Saturno e Lua: juntos no céu



O Senhor dos Anéis do Sistema Solar, o planeta Saturno estará muito próximo da Lua nessa madrugada.

Esse belo par estará no céu a partir das 23h20 BRT (02h20 UTC). Se no seu local de observação houver edifícios ou qualquer coisa que possa impedir a visualização do horizonte leste, você deverá aguardar um pouco mais, até que eles alcancem um ponto mais alto no céu.

Durante a madrugada, a partir da 01h00 (já do dia 22), Saturno e Lua já começam a alcançar uma altura média no céu.

O gigante Saturno estará ao lado da Lua. Você o verá como um ponto brilhante bastante forte, de tom amarelado (quase branco).

Mapa celeste mostra a conjunção de Saturno com a Lua.
Créditos: Imagem obtida através do programa STELLARIUM
Clique para ampliar


Se você olhar para o lado esquerdo de Saturno, você poderá observar duas estrelas. A que estiver mais abaixo se chama Zubeneschamali e a mais alta chama-se Zubenelgenubi, ambas da constelação de Libra.

Um pouco antes do amanhecer, por volta das 05h00 (de seu horário local) é quando esse belo par estará no ponto mais alto do céu. A distância aparente entre os dois objetos celestes será de aproximadamente 5 graus.

Já para observar os anéis de Saturno, você precisará de um telescópio com pelo menos 110 mm de abertura. Seus anéis estão inclinados em mais de 22,5 graus referente a nossa linha de visão. Os anéis de Saturno não estarão tão inclinados novamente até outubro, quando Saturno estará em uma posição não tão favorável. Atualmente, Saturno encontra-se a 1,44 bilhões de quilômetros da Terra . A Lua, por outro lado, está quase 3.900 vezes mais próxima. Apesar da grande distância entre esses dois astros,hoje, ao menos visualmente, eles estarão muito próximos.

Ainda faltam cerca de três meses para que Saturno esteja em oposição, e com isso, ele continuará a ganhar destaque lentamente durante os dias e semanas que virão.

Fonte: Space
Imagens: STELLARIUM
21/02/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário