Estamos procurando vida nos planetas errados, diz estudo

"A Terra não está em uma posição tão privilegiada na zona habitável do Sistema Solar" - René Heller, astrofísico do Instituto McMaster's Origins

Um estudo recém-publicado afirma que a busca por vida em planetas como a Terra pode ser um erro, e explica por que os cientistas precisam considerar os chamados "planetas super-habitáveis".

Os cientistas há muito tempo têm focado a busca por vida extraterrestre em planetas semelhantes à Terra, mas isso pode ser um erro, de acordo com um pesquisador de McMaster.

O astrofísico René Heller do Instituto McMaster's Origins diz que o nosso planeta pode não ser o lugar mais  favorável para a vida, e que os cientistas precisam considerar os planetas diferentes da Terra, chamados de "super-habitáveis". Estes planetas provavelmente seriam duas ou três vezes mais massivos do que a Terra, menos montanhosos e mais velhos.

"A Terra passa raspando na borda interna da zona habitável do Sistema Solar (área em que as temperaturas permitem que os planetas possam ter água líquida na superfície)", diz Heller. " Então, a partir dessa perspectiva, a Terra é apenas 'marginalmente' habitável. Isso nos leva à uma pergunta: poderia haver um ambiente mais favorável para a vida em planetas terrestres? "



Heller e o co-autor John Armstrong, da Universidade Weber State descrevem os planetas super-habitáveis em um artigo publicado na revista Astrobiology, no início de janeiro. Nela, eles apontam algumas características que esses planetas podem ter: várias regiões de lagos e lagoas (ao invés de um pequeno número de grandes oceanos); um "termostato" global mais confiável, que impede as eras glaciais de existirem, e um potente escudo magnético, para proteger o planeta da radiação cósmica.

Alpha Centauri, o sistema estelar mais próximo do nosso.
Créditos: ESO      /      Clique para ampliar

Heller diz que a teoria mostra que os astrônomos devem apontar seus telescópios para os planetas que não tinham, até agora, atraído muita atenção na busca de vida extraterrestre.

"Propomos uma mudança de foco", diz ele. "Se realmente queremos encontrar vida lá fora, não devemos nos concentrar apenas nos planetas semelhantes à Terra".


A chance de vida fora da Terra

"Estatisticamente falando, eu diria que é muito pouco provável que não haja nada lá fora", diz Heller. "Pela primeira vez na história, temos a capacidade (técnica e intelectual) para encontrar e classificar os planetas potencialmente habitáveis. É apenas uma questão de como nós fazemos as nossas observações".

Heller espera que essa nova teoria sirva como um ponto de partida para um debate sobre a "super-habitabilidade", e diz ainda que isso pode levar algum tempo até que a comunidade científica se interesse na teoria. "Quando você segue um certo padrão por décadas, pode ser difícil mudar de idéia".


Fonte: Scitechdaily
Imagem: Dan Durda / NASA
12/02/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

48 comentários:

  1. Concordo. Mudar a perspectiva é muito interessante, uma vez que a vida lá fora deve ser bem diferente do que a que temos aqui e pode estar contida em planetas também diferentes do nosso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, o ser humano é tão umbigocêntrico que apenas concebe vida tal qual a própria, esquecendo as quase infintas possibilidades de organização de matéria e energia capaz de ser definida como vida e ascender à consciência.

      Excluir
  2. Concordo. Mudar a perspectiva é muito interessante, uma vez que a vida lá fora deve ser bem diferente do que a que temos aqui e pode estar contida em planetas também diferentes do nosso!

    ResponderExcluir
  3. Eu não acredito em outro planeta que possa ser habitável pelos humanos terrestre, como o cosmo é um mistério...então acho que possa haver em alguma galaxia planetas semelhantes ao planeta terra; em dimensões diferentes...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que esta serto a galaxia e o propio cosmos é tão grande que existem possibilidades quase infinetas resumo ( acho que a teoria esta serta ) é Raf fran como vc sabe si os ets são parecidos com humanos em ?

      Excluir
    2. Vitor, você está "serto", "sertíssimo"!

      Excluir
    3. Vitor com certeza vc veio de outro planeta, pq a sua escrita ñ pode ser terráquea....

      Excluir
    4. Vitor, vá estudar e aprender escrever...

      Excluir
    5. Nossa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk' Caramba, Duarte esculachou o garoto.

      Excluir
    6. Sempre tem um babaca corrigindo erros de português nos comentários, não tem oq fazer não? incrível!

      Excluir
  5. Um dia conheceremos a vdd !!

