Sonda europeia é lançada, com a missão de mapear 1 bilhão de estrelas

Veja o lançamento, e entenda um pouco mais sobre GAIA

A sonda europeia GAIA partiu para o espaço na última quinta-feira (19 de dezembro), dando início a uma missão ambiciosa para mapear 'um bilhão' de estrelas da Via Láctea (em alta resolução).

O foguete russo Soyuz-Fregat decolou da base espacial europeia de Kourou, na Guiana Francesa às 06h12 BRT (09:12 UTC) da quinta-feira com a missão de colocar GAIA em um ponto gravitacionalmente estável, conhecido como ponto de Lagrange, a cerca de 1,5 milhões de quilômetros da Terra, o que deve acontecer em janeiro de 2014

Ao longo dos próximos cinco anos, GAIA visa não somente identificar 1 bilhão de estrelas em nossa Galáxia, como também determinar seus movimentos, composições e luminosidade, ajudando os cientistas a entender melhor a história no Universo", informou a ESA em um comunicado oficial.

Os poderosos telescópios gêmeos de GAIA, provavelmente irão encontrar milhares de novos exoplanetas, asteróides e outros pequenos ou fracos objetos, difíceis de serem identificados.

"GAIA vai realizar o maior censo cósmico, mapeando as posições, movimentos e características de um bilhão de estrelas, para criar um mapa 3D preciso da nossa Via Láctea",  informou a ESA em um comunicado.



Uma longa jornada

O lançamento da missão estava programado para ocorrer em 2011, porém, devido a problemas de espelho do telescópio e outros detalhes, ela acabou sendo atrasada. A missão de GAIA custou 1 bilhão dólares.

O destino de GAIA é o ponto de Lagrange 2 (L2) . Pontos de Lagrange são regiões do espaço onde as interações gravitacionais e orbitais permitem que sondas e espaçonaves estacionem e permaneçam em um local estável, próximo da Terra. Assim que a sonda chegar no seu destino, ela passará por um período de comissionamento de quatro meses para garantir que a nave espacial, seus telescópios e outros equipamentos estejam funcionando corretamente.

GAIA também possui um protetor solar, que tem dois propósitos: o de manter painéis solares para gerar energia, e o de funcionar como uma barreira ao redor de sua base, protegendo-a do calor solar. Os instrumentos da sonda precisam funcionar em uma temperatura de -110°C.


Mapeando o céu

Durante suas operações, GAIA irá girar para obter uma visão de todo o céu ao seu redor. As imagens serão armazenadas usando uma única câmera digital, que tem quase 1 bilhão de pixels de resolução. Com isso, a câmera de GAIA se torna a câmera digital mais potente a viajar no espaço.

GAIA foi projetada para ser 100 vezes mais precisa do que Hipparcos, a última missão de mapeamento estelar de alto nível da ESA, que operou entre 1989 e 1993. Hipparcos rastreou a localização precisa de 100 mil estrelas, além de observar cerca de 1 milhão de estrelas.

Fonte: Space / ESA
Imagem: ESA
23/12/13

Um comentário:

  1. Que foda um dia teremos noção do lugar onde vivemos em relação ao universo.Vamos ter um mapa de onde fica cada lugar da Via Láctea .

    ResponderExcluir