Começa hoje o pico da chuva de meteoros Taurídeas

Você sabe como observá-la?

Durante a próxima semana, se acontecer de você ter um vislumbre de "estrelas cadentes" em tons de amarelo, laranja ou vermelho brilhante, você estará vendo um meteoro "taurídeo".

O chuva de meteoros Taurídeas mostra-se como um relógio a cada ano, entre meados de Outubro e meados de Novembro, sendo o pico (melhor momento para observações) entre os dias 05 e 12 Novembro.




O melhor horário para observar Taurídeas é após a meia-noite. A radiante dessa chuva (região do céu onde os meteoros parecem se originar) é na constelação de Touro, bem próximo das Plêiades. Veja:

Radiante da chuva de meteoros Taurídeas  /  Clique na imagem para ampliar  /  Créditos: Stellarium

Inicialmente, a Lua não será um problema. No dia 05 de Novembro, a Lua estará na fase crescente, e a cada noite, ela vai ficar cada vez mais e mais brilhante, mas nada que prejudique as nossas observações.

A chuva de meteoros Taurídeas acontece quando a Terra passa pelos fragmentos deixados pelo cometa 2P/ Encke. A taxa de meteoros que podemos ver é de cerca de 7 meteoros por hora... não é muito, mas ocasionalmente, a chuva Taurídeas pode criar alguns bólidos, ou bolas de fogo, que são verdadeiros "clarões" no céu noturno.

Para observar os meteoros, dê preferência para locais longes de cidades, com céu escuro (sem poluição luminosa). A claridade das luzes das cidades afeta muito a visualização do céu noturno, não só ofuscando as estrelas de menor magnitude como também os meteoros.


05/11/13

5 comentários:

  1. Oooomg :3 :3' Eu preciso ver .. só que tenho aula de manhã e não posso madrugar nesses dias :p

    ResponderExcluir
  2. tá tudo nublado por aqui... como faz?? :(

    ResponderExcluir
  3. aqui tem poucas nuvens mas dá pra localizar estas constelaçoe e ver tranquilo

    ResponderExcluir