    ResponderExcluir
  6. nao ha vida nenhuma la fora e so aqui na terra deixem de ser alienados sera q custam a entender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc acha que um diâmetro de 45 bilhoes de anos luz, milhares de sistemas solares e mais de 500 mil planetas e só o nosso tem vida ? vc não sabe o que esta falando...

      Excluir
    2. Alienado é você, que é manipulado pela mídia e por governos que Ridiculariza a verdade e a propaga a mentira. abra sua mente amigo e seus olhos também.

      Excluir
    3. Após haver lido o comentário do ANÔNIMO de 17/02/2014 (09:09), fico a pensar:
      - Com um "GÊNIO" desse quilate entre nós, aqui na Terra, ... e ... a NASA "desperdiçando" dólares e mais dólares em pesquisas espaciais, o "PROGRESSO" fica DIFÍCIL.

      Excluir
    4. "sabe de nada inocente"

      Excluir
  7. São 93 bilhões de anos luz visível Caio Santos, fora outras 23 vezes esses 93 bilhões de anos luz que é a zona não visível... assim especulado por alguns cientistas!
    Acredito que há vida sim lá fora, inclusive, vida inteligente!
    Hoje se fosse visto, um planeta super povoado com algum telescópio à alguns mil anos luz da terra, pode ser que essa população já tenha acabado pela distancia que foi vista, afinal, a luz demorou alguns mil anos até chegar ao observador!
    Só que o universo é tão vasto, que pelo meu ponto de vista, acredito que seja possível haver inúmeros planetas habitados! Friso que esse é meu ponto de vista e cada um tem o seu...

    ResponderExcluir
  8. Lá vem a vontade de jogar Mass Effect novamente...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que centenas ou milhares de planetas podem conter ou sustentar a vida, mas poucos a vida humana, o universo... ou sejamos menos superlativos, a nossa galáxia á algo tão imenso, seria uma prepotência tão grande pensar que somos únicos! Além do mais, já foi por terra a teoria que formas de vida seriam apenas baseadas em carbono, além disso, estaríamos cientes de que a existência pode não ser apenas física, mas em forma de energia? Pois é, são tantas perguntas, ao menos para mim são incontáveis... sonho em viver para ver nosso primeiro contato que, tomara, seja com alguma civilização ou inteligência amigável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com você, menos na inteligência amigável, acho que não serão inteligentes e amigáveis.

      Excluir
    2. Se existe alguns seres extraterrestres vivendo neste universo, e que acredito que exista, eles já devem habitar o universo muito mais tempo que nós na Terra. Mas dizer que provavelmente não são amigáveis. é uma incógnita. Ma talvez eles são tão superiores a nós, que para não se contaminarem com a nossa perversão, nunca farão contato conosco.

      Excluir
  11. Esse cara parece que ta querendo vender essa teoria, se ele quiser umas teorias, tenho de quilo pra dar pra ele.

    ResponderExcluir
  12. O pasiente esta serto, sertíssimo os et são poblema para umanidade.......

    ResponderExcluir
  13. pra mim sempre terá vida em outros planetas perto longe sempre terá vida só não podemos perder a esperança :)

    quem é contra
    ou
    me apoia

    comentem

    ResponderExcluir
  14. SABE PESSOAL TENHO TANTAS DUVIDAS QUANTO CURIOSIDADE , SO PEÇO A DEUS QUE ME PERMITA ESTAR VIVA PARA VER ESSA FASCINANTE VERDADE !!!

    ResponderExcluir
  15. enquanto vcs leem tem milhares de galáxias se fundindo e morrendo e levando com sigo milhões de vida extraterrestres

    ResponderExcluir
  16. Vcs ,bando de homossapiens, vivo entre vcs a milhares de anos, eu era um alienigina inteligente e imortal, mas graças a essa raça desprovida de racionalidade minha inteligencia se foi, conheci uma kenga,copulei com ela, peguei sifilis, gonorreia,cancro entre outras...meus conterraneos vieram me buscar e n me reconheceram...aaaaaaaaa estou fadado a viver por toda a eternidade nesse planeta fetido e monstruoso...agora vai uma dica aos cientistas, virem a direita em andromeda , siga em frente e depkis peguem a terceira a esquerda,vcs veram um planeta vermelho, n é esse é o proximo azul com bolinhas brancas de algodao, chegando la digam que me conhecem "kom binaram tudu" vcs seram bem tratados...
    Bom agora vou passar a noite na zona...fui terraqueos

