Explosão de estrela pode ser vista a olho nu



Ótima notícia para nós, observadores do hemisfério sul. Uma repentina explosão estelar foi descoberta recentemente, e o melhor é que podemos observá-la a olho nu!

No último dia 02 de Dezembro, o astrônomo amador John Seach, na Austrália, detectou pela primeira vez algo diferente no céu. Naquele dia, a magnitude aparente do novo "objeto" foi estimada em 5.5.

Medições posteriores foram feitas pelos astrônomos Rob Kaufman (Austrália) e Malcom Locke (Nova Zelândia), onde perceberam fortes emissões no espectro nas linhas de hidrogênio alpha e beta, o que representa a 'marca clássica', ou 'atestado' de comprovação de uma "explosão de nova".

Ao que tudo indica, a Nova Centauri 2013 é uma nova 'clássica', ou seja, uma estrela anã branca que absorveu matéria do disco de acreção de sua companheira binária e com isso, uma nova fusão nuclear se iniciou.

Até o momento, não há dados satisfatórios para calcular a distância da Nova Cen 2013, embora observações de rádio estejam sendo feitas para determinar o quão longe ela se encontra de nós.


Como observá-la

Felizmente, conseguir enxergar a nova explosão não é uma tarefa difícil. Sua localização é fácil, pois ela se encontra muito próxima da estrela 'Hadar', na constelação de Centaurus. Sua magnitude aparente está sendo estimada em 3.5, ou seja, é facilmente visível a olho nu, principalmente se estivermos em uma região longe da poluição luminosa de cidades grandes.

Primeiramente, olhe para o quadrante sudeste por volta das 05h00 da madrugada. Encontre as constelações Cruzeiro do Sul e Centaurus. Utilize a estrela Hadar como ponto de referência no céu. A Nova Centauri 2013 estará lá, a cerca de 3º da estrela Hadar.

Se você se encontra no Norte ou Nordeste do Brasil, a Nova Centauri 2013 estará mais próxima do horizonte, e quanto mais ao Sul do Brasil estiver, mais alta ela estará no céu. Para observar a nova não é necessário o uso de equipamentos como binóculos ou telescópios, porém, se o céu estiver com algumas nuvens ou então a sua localidade se encontra nas proximidades de cidades grandes, o auxílio de um par de binóculos pode ajudar. Vejam na carta celeste abaixo:

Carta Celeste mostra a localização da Nova Centauri 2013 a partir de São Paulo, às 05h00 BRST.
Créditos: Stellarium      /      Clique na imagem para ampliar

Infelizmente, para os observadores do hemisfério norte não será possível observar a Nova Cen 2013.


A segunda 'Nova' de 2013

Em Agosto desse ano, o astrônomo amador Koichi Itagaki descobriu  a Nova Delphinus enquanto observava o céu com o seu telescópio. Ela pôde ser observada por alguns dias, após "desaparecer" do nosso limite de visão. Vejam a matéria que publicamos sobre a Nova Delphinus 2013.



Qual a diferença entre NOVA e SUPERNOVA?

A nova é uma explosão de uma estrela, que os cientistas acreditam acontecer quando uma Anã Branca 'rouba' matéria de uma parceira (sistema binário). Essa Anã Branca, ao adquirir de forma rápida tamanha quantidade de matéria, ela explode, porém, ao contrário da Supernova, essa explosão não destrói a estrela. Uma Supernova é muito mais brilhante, e algumas delas poderiam ser vistas até mesmo durante o dia, que seria o caso da estrela Betelgeuse, da constelação de Orion (alpha Orionis). A estrela Betelgeuse é uma supergigante vermelha, e uma das maiores já calculadas. Seu diâmetro é de aproximadamente 1.200x o diâmetro do Sol, e ela está no final de sua vida. Quando ela entrar em colapso (o que pode ser a qualquer momento), ela explodirá como uma supernova, e será facilmente vista durante o dia. A noite, ela poderá ter o brilho equivalente ao brilho de meia-Lua, sendo assim, fará até sombra. Se desejar mais informações sobre a vida das estrelas, visite a nossa página ciclo estelar.

Caso você consiga registrar uma imagem da Nova Centauri 2013, não deixe de nos enviar. Bons céus!

Imagens: Stellarium / Ernesto Guido / Nick Howes / Martino Nicolini
07/12/13

11 comentários:

  1. Muito legal a matéria...Parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Cleber! Obrigado também pela participação! Um grande abraço, e bons céus!

      Excluir
  2. Olá , muito bom seus posts , sempre gostei das matérias , mais aí eu não vi que dia vai acontecer isso .. é hoje ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Urichi! Muito obrigado por participar em nosso site!

      Logo no início da matéria, abaixo da imagem de introdução consta "Nesse fim de semana não perca a oportunidade de observar esse raro evento estelar".

      Como se trata de uma NOVA, não se sabe até quando ela poderá ser observada, pode durar algumas semanas, ou apenas alguns dias...e realmente, está muito fácil de encontrá-la no céu.

      Um grande abraço, e boa sorte na sua observação!

      Excluir
  3. só comentando eu tenho esse progama aqui no meu pc ., e ele é muito bom gente , perfeito , parabens pela materia

    ResponderExcluir
  4. Tomara que a estrela Betelgeuse tone-se uma supernova enquanto eu ainda estiver vivo!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post!!! No final do expediente de hoje(se não estiver nublado)vou observar e tirar algumas fotos! Ab

    ResponderExcluir
  6. A qualquer momento, leia-se: amanha ou daqui um bilhao de anos, kkkkkkk

    ResponderExcluir