Tsunami Solar: Tempestade Geomagnética deve chegar à Terra amanhã

Mancha solar explode causando um enorme Flare seguido de intensa Ejeção de Massa Coronal



Um intenso flare solar seguido de uma enorme EMC (Ejeção de Massa Coronal) foi registrado na última terça-feira (22/10/13) e deve atingir a Terra até a madrugada de Sábado.

A mancha solar AR1875 é uma região magnética bastante ativa e instável. Esta região já estava sendo monitorada há algum tempo, justamente pelo grande risco de uma grande explosão.

A mancha solar responsável por tamanha ejeção, está voltada diretamente para a Terra, o que intensifica a tempestade que deverá atingir a magnetosfera terrestre por volta das 02:00 hs do Sábado. É esperado uma turbulência geomagnética que ultrapasse o nível 7 do indice KP.

O índice KP (com níveis de 5 a 9) nos informa a a intensidade do fluxo solar e as perturbações causadas na alta atmosfera terestre. Quando o índice KP ultrapassa o nível 6, podemos esperar tempestades geomagnéticas preocupantes, fazendo com que diversas instituições sejam alertadas da possibilidade de interferência e danos aos equipamentos.



Apesar de parecer amedrontador, eventos como esse sempre ocorreram, e não significam uma ameaça direta. Devem ocorrer auroras austrais e boreais nas altas latitudes.


24/10/13

9 comentários:

  1. Há algum risco dos computadores serem danificados? Deixando-os desligados seria suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai precisar colocar o dedo na tomada para se preparar para este gelatinoso evento.

      Excluir
    2. Você pode explicar essa resposta?. Por favor. *Obrigado*

      Excluir
    3. relaxa, se a terra for atingida consideravelmente, vc não vais mais se preocupar com computador, vai se preocupar em cavar um poço pra ter água, plantar pra ter comida, e matar pra não ser morto e ocuparem isso que vc conseguiu....kkkkkkk.... (esse é o caso máximo, normalmente, os celulares ficam umas merdas, as tvs por satelite ficam uma bosta tbm, e deu.... se os transformadores começarem a pipocar, hehe, começa a cavar o poço...)

      Excluir
    4. Olá Anônimo!
      As tempestades geomagnéticas afetam satélites, principalmente os utilizados como GPS. Afetam também equipamentos de navegação e orientação de barcos e aeronaves, mas várias medidas cautelares são feitas para evitar tais danos. As bússolas também podem apresentar alguns desvios.O setor elétrico também pode sim sofrer sobrecargas, e se a tempestade for muito intensa, pode danificar transformadores por conta de correntes induzidas, e dependendo da intensidade, até mesmo danificar permanentemente os equipamentos ligados na rede elétrica, mas isso é mais provável de ocorrer em altitudes muito elevadas (próximo dos pólos).

      Excluir
  2. Podem sim serem afetados e não ha nada que possamos fazer, apenas esperar o impacto!!!

    ResponderExcluir
  3. http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/brasileiro-de-16-anos-ajuda-nasa-a-vigiar-explosoes-solares-08052013-11.shl

    Pelo que parece o máximo solar desse ciclo realmente está dividido em dois picos, conforme sugerido pela NASA ao começo do ano de 2013.

    Desde o dia 20/10/2013 o Sol voltou a ativa como visto lá por maio, constantemente crescendo em intensidade de suas explosões.

    Ontem tivemos dezenas de classe C e duas classe M consideráveis, que lançaram uma grande quantidade de matéria coronal no meio interplanetário. A frente de choque da CME provavelmente estará atingindo a Terra amanhã (24/10) ou sexta-feira (25/10).

    A princípio, não são esperados efeitos muito pronunciados. Muito provavelmente a tempestade magnética oriunda do impacto da CME com a magnetosfera terrestre se restringirá a:

    - Alterações no fluxo médio de raios cósmicos (múons) medidos em Terra;
    - Aumento do arrasto atmosférico de satélites, especialmente os em LEO (Low Earth Orbit);
    - Blecautes de comunicação em HF em regiões polares e maiores níveis de ruído em VHF/UHF devido a flutuações na densidade ionosférica;
    - Desvios de rotas de migrações de animais que utilizam o campo geomagnético como norteador (aves e baleias);
    - Aumento da dose de radiação ionizante absorvida por passageiros de aviões em rotas polares ou de grande altitude;
    - Aumento de radiação para Astronautas e Cosmonautas em EVA (Extra Veicular Activity);
    - Risco de carregamento de superfície e SUEs (Sudden Upset Events) em satélites geoestacionários;
    - Flutuações e possíveis blecautes em sistemas de distribuição de energia devido a GICs (Correntes Geogmagneticamente Induzidas) e sobrecarga do grid.

    Manteremos contato e em breve lançaremos nossa plataforma de relatórios diários e discussões de observações.

    Entendam os efeitos em: https://www.facebook.com/alexaradio/posts/661860313846847 e https://www.facebook.com/alexaradio/posts/662010027165209

    Fonte: http://alexaradio.org/

    ResponderExcluir
  4. AHAHAHHA..o zé mané lá de cima preocupado com seu computador...
    vai ver history channel filho pra saber sobre tempestade solar!!

    ResponderExcluir