    ResponderExcluir
  17. Vcs ,bando de homossapiens, vivo entre vcs a milhares de anos, eu era um alienigina inteligente e imortal, mas graças a essa raça desprovida de racionalidade minha inteligencia se foi, conheci uma kenga,copulei com ela, peguei sifilis, gonorreia,cancro entre outras...meus conterraneos vieram me buscar e n me reconheceram...aaaaaaaaa estou fadado a viver por toda a eternidade nesse planeta fetido e monstruoso...agora vai uma dica aos cientistas, virem a direita em andromeda , siga em frente e depkis peguem a terceira a esquerda,vcs veram um planeta vermelho, n é esse é o proximo azul com bolinhas brancas de algodao, chegando la digam que me conhecem "kom binaram tudu" vcs seram bem tratados...
    Bom agora vou passar a noite na zona...fui terraqueos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha galera...um alien?
      Alienado,um animal não pensante que só pensa em se reproduzir, guiado pelos hormônios de seu corpo,sinal de pouca inteligência.

      Excluir
  18. Vida na Terra? onde?
    Não há vida alguma na Terra. .. tudo isso é uma projeção holográfica de ETs experimentando um novo joguinho cósmico. .. rss
    "a verdade está lá fora" :P

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Só queria saber e entender uma coisa: Como os cientistas sabem a distância de um determinado ponto "A" até o Ponto "B" em anos Luz, por exemplo a distância de 100 milhões de anos luz, se são medidos pela luz, e levariam 100 milhões de anos, na velocidade da luz? E essa forma de medir a distância pela luz tem pouco tempo de uso? OUTRA COISA: Qual seria a vantagem de encontrar (descobrir) algum tipo de vida em outro planeta distante o suficiente de não podermos ter contato pessoal com o tal? Ou um planeta oxigenado e de clima semelhante ao da terra, para podermos nele viver, ser transportado para ele, quando os homo sapiens terminar de extinguir o meio de vida aqui na terra? Porque é isso que eles fazem de melhor! Fala sério, cale a boca... Ao invés de tentar descobrir um planeta qualquer no universo intergaláctico, descubram a terra primeiro. Há muita coisa espetacular para ser descoberto e explorado aqui em nosso planeta! #Geraldo_Barros #Faleiedisse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que vc seja ignorante demais pra entender mais se quiser tentar leia esse texto. Foi tirado do site: super.abril.com.br
      ...

      Alexandre Xavier

      A estrela mais próxima de nós é Alpha Centauri, a 41,5 trilhões de quilômetros. Mas não foi preciso ir lá para saber.

      Hoje, nossa distância até os astros é medida com complexos cálculos trigonométricos, mas a lógica é bem simples. Para entender, faça o seguinte: ponha o dedão na frente do rosto e feche o olho esquerdo; agora feche só o direito. Repare que seu dedão "andou" em relação ao plano de fundo. Esse deslocamento aparente se chama paralaxe.

      É assim que os astrônomos calculam a distância de uma estrela vizinha (até 96 anos-luz). Só que, em vez de dois olhos, a astronomia usa a órbita da Terra: janeiro seria seu olho direito, e junho, quando o planeta está do outro lado do Sol, seu olho esquerdo (ver infográfico abaixo).

      Para astros mais distantes, o deslocamente angular é pequeno demais para ser medido. O truque, então, é achar um astro próximo com luminosidade conhecida e usá-lo como parâmetro.

      Excluir
    2. Ganhou meu respeito, 👏👏👏👏

      Excluir
  21. Se existir algo fora da Terra pode ter certeza que a humanidade nunca irá descobrir. Assim como nunca vão encontrar a origem de sua própria existência através da ciência. Por que será que tudo na Terra é natural e existe uma lógica em todo o sistema da Terra? Não sou contra a ciência, amo as descobertas que a ciência nos proporcionou. Mas temos que ser mais realistas e sensatos. Mesmo que muitos duvidem, é impossível não haver um Deus, ou um Ser maior por traz da criação. Resumindo, pra mim esses cientistas deviam focar em algo mais proveitoso.

    ResponderExcluir
  22. Acredito nessa hipótese do astrofísico René Heller do Instituto McMaster's Origins.

    ResponderExcluir
  23. Se os cientistas tirassem tempo para estudarem a Bíblia sob uma ótica científica, sem preconceitos religiosos, eles fariam descobertas ainda maiores do que encontrar planetas desertos. Além do mais, economizariam bilhões de dólares, que poderiam ser usados para "encontrar vidas" aqui na Terra mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostaria de saber o que tem na Bíblia para alguém tirar algum aprendizado.

      Excluir
    2. Se você estudá-la, vai com certeza encontrar a resposta para a sua pergunta.

      Excluir
  24. Muito superficial a conclusão...
    A vida apenas evolui com a "dificuldade" aliada as melhores chances... um planeta "Super Habitável" teria muita dificuldade e precionar a vida e evoluir.

    ResponderExcluir