... O.O

    ResponderExcluir