AO VIVO: O despertar de Rosetta, a sonda que vai de encontro com um cometa (reprise)

A sonda visitará o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko


Você acha difícil acordar pela manhã ao som de um despertador? Imagine então como deve ser acordar a 673.000.000 km de distância do Sol, em um frio congelante... e sem café?

Na próxima segunda-feira, dia 20 de janeiro, a nave espacial Rosetta, da Agência Espacial Europeia (ESA) vai 'acordar' após 31 meses de sono profundo, e no espaço profundo. A ESA vai transmitir ao vivo, de Darmstadt, na Alemanha, a cobertura completa dos eventos a partir das 06h15 BRT (sem contar com o horário de verão).

O computador a bordo da sonda Rosetta está programado para restabelecer contato com a Terra no dia 20 de janeiro, com um 'despertador' programado para soar às 07h00 BRT. Imediatamente após isso, os rastreadores da sonda começarão a aquecer, o que deve durar cerca de 6 horas. Rosetta irá então, enviar um sinal à Terra para anunciar que está 'acordada'. A primeira oportunidade que teremos de receber o sinal será entre 14h30 e 15h30 BRT.

Acompanhe aqui mesmo em nosso site, na janela abaixo, a cobertura completa do evento ao vivo, que terá início às 06h15 BRT do dia 20 de janeiro, segunda-feira. Não perca!

Atualização às 17h00 BRT do dia 20/01 - A Agência Espacial Europeia (ESA) restabeleceu com sucesso, contato com a sonda Rosetta, a 807 milhões de Km da Terra, após quase 3 anos de hibernação. Os sinais "beacons" foram recebidos com sucesso! A partir de agora, começarão os procedimentos que antecedem uma das mais ambiciosas missões da história da exploração espacial!

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Watch live streaming video from eurospaceagency at livestream.com


Um pouco mais sobre Rosetta

Concepção artística da sonda Philae se aproximando do cometa
67P/Churyumov-Gerasimenko antes da aterrissagem.
Créditos: CNES / Ill / Laurence Mossay
Clique na imagem para ampliar

Rosetta foi lançada em 2004 e desde então tem viajado cinco vezes ao redor do Sol, pegando energia para um alinhamento perfeito para chegar ao seu destino final: o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Na etapa em que Rosetta viajava em direção à órbita de Jùpiter, a sonda foi colocada em modo de hibernação.

Em 2014, Rosetta irá completar o seu cruzeiro em direção ao cometa, encontrando com ele em agosto, antes de colocar a sonda Philae na superfície do cometa, o que deve ocorrer em novembro do mesmo ano.


Campanha "Wake Up Rosetta"

A ESA criou a campanha "Wake Up Rosetta" (Acorda Rosetta). Para participar, basta enviar um video dizendo "Wake Up Rosetta". Você tem criatividade? Os vídeos poderão ser enviados até às 14h30 BRT do dia 20 de janeiro. Os vídeos mais votados ganharão grandes prêmios, incluindo uma viagem para visitar o Centro de Controle e assistir a aterrissagem da sonda Philae no cometa. Visite a página do evento clicando aqui, e assista aos vídeos (um mais criativo do que o outro), enviado por pessoas de todo o mundo, e vote no seu preferido.

Fonte: ESA
Imagem: CNES / Ill / Laurence Mossay
Créditos: ESA
18/01/14

2 comentários:

  1. Pode indicar a hora em TU ( tempo universal = tmg ) por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldes! A transmissão terá início às 09h15 UT.

      Um grande abraço!

      Excluir