Vídeo: Veja o eclipse solar que não pôde ser visto da Terra



No dia 30 de janeiro de 2014, a Lua passou quase em frente do Sol, porém, esse eclipse não pôde ser observado da Terra. A escuridão não nos atingiu, porque o "trânsito lunar" só foi visível do espaço. O Observatório SDO da NASA registrou a passagem inteira a partir de sua órbita geoestacionária.


No momento máximo do eclipse, 90% do Sol foi coberto. O Observatório SDO funciona a energia solar, e esse eclipse não gerou um "black-out" na sonda porque os controladores da missão forneceram uma carga extra de baterias da nave antes do evento. Todos os anos, o SDO observa vários trânsitos lunares. Este, que teve duração de quase 2 horas e meia foi o mais longo da história da missão de 4 anos.



Uma EMC de presente

Um dos destaques do vídeo ocorre logo após o termino do eclipse, quando a mancha solar AR1967 produz uma grande explosão. A nuvem de plasma quente é ejetada para o lado oposto do caminho percorrido pela Lua. A velocidade dessa nuvem de plasma é de 1.400 km/s. A erupção foi a fonte de uma Ejeção de Massa Coronal (EMC), que apesar de não ter sido direcionada diretamente para a Terra, atingiu a nossa atmosfera e causou tempestades geomagnéticas no dia 1° de fevereiro, gerando também belíssimas auroras polares.

Fonte: Spaceweather
Vídeo: Helioviewer / SDO / SOHO
31/01/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. ouvi dizer que o sol é branco, como ta laranja/vermelho?

    ResponderExcluir
  2. Mas o sol visto do espaço não é branco? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem pela demora na resposta pessoal! Sim, a olho nu, digamos assim, o Sol é visto branco no espaço, mas essa sonda observa o Sol em vários níveis de onda. Em alguns, ele aparece vermelho alaranjado, outros níveis é verde, azul, marrom, roxo.... e por aí vai... cada nível de onda é usado para observar algo específico, como manchas, explosões, etc...

      Abraços pessoal! :)

      Excluir