Essa noite nasce a "Mini-Lua" de 2013

Raro fenômeno acontece hoje, dia 16 de dezembro. Você sabe o que é uma 'Mini-Lua'?


A última Lua Cheia de 2013 ocorre hoje à noite, e teremos também um evento especial: a mais distante e visualmente menor Lua Cheia de 2013. A "mini Lua".

O momento exato da última Lua Cheia do ano será na verdade às 09h28 do horário internacional (UT) do dia 17 de dezembro, apenas dois dias e 14 horas antes da Lua atingir o apogeu, ou seja, o momento em que ela fica mais distante do planeta Terra. Às 23h50 UT do dia 19 de dezembro, a Lua estará a 406.267 quilômetros de distância da Terra. Este é um dos três apogeus mais distantes de 2013, e o mais próximo de uma Lua Cheia. O apogeu da Lua varia entre ~ 404.000 e 406.700 de quilômetros de distância.


Hoje à noite a Lua Cheia terá um diâmetro angular aparente de cerca de 29,8' minutos de arco, pouco menor do que o seu valor usual, que é de 30'. O tamanho visual da Lua visto da Terra varia cerca de 12% (de 34,1 "a 29,3").

Lua Cheia em alta definição

Esta também é a Lua Cheia mais próxima do solstício de dezembro, que ocorrerá no próximo sábado, dia 21. O solstício de dezembro marca o início do verão para o hemisfério sul, e o começo do inverno para o hemisfério norte.

Não é suficiente? A próxima "Lua Cheia mais distante do ano" acontece no próximo dia 16 de janeiro, a apenas 2 horas do apogeu! Talvez em janeiro a Lua Cheia ganhe fama de "Super Mini Lua"? Mini Luas tão próximas são raras de se ver. As últimas ocorreram em 2004-2005, e a próxima será em 2021-2022.

A Lua também nos guarda belas efemérides neste mês. Ela passará a cinco graus de Júpiter no dia 19 de dezembro, fará uma ocultação do aglomerado aberto M67 na constelação de Cancer no dia 21 de dezembro, ocultação de Spica no dia 27 de dezembro e ocultação de Saturno na noite do dia 28 de dezembro.

Poderemos ainda observar a Lua transitar por uma constelação não-zodiacal no dia 17 de dezembro, quando passará por uma das extremidades da constelação de Orion, o caçador. Você sabia que a Lua ao "viajar" pela eclíptica durante seu período de translação, ela passa pelas 12 constelações do zodíaco, porém, ela se desvia da eclíptica o suficiente para passar por outras 6 constelações não-zodiacais? Essas constelações que são "visitadas" pela Lua são: Orion, Ophiuchus, Corvus, Sextante, Auriga e Cetus.

A Lua Cheia (Mini Lua) desse mês de dezembro também é conhecida como "Yule", "Oak" (Carvalho) e "Lua Fria".

Desejamos à todos, boas observações, e bons céus!


Fonte: Universetoday
16/12/13

3 comentários:

  1. uh, vi ela mais cedo e não notei diferença, vou esperar ela entrar no meu outro campo de visão e mover o telescopio..

    ResponderExcluir
  2. HAHAHA' .. eu consegui vê-la a olho Nú' ...... Muiito linda... apesar de estar pequena eu consegui capturar uma foto dela no meu celular' ( com zoom ) .... nao ficou muito boa... por isso nao irei postá-la .. a camera do meu celular é horrivel .... Mas tá ai... eu consegui vê-la a olho Nú ..... AAhhh como eu amo Astronomia !!!
    Sou Thamara e tenho 13 anos :)

    ResponderExcluir